Mark Eshleman responde questões no AMA do Reddit

Nessa quarta-feira (18), o Mark Eshleman, diretor criativo do twenty one pilots/fundador da Reel Bear Media, fez um AMA (Ask Me Anything, ou Pergunte-me Qualquer Coisa) no site do Reddit onde ele respondeu muitas questões relacionadas à banda: os garotos, videoclipes, Emotional Roadshow e muito mais. Inicialmente ele deixou claro que poderiam haver questões sobre a banda que ele não estaria autorizado ou não saberia responder. Nós selecionamos e traduzimos essas perguntas para vocês, confiram:

Qual é a sua memória favorita de quando estava em turnê com os garotos?
Quando estávamos numa van, Josh e eu fazíamos essa coisa idiota onde eu cutucava o ombro dele e quando ele se virava para ver o que eu queria eu fingia estar dormindo, então ele me cutucava e eu bocejava e perguntava que horas eram e ele me perguntava o que eu queria. Fizemos isso umas cinco vezes por dia um com o outro.

Qual foi a coisa mais idiota que você já ouviu/presenciou enquanto acompanhava tøp em turnê?
O senhor que ficava na frente da casa de show (amo-o imensamente) costumava dizer as coisas mais idiotas. Certa vez ele nos disse que as três pessoas mais fortes do mundo eram ele, o pai dele e o avô dele.

Qual é sua música favorita do twenty one pilots?
Eu amo Heavydirtysoul e Taxi Cab.

Você já pensou em produzir uma espécie de longa-metragem/documentário ou filme do twenty one pilots? Ou ainda é muito cedo na carreira deles para fazer algo assim?
Absolutamente, mas você tem razão, temos que ter certeza que é o momento certo.

Qual sua memória favorita de trabalhar com Josh e Tyler?
Tyler e Josh sempre me impulsionam a ser o meu melhor. Você não trabalha com pessoas assim muitas vezes. Amo esses garotos.

Quando você começou a filmar para o twenty one pilots? Como você começou? Qual sua coisa favorita sobre trabalhar com Tyler, Josh, e toda a equipe do twenty one pilots? Como você conheceu Tyler?
Eu comecei em Outubro de 2010. Eu trabalhei virtualmente com uma banda local que eu era amigo e conheci uma empresa de camisas que estava apoiando o twenty one pilots. Eu me mudei para Columbus para trabalhar com essa empresa e fiquei próximo da banda. Tyler e Josh são muito criativos e sabem exatamente o que querem nas telas. Isso torna tudo mais fácil para mim. Eu conheci o Tyler através dessa empresa!

Como é trabalhar com os garotos e dirigir os vídeos deles?
É divertido e inspirador. Ambos realmente sabem como querem que cada um dos vídeos seja então eles trabalham comigo enquanto também me dão espaço para ser criativo com o material. É a balança perfeita.

Você tem um país favorito que viajou com os garotos?
Eu sou obcecado pela Coreia do Sul! Japão também tem sido amável. Eu amo viajar para o leste.

ASSISTA AOS VÍDEOS LEGENDADOS DO TWENTY ONE PILOTS GOES EAST!

Qual parte da videografia do twenty one pilots mais te orgulha? É um clipe ou talvez um vídeo de uma performance ao vivo? Adoraria saber!
Com certeza minha [parte] favorita é Fairly Local apenas porque foi minha primeira oportunidade de escrever algo a partir do zero e levar para Los Angeles para ver se eu poderia sair com os profissionais. Acho que fizemos bem e eu amo minha equipe. Tyler e Josh foram incríveis como sempre.

1. Você ouve twenty one pilots no seu tempo livre ou é estranho?
2. O que fez você decidir sobre a introdução para Guns For Hands? É algo que sempre me intrigou antes da música realmente começar e sem isso eu provavelmente não teria me interessado por música até muito tempo depois.
1. Eu ouvi as partes notáveis do Blurryface constantemente no meu carro antes do álbum ser lançado. Repetidamente. Foi muito divertido criar algumas ideias para elogios visuais. Agora eu pego basicamente o que preciso nos shows. Os garotos soam tão bem todas as noites.
2. Foi apenas um conceito criativo. Nós gostamos de agitar um pouco as coisas mas evitar fazer arte pelo amor à arte. Estou muito feliz que essa pequena ideia te atraiu!

Eu imagino que você não tem muito tempo para parar e ouvir mas qual é a sua música favorita das que eles tocam ao vivo?
Qualquer música com a qual eles abrem a setlist torna-se a minha favorita da noite. Há muita coisa que precisa ser dita nos primeiros minutos de um show e eles gritam isso em todas as noites.

Para o videoclipe de Car Radio, como você fez a platéia ficar quieta? Demorou para a audiência se estabelecer? Eles sabiam que estariam sendo pare do videoclipe?
Eles apenas ouviram o Tyler e seguiram o plano. Acho que uma pessoa bem no final balançou as mãos mas além disso demorou dois minutos para a platéia se estabelecer.

Qual produção [que você fez] foi a mais difícil/estressante? Qual o erro mais embaraçoso e engraçado que você consegue se lembrar?
Acho que Lane Boy foi o mais estressante. Tivemos uma parte que conectava a luz da lua com o gerador que não estava na nossa compra então um assistente teve que dirigir uma hora de distância para pegar essa peça com outra pessoa que dirigiu uma hora de distância para encontrá-lo no meio do caminho. Isso nos atrasou por mais de duas horas.
Obrigado pela resposta! Embora eu tenha percebido que você não mencionou nenhum momento engraçado. Salvando a reputação de alguém aqui?
Desculpa! Tyler e Josh caem na risada muitas vezes então há momentos (como na cena do suco em Stressed Out) em que nós apenas paramos por um tempo enquanto eles riem um do outro.

Quem é a sua maior inspiração/modelo?
Eu realmente me espelho no Tyler e Josh mas tirando isso, eu sempre fui fã do Michel Gondry.

Você sabe porquê os garotos não falaram nada sobre o aniversário de 1 ano do Blurryface?
Não tenho certeza. […] Posso apenas supor que eles estão passando algum tempo com amigos e família e não estão passando muito tempo online levando em conta sua próxima grande turnê.

LEIA: ESPECIAL DE 1 ANO DO BLURRYFACE

Eu não sei se você está autorizado a responder isso mas: você pode explicar um pouco sobre o marketing/tweets do @blurryface? especialmente com o “never wear blu (nunca veste azu)” e e-mail do facesareablur etc. Nós estamos realmente confusos, especialmente agora com o aniversário de 1 ano, e eu entendo que a confusão é uma parte importante do conceito do Blurryface, mas seria legal saber o que está rolando ou se algo vai acontecer.
É importante entender as fontes dos eventos. Muitas coisas se provaram oficiais mas ainda muitos acreditam em contas falsas que espalharam rumores e tornaram isso muito mais confuso do que precisa ser. Eu não controlo nenhuma dessas coisas mas como fã posso deduzir o que é verdade e o que são piadas. Amo a coisa toda!

Um mês atrás mais ou menos, @blurryface postou algumas coisas interessantes levando-nos ao e-mail tib@facesareablur.com e se nós mandarmos algo para esse e-mail, recebemos como resposta “IT’ SN OTOVE R (NÃ OEST Á ACAB ADO)” e agora o site facesareablur.com está todo azul. O que está acontecendo? Nos inscrevemos para algo com esse e-mail?
Eu não faço parte de nada disso. Sei que não é a resposta que você está procurando mas mesmo se fizesse, acho realmente divertido manter o mistério. Como com todo o resto, Tyler e Josh trabalham com propósito. Sempre há um ponto e isso é algo que você pode esperar!

Uma das coisas que maravilha é a equipe do twenty one pilots e como alguns membros são (eram) velhos amigos/familiares. Queria poder ver mais deles. Há uma possibilidade de um vídeo por trás do palco?
Neste verão estamos procurando novas histórias para contar diferente de apenas os pontos principais do show e pode muito bem incluir histórias da equipe. Feliz em saber que é algo que você quer ver!

Como você reagiu quando Tyler apresentou o personagem Blurryface para você? Você entendeu o que ele queria inicialmente ou precisou um pouco de explicação?
Tyler fez um ótimo trabalho apresentando esse personagem quando nos sentamos para almoçar naquele dia com Brandon Rike. Eu estava extremamente animado e pronto para começar a trabalhar. Eu fiz muitas perguntas mas Tyler tinha a mesma quantidade de respostas. Ele realmente pensou sobre tudo.

Eu sempre me perguntei se você foi levemente inspirado por Donnie Darko? Há alguns detalhes que me lembram dele.
Tyler sempre foi inspirado por Donnie então foi apenas justo que eu tenha deixado aquele filme me inspirar também.

Você sabe porquê o canal  Blurryface EP foi tirado do YouTube? Tyler e Josh tiveram algo a ver com isso?
Não tenho certeza, a única coisa que eu vi é que eles disseram “eu gravo e edito” em todos os vídeos deles. Tyler e Josh não têm um grande botão que eles pressionam para deletar coisas da internet. O canal deve ter feito algo relacionado aos direitos de cópia então os figurões interviram. Apenas minha suposição.

[…] Por favor, venha para o Brasil quando os garotos voltarem para cá, por favor! Sentimos sua falta. A propósito, como vocês decidem quem vai para onde?
Eu vou tentar ir no próximo ano, tudo depende de como é nosso plano de vídeo durante esse tempo. CAA é a agência de reservas deles então eles julgam onde e quando os shows serão feitos com uma estratégia criada com o empresário da banda.

Podemos esperar mais vídeos de músicas do Blurryface?
Eu esperaria!

Quando os vídeos da turnê pelo Reino Unido em Fevereiro serão publicados?
Eu consegui muito material naquele dia. Sairá no momento certo. Gostamos de dar um tempo para tudo assim não fica esquecido/apagado no canal do YouTube. Provavelmente postaremos numa data próxima da parte europeia da turnê mundial. Esse é o meu palpite.

Sobre o que você está mais animado para essa próxima turnê? Se você pudesse escolher uma música de qualquer álbum do TØP para fazer um videoclipe, qual você escolheria e por quê?
Ter Brad e John para ajudar a capturar [os momentos] mais do que nunca. Eu quero fazer um [videoclipe] para Goner. Tipo um vídeo próprio/adequado. Seria épico.

Você disse que quer fazer um videoclipe para Goner, quem decide quais músicas terão vídeo?
A banda, a gravadora, e a direção cria um plano para o ano. A maioria das bandas alinha todos os planos de vídeo com planos de rádio mas estamos numa posição única com uma equipe de vídeo em casa pronta para ir então nós meio que fazemos qualquer coisa que queremos na maior parte do tempo. O único fator que pesa na decisão é se a gravadora quer ou não financiar outro videoclipe completo. Temos que mostrar as ideias para eles como se fôssemos redatores/escritores/compositores e eles um estúdio.

Qual foi a melhor casa de shows que você já foi? E a pior?
Acho que eu vou visitar algumas das melhores neste verão já que é a maior turnê, mas sempre existiu um lugar no meu coração para The Newport de Columbus. Não acho que já teve a pior. Há vezes em que o som é uma porcaria naquela noite ou algo assim mas ser capaz de ir em uma casa de shows sempre será bom!

Você pode compartilhar o momento mais difícil na gravação de um dos videoclipes do TØP? O que tornou isso difícil e como você lidou com isso?
Cada gravação tem algo aleatório que é muito frustante. Você planeja tudo e por algum motivo sempre acontece algo fora do programado. Eu costumava ficar realmente estressado quando algo acontecia e de mau humor. Era muito amador. Parecia que eu tinha dado alguns passos na direção certa mas ainda tinha muito o que aprender sobre auto controle no set.

Você tem uma fotografia favorita que você tirou e que fez você se sentir muito orgulhoso?
Há uma de Orlando, acho, onde Tyler está na platéia e ele está apontando para um fã segurando uma placa que diz algo como “You Saved Me (Você me salvou)” e isso foi realmente poderoso. Não foi poderoso porque eu tinha as configurações ou lentes certas, foi apenas um momento que eu consegui capturar que foi algo maior do que aquele show naquela noite.

Você tem um momento/música favorita para capturar quando os garotos estão no palco?
A queda de morte durante HDS.

Como Tyler e Josh, você tem suas próprias inseguranças em relação ao conteúdo que você cria e expõe?
Com certeza. Eu tenho que evitar as seções de comentários no YouTube e a maioria dos tweets sem dúvida.

Como você se sente sobre o Vessel estar em #14 álbum no iTunes e Blurryface em #18??
Isso é maravilhoso! Dois álbuns no top 20 no iTunes!! Eu estou muito orgulhoso desses dois. Parece que mais pessoas estão sendo capazes de experimentar a música e letras deles cada dia. Ótima exibição.

No último Fevereiro você não viajou com os garotos durante a turnê pela Europa. Você vai estar com eles nesse Outono? Se sim, você planeja fazer essa “turnê diária” com os fãs?
Eu sei, fiquei de fora. Realmente depende do plano de vídeo para esse trimestre. Às vezes eu tenho que fazer uma pós-produção em algumas coisas então tenho que ficar em casa. Espero que isso não aconteça este ano.

A Emotional Roadshow vai voltar para o Canadá em outra data? Nós somos um país grande.
Eu me juntei a eles na última grande turnê pelo Canadá que se prolongou por todo o país. Aqui está o vídeo dos pontos principais. Então tenho certeza que eles irão voltar em breve!

Quais países/cidades da próxima turnê você gostaria de visitar? Apenas posso imaginar quão incrível deve ser viajar por quase todo o mundo.
Eu sempre espero por Austrália e, nos EUA, o Noroeste Pacífico. Eu sou tão sortudo por ser capaz de viajar num avião pelo globo seguindo twenty one pilots.

Os garotos ainda vão conhecer os fãs da mesma forma como na última turnê – com os cartões?
Eu nunca fiquei encarregado desse tipo de coisa (bem, não desde 2012), então não sei qual será o plano esse ano. Os garotos amam conhecer os fãs então eles vão fazer o que precisarem.

Nós iremos ouvir algo do nosso narrador favorito como ouvimos durante a Quiet Is Viølent Tour e turnês/shows anteriores durante a Emotional Roadshow?
Há um momento se você ouvir atentamente.
Seria o áudio no começo da versão ao vivo de Lane Boy? Eu me lembro disso no show mais recente em Melbourne.
Você verá!

Como é ver os garotos continuando a ganhar tanta popularidade?
É ótimo vê-los continuar a alcançar seus objetivos em relação a ser a maior banda no mundo. Eu odeio ver pessoas ficando chateadas pela sua banda local estar crescendo mas isto é o que precisa acontecer para que a maior quantidade de pessoas possa ser tocada pela mensagem deles.

LEIA: MAIOR BANDA DO MUNDO QUE NINGUÉM NUNCA OUVIU FALAR

Qual sua letra favorita escrita pelo twenty one pilots?
Oh, ótima pergunta. Provavelmente toda a parte em Addict with a Pen onde ele menciona água (water) por último numa lista de coisas que ele está procurando no deserto.

Sempre me perguntei porquê o Tyler canta “we used to play pretend, bunny” em Stressed Out e depois muda “bunny (coelho)” para “money (dinheiro)” quando está performando ao vivo. Você sabe porquê ele faz isso?
Uhh.. Não faço ideia. Eu pensei que sempre fosse “money” e nunca “bunny”. Apenas ele sabe!

Apenas deixando a minha opinião aqui, mas seria irado se existisse um DVD da Emotional Roadshow. Não tenho certeza se isso estaria nos planos futuros mas acho que o clique definitivamente amaria isso.
A gravadora nunca vai pagar por um DVD porque ninguém realmente os compra mais. Antes de ver isso, eles [gravadora] vão querer garantir que terão um lucro robusto ou não vão financiar e nós precisamos da ajuda deles em coisas grandes como essa.

Alguma ideia de quando twenty one pilots vai lançar um novo álbum/música?
Não tenho certeza. Eu sei que eles estão constantemente escrevendo durante a turnê. Fique ligado, eles irão avisar!

Mark, o que aconteceu com o vídeo completo?
Isto é o vídeo completo. O título [um cover sério] é apenas um jogo sarcástico relacionado à nossa performance ruim. Foi apenas algo que fizemos no memento, não uma música de verdade.

Tyler já cantou uma parte de Taco Bell Saga na sua presença?
Nunca. Apenas Michael, o chefe de segurança da banda.

Em adição à pessoa que perguntou se Tyler já cantou TB Saga na sua presença, você canta isso perto dele para aborrecê-lo?
Nós mudamos as letras dele e cantamos. [leia no ritmo de Polarize:] Healthy bowl of rice, healthy bowl of rice (bacia de arroz saudável).

Vocês poderia revelar o nome de alguma música que vai estar na setlist da próxima turnê?
Definitivamente não, mas vocês irão amar.
Alguma música do RaB será tocada inteira ou isso também é confidencial?
Confidencial.

Eu vi que você não pode revelar nenhuma música que vai ser tocada, mas posso fazer algumas sugestões? Taco Bell Saga, Glowing Eyes, Anathema, Time to Say Goodbye, Blasphemy, Drown…
Se eu tivesse a oportunidade de escolher a setlist, colocaria essas algumas vezes, ótimas escolhas.


[ATUALIZAÇÃO 15.06] Após o inicio da Emotional Roadshow, Mark reabriu seu AMA para responder mais algumas perguntas. Leia:

Qual foi o melhor momento com a equipe na Emotional Roadshow até agora?
Nós temos a melhor equipe. É ótimo ver caras que eu conheço há um tempo subir e assumir o comando de uma arena. Eles estão arrebentando!

Por que Message Man não está na setlist? ou Fake You Out ou Truce? Os cartões para M&G vão retornar?
Essas são todas as questões sobre o twenty one pilots que eu não posso responder. Eu não faço a setlist ou organizo M&G. [até agora eu vi apenas vencedores de concurso de rádio conhecendo a banda.]

Você virá para a Europa durante a Emotional Roadshow para tirar fotos do twenty one pilots?
Ainda não tenho certeza. Ao fim dessa turnê começaremos a planejar como tudo ficará para as próximas turnês.

Parte favorita de estar em turnê?
Eu gosto de estar numa cidade nova cada vez que acordo, especialmente em dias de folga. E mais, eu posso viajar por aí com os meus melhores amigos enquanto crio com eles. É desafiador mas recompensador.

De quem foi a ideia das bolas de hamster?
Totalmente do Tyler! É algo que ele queria fazer há algum tempo.

O quão orgulhoso você está de Josh e Tyler?
100%. Eles mantêm a sanidade mesmo com as coisas crescendo e sabendo que podem parar de crescer e retroceder. Eles são inteligentes.

Qual é sua música favorita do twenty one pilots e qual sua favorita para ouvir ao vivo?
HDS, Goner, Addict, Stressed Out.

O quão divertido é editar vídeos com os pontos principais da turnê?
É a melhor parte. É uma sensação muito gratificante fazer um trabalho de edição.

Você sabe se Tyler se arrepende de compor Taco Bell Saga? Ele não deveria.
Não tenho certeza. Apenas sei que ele ama Taco Bell.

Como é ter Brad assumindo a fotografia? É mais fácil para você saber que agora não tem que lidar muito com esse aspecto? Inclusive, é um pouco aleatório e sei que não é a sua área, mas eu estava pensando se há uma história por trás da maquiagem vermelha do Josh? É para representar o Blurryface, como a tinta do Tyler? Essa turnê parece ser mais focada no Josh.
Brad é muito melhor que eu então estou contente por estarmos numa posição em que podemos contratar alguém para focar nisso. Josh usa sua pintura de guerra para shows e acho que é assim que ele chamou numa entrevista.

Seria muito legal se você tentasse convencer Tyler e Josh a colocarem o último verso/rap (você sabe de qual parte que estou falando) de Taxi Cab no medley da ERS.
Verei o que eles acham.

Quais são suas funções na turnê? E no seu trabalho quando você não está em turnê?
Diretor de conteúdo, organizando a agenda de gravações, snapchat do Josh durante o show, amigo do Josh.

Como você conheceu o Brad Heaton?
Mark: Meio que esqueci. @Brad, você se lembra?
Brad: Hum. A primeira vez que contatei Tyler para fotografar um show do twenty one pilots em sua cidade natal em, tipo, 2012? talvez, você me mandou uma mensagem no Facebook para me dar detalhes do que não fazer. Depois eu te chamei e perguntei sobre o estacionamento do local.
Amor verdadeiro desde então.

Quais são as pessoas que você admira, que inspira você criativamente?
Tyler com certeza.

O que os círculos na capa do Blurryface significam? Por que padrões diferentes? Por que apenas algumas músicas são representadas na capa?
Foi uma decisão que Brandon e Tyler tomaram juntos antes do álbum ser finalizado. Eles podem explicar melhor!

Qual era o sabor dos Capri-Suns do vídeo de Stressed Out? Josh e Tyler ainda vão chamar fãs para fazer o aperto de mão com eles no palco?
Não tenho certeza sobre o sabor ou o aperto de mão.

Terá um palco B para todos os shows?
Depende da negociação com o local, que é algo que eu não faço!

Qual é a sua parte favorita da Emotional Roadshow até agora?
Histórias dos fãs!

Como os garotos são capazes de voltar para turnê com depois do que parecem pequenas pausas? Por último… Você poderia dizer se eles estão trabalhando em um novo álbum ou músicas?
Muito café e bons espíritos! Acho que eles estão sempre escrevendo, se não em papel ou em programa, no cérebro.

Há alguma change de você vir para a Europa com a Emotional Roadshow Tour?
Isso é algo que vamos descobrir no final da turnê.

Qual o propósito (se houver um) do vídeo heavydirtysoul (circle)? Tenho algumas teorias baseadas nisso, mas não sei se há realmente um propósito ou se eu estou apenas ficando louca com twenty one pilots, pensando que tudo que eles fazem é parte de um puzzle que eu nunca vou ter como completar.
Eu não quero me meter em teorias. Às vezes ficamos criativos e postamos fora da norma. Às vezes faz parte de algo grande, às vezes apenas são soltos.

O que vocês, da equipe, normalmente fazem depois dos shows? E quando você sai com os garotos, que tipo de música vocês ouvem?
Eu fico no ônibus do Josh então nos separamos bem rápido depois de um show. Temos o costume de comer Oreos e assistir filmes (às vezes). É quase sempre um tempo de irmos para áreas separadas e ter algum tempo sozinhos. Estar em turnê é muito sobre estar acima de outras pessoas mesmo quando você não quer.

Como foi o processo criativo do vídeo do Josh que aparece nos shows antes de Polarize? É tão intenso e bonito.
Muito divertido. Gravamos ele onde gravamos a maior parte de Stressed Out. Meu amigo fez as máscaras e o irmão do Josh está no vídeo. Foi tarde da noite, gravação rápida!

No vídeo do Josh, é realmente a voz do Tyler dizendo para o Josh não voltar para o palco? Alguém editou a voz e criaram teorias sobre isso.
Não tenho certeza do conceito todo. Teoria interessante. Sem comentários na voz. Não gosto de ponderar sobre teorias. Não é o meu papel!

De quem foi a ideia para o drumline do Josh?
Há alguns bateristas muito talentosos trabalhando para a banda então os garotos decidiram juntos que seria uma boa ideia trazê-los ao palco de um jeito ou de outro. O resultado é o que você vê durante Tear In My Heart toda noite!

Qual foi a parte mais difícil da Emotional Roadshow para a equipe superar?
Falta de sono, na maior parte. Tomamos muito café todos os dias mas um beliche não é realmente o lugar mais fácil para ter as oito horas de sono que você precisa em quatro ou mais horas.

Por que o auto-intitulado pode estar no iTunes mas o Regional at Best não?
Algo sobre direitos e outras coisas.


Peça show do twenty one pilots no Queremos!

O álbum Blurryface está à venda no Brasil nas lojas Saraiva, Americanas, Livraria Cultura e Submarino.

Acompanhe-nos também nas redes sociais:

• Facebook: facebook.com/mutantkidsbr
• Grupo de fãs no Facebook: facebook.com/groups/mutantkidsbrasil
• Twitter: twitter.com/mutantkidsbr
• Instagram: instagram.com/mutantkidsbrasil
• Canal no YouTube: youtube.com/c/mutantkidsbrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *