Especial: O sucesso de Stressed Out e a vinda para o Brasil

Uma rua deserta, um triciclo e silêncio. Talvez você tenha aguardado impacientemente durante semanas pelo lançamento de Stressed Out no dia 28 de abril de 2015. Ou talvez você tenha assistido ao vídeo meses depois por indicação de um amigo ou porque viu na TV. De qualquer forma, essa foi a primeira impressão que todos nós tivemos da música. Uma tensão estranha com muito cinza — na rua e no céu. E então os primeiros sons acabaram com o silêncio.



O começo

Durante a divulgação do álbum, preparamos um especial sobre o simbolismo da banda e a chegada de Blurryface. Também cobrimos o lançamento de Stressed Out e todas as pistas que Blurryface estava dando para o Clique em sua misteriosa conta no Twitter.

A música foi escrita por Tyler e produzida por Mike Elizondo, que também já compôs e produziu faixas de rappers como Eminem, Dr. Dre e 50 Cent (lembram de In Da Club?). Mike também trabalhou com cantores e bandas como Alanis Morissette, Kimbra e Avenged Sevenfold.

Na letra, Tyler relembra sua infância com muito saudosismo e fala sobre a pressão da vida adulta. Mais do que isso, ele assume o personagem que deu nome ao quarto álbum e explicita toda a ansiedade e a angústia de fazer parte da indústria da música.

Nós já havíamos feito contato com Blurryface desde Fairly Local, na qual Tyler cria uma grande oposição de sentimentos negativos e positivos com a primeira e a segunda estrofes. A voz distorcida, os olhos vermelhos e a tinta preta no pescoço e nas mãos são símbolos das inseguranças sobre as quais várias músicas do álbum falam sobre (como Tyler explicou nesse vídeo em entrevista para a MTV e legendado por nós).

Depois de Stressed Out, a banda ainda lançou os singles Lane Boy, Ride e fez algumas performances de Tear In My Heart e Heavydirtysoul na TV. Mesmo com as performances de Stressed Out nos programas de Seth Meyers e Jimmy Kimmel, o desempenho da música nas rádios americanas estava bem discreto. E aí, de repente, no meio de novembro, ela explodiu.

Muitos fãs se perguntaram como isso aconteceu, alguns muito felizes e outros sem saber o que pensar. Nós analisamos alguns dados de mercado e decidimos escrever um pouco sobre como a indústria funciona e o porquê do sucesso tardio.


A indústria

Stressed Out não é o primeiro impacto musical de twenty one pilots. Na era Vessel, os canais MTV e VH1 começaram a tocar os vídeos da banda em sua programação. House Of Gold teve um sucesso mediano nas rádios americanas. Quando a divulgação do Blurryface começou com o lançamento de Fairly Local, a música atingiu o #1 no iTunes.

Ironicamente, nela ouvimos a voz de Blurryface dizer para Tyler que “essa música nunca vai estar na rádio”. O mesmo aconteceu com Tear In My Heart. Tyler diz que “as músicas na rádio são ‘ok’”, como se a sua música não fosse chegar ao mesmo lugar. A canção acabou sendo enviada às rádios alternativas onde dominou as paradas durante meses, só começando a cair quando Stressed Out foi incluída nas estações em agosto.

O hit começou sua escalada no dia 11 de agosto nas rádios alternativas, sendo reproduzida cada vez mais e crescendo em audiência. No dia 16 de novembro, Stressed Out entrou no top 50 das rádios pop. A partir daí, vimos as vendas do single crescerem muito rápido no iTunes em dezembro, subindo até mesmo 9 posições em um único dia.

Em janeiro, inúmeros covers e paródias foram publicados na internet. O cover que teve maior repercussão foi o do famoso youtuber Sam Tsui, que já tem quase 800 mil visualizações. A paródia mais popular foi postada pelo canal MyLifeSuckers com o título “Stressed Out Mom Parody”, na qual uma mãe canta sobre o estresse da vida materna.

Muitos achavam que twenty one pilots não bateria de frente com singles atuais de artistas como Adele, Justin Bieber, Drake e Selena Gomez. Mas depois de ficar em #4 durante dias no iTunes, Stressed Out ultrapassou Sorry no dia 7 de janeiro e Hello no dia seguinte. Outra ironia: o single assumiu o topo das vendas justamente no dia 21, quando começou a vender mais que Love Yourself, de Bieber. Mesmo com outros lançamentos pelo caminho, como o single de retorno de Rihanna e a estreia solo de ZAYN, ex-One Direction, Stressed Out continuou com as vendas estáveis, caindo algumas posições por algumas horas e depois voltando ao seu lugar.

Atualmente, a música se encontra em terceiro lugar na Billboard Hot 100, a parada de música mais importante das rádios americanas, e a previsão é de que ela suba mais. Não é difícil notar que o sucesso continua aumentando: no dia 5 de fevereiro o clipe atingiu a marca de 70 milhões de visualizações. Na tarde do dia 8, enquanto finalizamos essa matéria, já são 75 milhões, o que faz de Stressed Out o vídeo de twenty one pilots mais visto no YouTube. Se continuar nesse ritmo, a banda terá seu primeiro clipe com mais de 100 milhões de visualizações antes do fim do mês.

Pode ter sido uma escalada demorada, e talvez por isso tenhamos a impressão de que o estouro foi repentino. Mas desde o lançamento em 19 de maio de 2015, o Blurryface continua entre os 20 álbuns mais vendidos nos Estados Unidos, totalizando mais de 600 mil cópias vendidas. Vale lembrar que o álbum estreou no topo da parada de discos com 146 mil cópias vendidas e que em janeiro conquistou o certificado de Disco de Ouro. Também tem tido um desempenho invejável nos charts globais.

E o que vem agora? Muito além de vendas com Stressed Out e Blurryface, o álbum Vessel também tem vendido mais e está quase garantindo seu próprio Certificado de Ouro. A banda está com tudo na Blurryface Tour, esgotando shows por todo o mundo. Estamos a pouco mais de um mês de shows na América do Sul, com datas no Brasil já confirmadas em São Paulo (dia 13, no Lollapalooza) e no Rio de Janeiro (dia 16, na Sacadura 145). Uma turnê especial, a Emotional Roadshow, acontecerá nos Estados Unidos do fim de maio (apenas semanas depois do fim da Blurryface Tour) até agosto. Tendo esgotado até mesmo os ingressos para o show no Madison Square Garden — que suporta mais de 18 mil pessoas —, o que fez com que uma segunda data fosse anunciada, alguém duvida de que só tem coisa boa no caminho?


Shows no Brasil

No dia 6 de outubro, o lineup do Lollapalooza Brasil 2016 foi anunciado e tivemos a confirmação de que twenty one pilots tocaria no festival. E, no dia 23 de janeiro, o anúncio de um side show no Rio de Janeiro, junto com a banda Walk The Moon, surpreendeu os fãs. As vendas começaram horas depois. Reunimos informações importantes sobre os eventos a seguir:


Lolla

O Lollapalooza acontece no Autódromo de Interlagos, nos dias 12 e 13 de março. O show da banda acontecerá no dia 13 (domingo). Os palcos e horários das atrações ainda não foram confirmados. É proibida a entrada de menores de 5 anos; de 5 a 14 anos é permitida a entrada com responsável legal e a partir de 15 anos é permitida a entrada desacompanhados. O Lolla Day, ingresso para um único dia, custa R$450 (inteira) ou R$225 (meia). Já o Lolla Pass, que garante entrada para os dois dias de festival, está saindo por R$800 (inteira) ou R$400 (meia). Para garantir a meia-entrada, é preciso apresentar documento que comprove que você é estudante. A página da Ticket For Fun oferece mais detalhes sobre meia-entrada também para jovens de baixa renda, aposentados ou deficientes. Você pode comprar seus ingressos nas bilheterias oficiais  (Citibank Hall SP até o dia 10 de março e no próprio Autódromo de Interlagos nos dias 11, 12 e 13), nos pontos de venda oficiais da Ticket For Fun ou pelo site da produtora.

Nós planejamos um encontro de fãs para o dia 11 (sexta), no Parque Ibirapuera em frente à Oca, às 14h. Também entregaremos uma bandeira do Brasil para a banda com o nome de fãs. Basta enviar um tweet para nós na conta @mutantkidsbr ou deixar seu nome nesse post do Facebook.

Para maiores informações, confira a página do evento: facebook.com/events/525912614239409/


20160127-184523-594830

O show do Rio acontece no dia 16 de março (quarta), no Sacadura 145, às 21h. É proibida a entrada de menores de 14 anos e jovens até 17 anos devem entrar acompanhados. O show terá setor único e o valor do primeiro lote é de R$250 (inteira) ou R$125 (meia). A meia-entrada é permitida para menores de 21 anos, estudantes ou professores da rede pública municipal. Os ingressos estão sendo vendidos em pontos de venda oficiais e no site do Ingresso Certo. As vendas se encerrarão no dia do show às 20h.

Página do evento no Facebook: facebook.com/events/1702419676640388/

Planejamos um encontro de fãs no dia 11 (sexta, mesmo dia que o encontro de São Paulo), no Shopping Nova América, às 17h.

Você pode ler a lista de surpresas preparadas para os shows aqui.


Acompanhe com a gente!

Desde setembro de 2014 temos ajudado os fãs brasileiros a entrar em contato com a antiga pequena banda de Ohio pelo Twitter, Facebook e aqui no nosso site. Agradecemos o carinho de todo o Clique brasileiro que sempre retribuiu nossa dedicação à banda e nossa preocupação em produzir conteúdo em português.

Com isso damos boas vindas também a todos os novos fãs e esperamos que todos aproveitem esse momento tão importante para twenty one pilots. Mais importante do que conquistar o topo das paradas, ficamos felizes em ver que cada vez mais pessoas estão interessadas no trabalho de Tyler e Josh e estaremos sempre aqui oferecendo suporte aos fãs. Podem esperar por muitas matérias, entrevistas, vídeos e fotos!

Como o próprio Tyler diz em seus shows, “novos amigos e velhos amigos, vamos fazer isso ser inesquecível”.

Redes sociais:

Página no Facebook: facebook.com/mutantkidsbr/

Grupo de fãs no Facebook: facebook.com/groups/mutantkidsbrasil/

Página no Twitter: twitter.com/mutantkidsbr

Grupos no WhatsApp: Temos um grupo geral, um grupo para o show do Lollapalooza e um grupo para o show do Rio. Para fazer parte, mande uma mensagem para nós pelas redes sociais.


stay street. stay alive.

|/


Photo by Aloysius Lim | Live Nation Lushington SG
Photo by Aloysius Lim | Live Nation Lushington SG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *