A batalha continua: Blurryface e a Teoria Azul

Introdução

Quem acompanha a MKBR há muito tempo sabe que nós adoramos discutir análises e teorias. Há algum tempo postamos um resumo sobre a conta do Blurryface no Twitter e há um ano postamos um texto analisando alguns dos símbolos da banda. Nosso grupo do WhatsApp é super movimentado e de lá sempre surgem muitas ideias, algumas que estranhamente fazem muito sentido e outras totalmente sem sentido só por diversão. Esse texto tem a intenção de resumir para o Clique os últimos acontecimentos relacionados ao Blurryface e apresentar algumas ideias postadas por fãs ao redor do mundo e algumas coisas que temos pensado em grupo. A sequência de tweets aqui é continuação da nossa matéria anterior sobre as teorias do Twitter.

Em uma entrevista para a Alternative Press meses antes do anúncio oficial do quarto álbum ser feito, perguntaram a Tyler como andava a produção do disco e ele respondeu: “Eu estou estressado com isso”. Naquela época ele dava pistas do que viríamos a conhecer, mas ainda era cedo demais para entender do que ele estava falando. Essa foi uma referência clara a Stressed Out e essa, dentre outras entrevistas que postamos há bastante tempo por aqui, indicavam que a banda estava indo na direção de enfrentar todo esse stress e insegurança dos quais eles tanto falavam.

@Blurryface

No dia 28 de março, Blurryface postou uma imagem enigmática:


blurrytweet1


Logo notamos que a imagem trazia um site, http://facesareablur.com. O site tinha um fundo totalmente preto e apenas um texto escrito em branco no centro da tela: tib@facesareablur.com


blurrytweet2


Ao enviar emails para o endereço, todos recebiam uma resposta automática que dizia “IT’ SN OTOVE R” (isso não acabou). A captura de tela abaixo foi enviada pela Taísa (@tmstri).


blurrytweet3


Horas depois um segundo site começou a circular pelo twitter, mas suspeitamos de que ele fosse uma farsa. O endereço era tonightitbegins.com, e continuamos postando as atualizações dessa página no nosso Twitter a pedidos dos fãs que estavam curiosos, mas não vamos colocá-las nesse post já que elas acabaram sendo falsas e não fazem parte da real discussão. Um canal no YouTube com o nome de Blurryface também apareceu e assustou muita gente com um vídeo que mostrava os patterns dos encartes do álbum ao som de uma versão bizarra de Heavydirtysoul e Stressed Out. Depois, Blurryface deu a certeza de que as contas eram falsas com o seguinte tweet:


blurrytweet29-3onlyone

“SÓTWITTERSÓ EU”


Teoria Azul

Desde que Tyler retirou a frase “who is Blurryface?” de sua bio, muitos fãs começaram a cogitar que esse era o fim da era Blurryface. No dia frisamos que isso não poderia acontecer, já que ainda há shows na agenda da Blurryface Tour. No dia seguinte, Tyler atualizou a bio com a frase “it’s never over” (isso nunca acaba), mas tirou pouco depois. Essa foi uma forma de dar o recado de que a era não estava acabada.

Na manhã do dia 02 de abril, dia em que twenty one pilots era uma das atrações no festival de música do campeonato de basquete March Madness, Blurryface postou um tweet que era uma mensagem para Tyler.


blu

“VC NUNCA VESTE AZUL, NUNCA VESTE AZUL. AZUL É UM SINAL DE DERROTA. VISTA 1 VEZ, NO PALCO COMO UM SINAL. E EU PARAREI DE ATORMENTAR A SUA FROTA ATORMENTADA.”


O que Blurryface quis dizer foi que se Tyler vestisse azul, isso seria um sinal de rendição. Ele estaria se colocando frente a frente com seu inimigo para que Blurryface deixasse sua frota (seus fãs, o Skeleton Clique) em paz. Afinal, Blurryface foi um personagem que Tyler criou para personificar seus medos e inseguranças. Nós ouvimos essas músicas e nos identificamos porque, individualmente, todos nós estamos enfrentando nossas batalhas contra nosso lado obscuro. Mas Blurryface ficou fora de controle. Seu tom e suas mensagens negativas acabaram atormetando muita gente. E no meio de todo o caos, quando muitos se sentem mal por nem sequer entender o que tudo isso significa, Tyler encontrou na mensagem de rendição a oportunidade de parar com isso tudo.

O show no March Madness Music Fest foi transmitido online, mas o stream estava bloqueado em vários países por questões legais. Ficamos todos surpresos ao saber pelos fãs que puderam assistir ao show que Tyler subiu ao palco vestindo o antigo macacão azul e a balaclava/ski mask preta. Pra quem não conhecia a banda na época ou não lembra, Tyler usou esse visual algumas vezes durante a era Vessel.


Show do dia 02/04/2016
Show do dia 02/04/2016

Show do dia 26/04/2013.
Show do dia 26/04/2013.

Durante a era Blurryface, a banda abandonou o azul e abusou do vermelho. O vermelho representa Blurryface, o mal. Quando twenty one pilots começou a vestir tanto preto e vermelho, foi como incorporar o personagem e colocá-lo bem no centro da discussão.

Era necessário falar sobre Blurryface. Porque muito mais do que uma figura ou um álbum, esse nome carrega algo que já estava presente há muito tempo. Antes do show em Cingapura em julho do ano passado, Josh disse em uma entrevista que eles queriam “que as músicas no álbum [inspirasse as pessoas] a superar essas inseguranças.”

Às vezes é difícil admitir que temos problemas ou que não estamos nos sentindo bem porque a sociedade em que vivemos impõe uma ditadura da felicidade. Esse é um dos temas que a banda apresenta em suas letras e provavelmente foi o que irritou Blurryface quando Stressed Out estava no topo das rádios. Ele reclamava dizendo “DON’T PUT MY NAME ON THINGS” (Não coloque meu nome nas coisas).  Blurryface é uma escuridão que quer dominar a luz, mas ao mesmo tempo tem medo dela. E é por isso que é tão importante não ter medo dele.

Durante o show, Blurryface apagou todos os tweets de sua conta no Twitter e seu icon e sua header foram removidos, ficando totalmente no escuro. Além disso, o site facesareablur.com ficou todo azul.


escuro


site azul


O ato de Tyler vestir azul é simbólico em muitos sentidos, mas principalmente porque ele está se entregando para batalhar frente a frente com Blurryface e pedindo para que ele pare de assustar os fãs da banda. Reconhecer Blurryface e se render não precisa significar derrota, como ele quer. Podemos fazer isso significar o começo da vitória.

Outro fato que apontamos no nosso Twitter mais cedo é que o dia 2 de abril é o Dia de Conscientização do Autismo. Sabemos que twenty one pilots é uma banda que luta pela conscientização de questões como depressão, ansiedade e que são importantes em campanhas de prevenção de suicídio. Muitos se perguntaram por que Tyler fez algo tão conceitualmente importante em um festival comum, em que a banda nem sequer era a atração principal. Esse pode ter sido um dos motivos, já que o azul é a cor símbolo. Não a razão principal, mas uma coincidência agradável.


Alguns outros fatos 

– Tyler não usou a touca vermelha durante Stressed Out e sim o boné preto.

– Nesse dia seria o show da banda em Londres, Canadá. O show foi cancelado e os fãs que tinham comprado ingresso receberam um comunicado via email (veja aqui). Todos receberam toucas vermelhas oficiais da banda como um pedido de desculpa.

– Josh continuou vestindo vermelho durante o show do dia 2, o que nos lembrou os shows antigos quando Tyler vestia o macacão azul e Josh um vermelho.

– Esse era o visual que a banda usava para abrir os shows. Um dos nossos vídeos favoritos é esse de Fake You Out no LC Pavillion em Ohio, que foi a primeira música do show do dia 26 de abril de 2014.



– A cor principal do layout de Tyler no Twitter é azul, enquanto o de Josh é vermelho. A cor do perfil da banda é o mesmo tom de azul que o do site facesareablur.com.

– A Blurryface Tour acaba no dia 7 de maio. Ainda restam 6 shows no Canadá, 1 na Nova Zelândia e 12 na Austrália. Se ainda há shows na agenda da Blurryface Tour, a era Blurryface não pode ter acabado.

– A Emotional Roadshow começa no dia 31 de maio em Ohio. É uma turnê de verão com datas nos Estados Unidos e Canadá até o dia 11 de agosto. Os dois últimos shows (10 e 11 de agosto) são no Madison Square Garden, em NY.

– A banda participará do Leeds Festival que acontece entre os dias 26 e 28 de agosto no Reino Unido, provavelmente um show diferente com setlist menor que o do resto da turnê.

– O material de divulgação da Emotional Roadshow tem muito vermelho. No cartaz, Tyler e Josh vestem ternos vermelhos que são o oposto dos ternos que eles usaram durante a divulgação do Vessel e em eventos como o MTV Movie Awards em 2014.

(atualização) No dia 04, Tyler postou uma fan art em seu Instagram na qual o azul marcou presença:


cliqueart

Uma foto publicada por •|i|• Ø i+! ].[ (@tylerrjoseph) em


Algumas ideias

– Um dos amigos do nosso grupo, Pedro (@whoispherson), percebeu a semelhança entre a frase que dá nome ao site, “faces are a blur” (rostos são um borrão), e “faces are blue” (rostos são/estão azuis) e nos enviou um tweet. Quando pensamos que a conta está sempre escrevendo as palavras embolando as letras, isso dá a impressão de que ele cometeu erros de digitação (as frases são parecidas e a letra r está ao lado da letra e). Como se o próprio Blurryface estivesse se aproximando do lado azul.

– Talvez a repetição de que “isso não acaba” seja um aviso de que ainda veremos mais de twenty one pilots vs Blurryface, já que a oposição entre azul e vermelho continua forte. O fã Thiago Ezequiel (@thiagotheramone) nos disse algumas vezes que aposta em uma versão deluxe do Blurryface e que viu outros fãs discutirem isso pela internet. Isso poderia explicar por que a banda tem feito tanto suspense. Outros apostam no lançamento de um DVD. Por enquanto, é tudo especulação.

– A fã Camila Rodrigues nos lembrou que no estudo de psicologia das cores, o azul é o oposto do vermelho e significa purificação. O site Science All fala um pouco sobre isso:

Azul é a cor do céu em seu significado literal e figurativo. Note que até mesmo símbolos cristãos têm um esquema cujos ícones são dominados pelos azul. […] Azul é a cor da pureza de corpo e espírito e espiritualidade. […] As imagens vermelhas e azuis podem ser encontradas em ícones que representam a subordinação do corpo ao espírito. […] A cor azul é famosa por seus efeitos específicos no sistema nervoso e outros órgãos. Sua qualidade única está no fato de que ela tem propriedades revigorantes e calmantes que interagem harmoniosamente. […] Ela reduz tensão excessiva e dá força a quem não tem. […] Essa cor ajuda a focar nos objetivos, ignorando o que for desnecessário. Por isso, psicólogos recomendam que pessoas que se distraem facilmente ou estão inquietas a usarem azul.


twenty one pilots no tapete vermelho do MTV Movie Awards em 13/04/2016.
twenty one pilots no tapete vermelho do MTV Movie Awards em 13/04/2014.

Material promocional da Emotional Roadshow que começará em maio de 2016.
Material promocional da Emotional Roadshow que começará em maio de 2016.

A batalha continua

O site facesareablur.com ainda pode mudar. No código fonte da página, há links inválidos com os endereços do Twitter e do Facebook, o que pode significar que alguma forma de interação entre as redes sociais e o site pode acontecer. (E aos fãs que entendem de design/programação e querem brincar de criar, o código hexadecimal no azul no site postado por Blurryface é #7bd0e2.)

Desde o começo, Blurryface sempre foi mais que um álbum e a interação entre banda e fãs é inegável. Durante todo esse tempo, todos os conceitos que desenvolvemos e colocamos em discussão dentro do Clique e que cada página regional levanta em suas terras natais foram graças à banda. E o sucesso da banda em cumprir essa missão é crédito dos fãs que responderam tão bem. Por isso, decidimos criar um movimento.

Assim que as imagens do show começaram a circular e o site do Blurryface foi atualizado, alguns fãs começaram a usar um ícone totalmente azul. Outros tiraram fotos dando destaque à cor ou alteraram o esquema de cores de seus layouts. Sinta-se livre para criar. Se quiser ideias, criamos uma twibbon para ser adicionada à foto de perfil.

Nós mudamos a cor do nosso site de vermelho para azul e recebemos ajuda do Illinois Clique, que carinhosamente nos ofereceu um icon e uma header da nossa página para o Twitter e Facebook. Eles espalharam a mensagem e várias contas representantes do Clique adotaram o azul:



Pensando nisso e a pedido de fãs brasileiros, estamos deixando à disposição de vocês uma header. O texto é uma mensagem para a banda e diz “When you wear blue, we do too. If you will fight, we’ll fight with you.” (Quando você veste azul, nós também vestimos. Se você vai lutar, nós lutaremos com você.”. Clique aqui para baixar.



Agora só nos resta esperar. Vistam azul e não temam Blurryface. Todos nós fazemos parte dessa batalha.

Contem pra gente o que acharam e compartilhem suas ideias.

Siga acompanhando nossas novidades no Twitter e no Facebook.

Stay alive.

|-/

4 comments on “A batalha continua: Blurryface e a Teoria Azul

  1. vcs perceberam que na foto promocional da emotional roadshow o josh ta de olho fechado e o tyler de olho aberto? será que dá pra criar uma teoria com base nisso? eu sempre me pergunto pq o josh ta de olho fechado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *