Brandon Rike e a criação da arte para Blurryface

Brandon Rike é o artista gráfico responsável por toda a arte feita para o álbum Blurryface. Sua lista de clientes inclui Fall Out Boy, Panic At The Disco e Paramore. Além de também ser de Ohio, EUA.

Em seu site, ele conta detalhadamente todo o processo de criação e temos a tradução na íntegra. Confira!


A criação da arte e estigmatização para o segundo álbum do twenty one pilots, Blurryface, foi de grande profundidade, honesto e observado em camadas dos conceitos por trás do álbum, bem como uma representação global da banda, e como eles são percebidos.
imagem 1

Tyler Joseph, o cantor e compositor da banda, me apresentou o personagem durante um almoço. Ele explicou os elementos que nós odiamos, e a constante batalha contra essas características. A fim de adicionar clareza a essa luta interna, ele deu um nome a esses atributos negativos: “Blurryface”. Desta forma, podemos tentar definir a luta, e ver a batalha que estamos realmente enfrentando.

Mas Blurryface não é tão preto e branco. Há mais camadas para ele do que as descritas. Ele pode ser representado como triste, irritado, mau, ou ilusório. Ele tem uma tendência para atraí-lo, mas apenas para te colocar para baixo. Tyler mencionou uma visão de seu rosto mutilado, e todo o temor associado com o inimigo evasivo. Há algo vago sobre ele, e algo que não pode ser completamente descrito. Não importa qual é sua interpretação de Blurryface, é seguro dizer que ele permanece a ser algo que nós tentamos esconder, e não mostrar para o mundo exterior.

imagem 2

Com a introdução de Blurryface, vem a proeminência da cor vermelha. Em nossa busca para entender e definir melhor Blurryface, logo percebemos que a anteriormente utilizada cor azul da banda não tinha lugar nesta nova narrativa. A história é preto e branco, mas com vermelho. Vermelho, a cor da paixão, violência e raiva.

O gênero de twenty one pilots é notoriamente de maior interpretação. Com toda tentativa de rotular a dupla, a classificação de Schizophrenic Pop é o único rótulo que faz sentido. Enquanto os críticos podem tentar usar essa ideia de um gênero indefinido contra a banda, twenty one pilots tem claramente abraçado sua tendência de proporcionar aos seus ouvintes dinâmicas fortes dentro das próprias músicas, e em todo o álbum como um todo. O álbum leva você a uma jornada, dando-lhe uma nova experiência após outra, ao longo de todas as catorze canções cuidadosamente trabalhadas.

Depois de me envolver com os gráficos de merchandising da banda logo após o lançamento de seu álbum anterior, Vessel, eu tive a oportunidade de cavar às várias facetas de tudo do twenty one pilots. O que se destacou para mim mais do qualquer coisa foi a dedicação de sua base de fãs. Carinhosamente rotulado como “Skeleton Clique”, os fãs do twenty one pilots cavam cada elemento deste grupo, e não deixam pedra sobre pedra. Eles orgulhosamente proclamam seu amor pela banda, e encontram significados para cada letra e elemento visual que a banda apresenta.
Com todas as informações que eu tinha recolhido, eu segurei três elementos-chave que iriam me ajudar a marcar o ciclo do álbum Blurryface. Em primeiro lugar, encontrar uma maneira de representar Blurryface de uma forma obscura, mas potente. Em segundo lugar, criar elementos visuais que se assemelham às músicas, bem como a miscelânea da coleção como um todo. E finalmente, recompensar os fãs pelo seu apoio pela banda, e dar-lhes novas jornadas de descoberta como eles cavam fundo em todos os elementos desse álbum.

imagem 3

Assim, as ideias vieram. Logo no início, comecei uma obsessão com a ideia de uma coleção de padrões. Do ponto de vista da merchandising, os padrões se emprestariam bem para um elemento utilizável em peças de vestuário, então eu queria ser proativo sobre cada elemento — pensando a frente sobre quão versátil cada visual seria para outras aplicações. Além disso, padrões tem uma maneria de transmitir uma vibração ou emoção global. Eu comecei uma busca profunda sobre compilar padrões que iriam transmitir com precisão o sentimento de cada música. Eu logo decidi que padrões preto e branco seriam muito mais portáteis do que padrões coloridos. Se os padrões ficassem incolores, o vermelho seria capaz de sangrar quando apropriado. A outra coisa que eu gostei mais sobre os padrões foi que, além de representar o sentimento de cada música, a coleção de todos os catorze padrões representariam visualmente a diversidade do álbum como um todo. Se um padrão representa uma música, então toda a coleção representaria então o álbum completo. Eu me referi a isso como a “tapeçaria”, onde todos os padrões foram aparentemente jogados juntos aleatoriamente, o que, por sua própria natureza, era bem representativa da banda.

Cada decisão consistentemente tinha um significado por trás. Mesmo quando eu tentei jogar coisas em conjunto, havia ainda um método. Há tantas camadas para esta banda, a partir das letras, para as complicações de gênero, para as personalidades dos dois membros. Era apenas apropriado que a marca também tivesse múltiplas camadas.

Agora, antes de cavar ainda mais fundo nessa arte, eu gostaria de descrever as minhas próprias intenções por trás desta obra. Eu fiz minha carreira como um artista gráfico na indústria da música. A maioria do meu trabalho é a criação de gráficos para merchandising de artistas, um ramo do negócio da música que se tornou uma das principais fontes de receita para o artista. O que antes parecia um tanto insignificante fez sua estreia no centro das atenções de como um artista é representado. Enquanto o artista dá-lhe a experiência da performance, eu começo a criar o bem tangível que você sai com a experiência. A camiseta.

Tenho muito orgulho em projetar gráficos para merchandising. Embora possa repousar abaixo no totem de título de trabalhos sofisticados, sendo um artista gráfico de camisetas permite-me o privilégio de estar constantemente interessado no artista, e como seu público o percebe. Ao longo do tempo, a tarefa se torna fascinante.

Então, quando perguntado para criar a estigmatização e a arte do álbum para twenty one pilots, eu sabia que minha abordagem para a tarefa seria muito intensa para fazer sentido lógico disso. Veja, eu me importo muito sobre cada pequena experiência desta obra. Esta abordagem em profundidade raramente faz sentido econômico na indústria da música em ritmo acelerado. O objetivo é fazer algo rápido, e colocá-lo para fora da porta. Meu objetivo, pelo menos para este álbum especial, era criar algo com múltiplas camadas de significado como uma carta de amor para uma base de fãs tão dedicados.

imagem 4

O primeiro passo para recompensar os fãs dedicados era sacrificar o símbolo de barras estabelecidas para um símbolo simples que os fãs frequentemente usam em seu perfis nas redes sociais e nos comentários. Em vez de um logo solidificado, pensei que deveríamos dar fãs o seu logotipo. Uma barra vertical, um traço e uma barra. Apresentando o novo símbolo do twenty one pilots: |-/. Desta forma, os fãs têm capacidade de criar o logotipo de sua banda favorita corretamente, e espalhar a palavra ao longo de suas vidas online. Uma ode* simples para uma base de fãs dedicados.

imagem 5

O próximo passo foi estabelecer um novo logo que foi um pouco mais representativo do tom do álbum. O logo grosso anterior foi trocado por um todo em caps, tipo fino, que também incorporou a letra O cruzada, outro tema estabelecido nas redes sociais.

imagem 6

Um dos únicos aspectos únicos de criar a marca do segundo álbum é a oportunidade de ter uma resposta às tendências do seguimento da banda. O novo álbum foi uma progressão a partir do anterior, então eu queria implementar elementos familiares que iria ajudar os fãs a vir junto com a banda para este novo capítulo. Assim, além de um novo logo e um novo símbolo, eu criei um novo conjunto de ícones, incluindo marcas para o Skeleton Clique, Alien Josh, os nove pontos, Few Proud Emotional, assim como um logotipo para o título do álbum.

Tyler me mostrou os nove pontos, e sua ideia para fazer os nove pontos se parecerem com o logo das barras. A ideia, de natureza simples, parecia ser icônico suficiente para a capa do álbum. Adicionei os padrões, e a narrativa por trás deles, e algo começou a tomar forma. Incorporando o personagem Blurryface como outra “camada” figurativa e literalmente. Eu particularmente gosto da ideia de que você pode “tirá-lo” [take him out].

imagem 7

imagem 8

imagem 9

Então, quando se trata da história da capa, eu prefiro dizer na ordem inversa em que a embalagem é aberta. Somos uma culminação de traços contrastantes, representados pela tapeçaria na capa do livreto. Nosso Blurryface muitas vezes interfere com essas características, e altera como elas são apresentadas — representada pela imagem transparente de Blurryface que cobre o livreto. Mas conseguimos embalar a bagunça dentro, para que possamos nos apresentar ao mundo com algo que parece colocar junto, sob controle, e sem imperfeições visíveis — o que é tudo encapsulado nos nove buracos que abotoam de modo contrário o conteúdo de forma aleatória. Você pode comprar o álbum na loja que parece aparentemente simples, mas quando você explorá-lo, você breve vai descobrir como conflituoso e complicado tudo isso é. Muito parecido como todos nós tendemos a nos apresentar ao mundo exterior, permitindo apenas que as pessoas próximas a nós possam ver por trás das camadas.

imagem 10

Se não fosse por uma base de fãs obsessivos, raivosos, tudo desse detalhe seria em vão. Os fãs me deram uma razão para cavar fundo nas músicas e em seus significados. Eles me deram uma razão para ter conversas mais profundas com Tyler, para descobrir o que realmente o motiva. Camisetas gráficas vêm e vão, mas ditar o sentimento de todo um ciclo do álbum, e um capítulo na vida de ambos a banda e seus seguidores — esta era uma oportunidade que eu não tomaria levemente, e não queria desperdiçar.

imagem 11

Dedicação merece ser recompensada. Em cada elemento do Blurryface, estamos abrindo uma porta para os fãs virem e descobrirem mais do que o que está na superfície. Desde muito antes de eu vir a bordo, a banda pregava a ideia de “descoberta”. Essa foi uma ideia que permaneceu com uma força matriz proeminente por trás de cada decisão. Então, como uma recompensa para o Skeleton Clique — eu orgulhosamente apresento a arte para Blurryface.

Cave, estabeleça teorias, encontre significado, e continue descobrindo as muitas facetas da banda. Esta é a sua banda, e esta é a sua arte.

|-/


Acompanhe-nos também nas redes sociais:

• Facebook: facebook.com/mutantkidsbr
• Twitter: twitter.com/mutantkidsbr
• Instagram: instagram.com/mutantkidsbrasil
• Canal no YouTube: youtube.com/c/mutantkidsbrasil
• Galeria de fotos: mutantkids.com.br/galeria
• Grupo de fãs no Facebook: facebook.com/groups/mutantkidsbrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *