O efeito causado por Blurryface e o novo videoclipe

Ontem às 23h EST (meia-noite de hoje no horário de Brasília), o novo single do álbum Blurryface foi oficialmente colocado à venda no iTunes americano. Cumprindo a promessa de lançar três vídeos antes do lançamento do novo álbum, twenty one pilots mostrou mais uma vez que sabe como divulgar um trabalho novo. Assista ao vídeo e leia sobre todo o buzz gerado pela banda antes e depois do lançamento:

O vídeo faz Tyler e Josh voltarem no tempo, andando de triciclo pelas ruas de sua cidade natal, tomando suco na calçada, mostrando músicas para seus irmãos. Mais uma vez, não economizaram nos simbolismos. A sempre notável bateria de Josh, por exemplo, não carregava a logo da banda, e sim “twenty one pilots?”, em referência ao início confuso da banda, em que ainda não faziam ideia do que estava por vir.

As pistas
(clique nos links para visualizar as páginas citadas)

Tudo começou com um tweet do pai de Tyler, Chris Joseph, no dia 14. Essa foi a data em que a pré-venda do Blurryface começou. Na ocasião, Fairly Local e Tear In My Heart já tinham sido lançadas, o que fez os fãs acreditarem que o próximo single seria Stressed Out.

Horas depois, naquele mesmo dia, a conta @blurryface fez sua primeira aparição no twitter, postando uma foto da banda durante seus ensaios para os shows. No dia seguinte, uma novo foto foi postada. No momento surgiram diversos boatos sobre quem seria o dono (ou dona) da conta: eles mesmos, Mark (produtor da banda), alguém da equipe deles ou até mesmo algum fã. Mas depois do tweet do dia 21, não restaram dúvidas. A pessoa por trás da conta só podia ser alguém de dentro do projeto.

Também no dia 21, Tyler atualizou a capa de seu twitter com uma versão expandida da foto anterior. O que antes parecia ser uma imagem embaçada de um asfalto qualquer foi se revelando algo maior aos poucos. Ao percebermos que a foto montava algo como um triciclo ou carrinho de corrida, surgiram suspeitas de que a imagem poderia ser uma dica relacionada a Ride ou Lane Boy.

CDJDxUWWgAE4bOp.jpg large
Para aumentar mais ainda a confusão, a página da pré-venda do álbum no iTunes foi atualizada com o tempo de duração das três faixas envolvidas nos rumores.

CDVMX_yUgAA9WHE.jpg large

Nos dias 23 e 25, Blurryface postou vídeos com áudios distorcidos. Ao colocá-los em modo reverso podíamos ouvir algo mais claro, mas ainda não familiar. Alguns fãs tiveram a ideia de levar o áudio para o Shazam aplicativo que identifica músicas com base em um banco de dados — e o trecho foi indicado como sendo da música Stressed Out, o que significava que a música já havia sido adicionada aos registros dos servidores online (mas ainda não podia ser ouvida).

CDiO1CWUkAAk8Yy.jpg large

Também no dia 23, Tyler postou um desenho de um fã no qual comentou com a frase “Sunday night |-/”, sugerindo que algo aconteceria no domingo. Assim como com o lançamento de Tear In My Heart, a data foi alterada mas para o dia seguinte. O perfil Blurryface postou uma mensagem dizendo que “os fez mudar para a noite de segunda”.

https://twitter.com/blurryface/status/592066913464881154

No dia 25, Blurryface fez uma transmissão ao vivo usando o aplicativo Periscope. Durante a breve transmissão, foi possível ver um caderno sobre um carpete com a frase “My name’s Blurryface and I care what you think” (Meu nome é Blurryface e eu me importo com o que você pensa”). A mensagem no fim da transmissão dizia “I CAREICARE I CARE ICARE” (EU MEIMPORTOMEIMPORTO EU ME IMPORTO EUMEIMPORTO).

O dia 26 com certeza foi o que nos deixou mais eufóricos. Blurryface completou a atmosfera de filme de terror postando uma foto com novos versos: “How come I’m never able to identify where it’s coming from?” (Como é possível que eu nunca seja capaz de identificar de onde isso está vindo?). Horas depois, postou uma versão editada do banner da página do Facebook da banda, com as informações pichadas de vermelho e cobertas com a mensagem “MONDAYNIT H -BF” (NOIT DE SEGUNDA -BF). Logo em seguida, a página foi atualizada com a versão editada por Blurryface.

Se ainda havia alguma dúvida de que a conta era administrada pela própria banda, elas foram destruídas. Para a nossa surpresa, quando a Mutant Kids BR falou sobre o ocorrido no Twitter, Blurryface retuitou a nossa mensagem para todos os seus seguidores. Ele não deu RT em mais ninguém, e o nosso tweet continua na página até hoje. Não sabemos o que chamou a atenção deles no tweet, mas as notificações pipocaram, vindo de fãs de todo o mundo perguntando se tínhamos algum envolvimento com a conta.

No começo do dia 27, o site CD Universe foi atualizado com o anúncio de que Stressed Out seria lançada no fim do dia e que Lane Boy será lançada no dia 4 de maio. A música foi lançada mais cedo em países da Europa, e quando o single foi oficialmente lançado nos Estados Unidos às 11 p.m. EST (meia-noite no horário de Brasília), o clipe foi liberado no YouTube. O último tweet de Blurryface foi um rascunho das ilustrações da mochila usada por Tyler no vídeo.

mochila

Tyler fez questão de postar em seu Twitter que tudo no vídeo era real: a casa onde Josh cresceu, o quarto que dividia com seu irmão Zack Joseph, seus familiares. Depois de uma música para os fãs e uma dedicada à Jenna, foi a vez de homenagear o passado e a família.

Hoje (29), Blurryface voltou a fazer um live stream em que era possível ouvir o barulho do que pareceu ser um triciclo em uma pista, confirmando o anúncio da CD Universe para o lançamento de Lane Boy, no dia 4, próxima segunda, que nos deixa na espera. Mas se a banda prometeu 3 músicas e 3 vídeos antes do álbum, por que o site de vendas já agendou a data para a próxima música? Acompanhar os mistérios do novo álbum tem sido um verdadeiro trabalho de detetive. Em menos de 3 semanas estaremos ouvindo as músicas novas, então fique de olho nas redes sociais. Coisas podem acontecer a qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *