Atlantic Records procura o responsável por vazar Heathens

Entenda o caso da gravadora contra o Reddit em busca da pessoa que vazou a música de twenty one pilots para o filme “Esquadrão Suicida”

por Pâmela Muniz


publicação original: 29/07/2016

No dia 15 de junho de 2016, tivemos conhecimento de uma nova música, supostamente vazada, da banda twenty one pilots. Acompanhamos todos os detalhes em torno dessa música, “Heathens”, que seria então parte da trilha sonora do filme Esquadrão Suicida. Entretanto, agora a Atlantic Records está procurando pelo responsável por vazar a música. Tivemos acesso a informações exclusivas sobre o caso e explicaremos a seguir.

Uma petição foi arquivada na Suprema Corte de New York na última quarta-feira (27), onde a Atlantic quer um juiz de New York para forçar o site Reddit, o popular site de mídia social e fórum, a entregar informações sobre o endereço de IP de seus usuários para mostrar quem vazou o novo single do twenty one pilots uma semana antes do lançamento planejado.

Nessa petição, a gravadora explica que o círculo de pessoas com acesso a uma cópia digital da música “Heathens” era tão pequeno que o responsável pelo vazamento provavelmente é um membro da banda, o manager ou alguém trabalhando para a Atlantic ou seu selo musical subsidiário, Fueled By Ramen.

Tudo começou quando no dia 15 de junho, antes do público ser informado sobre a nova música, uma pessoa desconhecida publicou uma cópia de “Heathens” no site Dropfile.to. No mesmo dia, um usuário do Reddit com o nome “twentyoneheathens” colocou um link para a música no “twenty one pilots subreddit”, um fórum do site destinado a assuntos sobre a banda, com o título “[Leak] New Song – Heathens“.

O vazamento custou à gravadora seu lucro com vendas e acabou com seu plano de marketing para a música, de acordo com o advogado Joseph DeMarco, do escritório Devore & DeMarco, em Manhattan, quem fez a petição ao tribunal para a Atlantic Records.

“Atlantic é incapaz de determinar a verdadeira identidade do usuário com a assistência ausente do Reddit, que a Atlantic acredita possuir informações relevantes sobre a identidade do usuário, incluindo seu endereço de IP”, diz DeMarco.

Esforços para alcançar um representante do Reddit foram malsucedidos na quinta-feira. E nenhum conselho do Reddit está listado nos documentos.

“Se o usuário é um empregado da Atlantic, ele ou ela tinha uma obrigação contratual e/ou fiduciária para Atlantic de não distribuir a gravação para o público”, diz a petição, que tivemos acesso. “Se o usuário não é um empregado da Atlantic, então ele ou ela provavelmente obteve a gravação de um funcionário da Atlantic, que teria violado o seu contrato e/ou deveres fiduciários para Atlantic Records.”

Uma vez que a música apareceu no Reddit, funcionários da Atlantic se esforçaram para controlar os danos mas, de acordo com a petição, seus esforços foram malsucedidos.

“Atlantic tentou remover as cópias de Heathens que foram ilegalmente distribuídas da internet,” a petição explicou. “Apesar de gastar esforço e fundos significantes nesta tentativa, os esforços para a remoção não tiveram sucesso em interromper a proliferação da música.”

Então, de acordo com a petição, Atlantic lançou ‘Heathens’ para venda em 16 de junho “em um esforço para suavizar o dano.” Mas esse movimento, como consta no documento, “frustou” seus maiores esforços de marketing que foram planejados para o lançamento do single. Por exemplo, Atlantic disse que tinha acordos com Apple e Spotify para proeminente “colocação promocional” da música em 24 de junho, quando os potenciais compradores poderiam pré-encomendar toda a trilha sonora de “Esquadrão Suicida”.

Uma representante da Warner Music Group, a companhia dona da Atlantic Records, não quis comentar.


atualização: 17/08/2016

Reddit não pretende colaborar com as investigações

reddit banner mkbr

Os representantes do site Reddit estão lutando contra a tentativa da Atlantic Records de fazê-los ceder informações que ajudariam a gravadora a identificar quem postou Heathens antes do lançamento oficial. Em documentos apresentados nessa semana na Corte Suprema de Manhattan, o Reddit atacou a intimação que exigia que o site revelasse o endereço de IP do usuário que postou a faixa no dia 15 de junho.

Segundo o Reddit, a Atlantic não foi capaz de provar que tem relação contratual com a pessoa que postou o arquivo. Os advogados apresentaram em sua resposta que “o usuário do Reddit pode ser um membro do público geral, que depois de descobrir o link no Dropfile.to em outro site, decidiu compartilhá-lo no reddit.com”.

Já a Atlantic defende a validade da sua intimação ao dizer que “se a pessoa que postou não for um empregado da Atlantic, então ele ou ela provavelmente obteve a gravação de um empregado da Atlantic, que teria violado o seu contrato e/ou obrigações fiduciárias à Atlantic”.

Ou seja, o Reddit não quer compartilhar informações porque não há confirmação de que o usuário twentyoneheathens tem relação com a gravadora. A Atlantic alega que a divulgação dos dados do usuário faz parte de uma busca por isso, o que justificaria a intimação.

A Billboard conseguiu uma declaração adicional do Reddit, cujos representantes defenderam sua política de “apenas compartilhar informação em resposta a um pedido por informação se acreditar que a divulgação está de acordo com, ou requerida por, qualquer lei aplicável, regulação, processo legal ou pedido do governo”, dizendo que o pedido da Atlantic não está dentro desses padrões. A Atlantic não quis comentar.

Na sexta, os advogados da Atlantic e do Reddit compareceram a uma audição em Manhattan. A juíza Joan Kenney disse que irá anunciar uma decisão baseada na reunião.


atualização: 01/09/2016

Atlantic Records desiste do caso

Pelas informações que pudemos obter do New York Law Journal, o advogado da Atlantic entrou com um pedido de arquivamento da denúncia contra o Reddit. O documento revela que “investigações adicionais” foram feitas com os dois lados e que não é mais necessário continuar o caso.

Isso provavelmente significa que a gravadora descobriu a identidade de quem vazou a música e não teve interesse em abrir uma briga judicial com o responsável. Não foram divulgadas mais informações, o que deixa a conclusão aberta a várias possibilidades. Talvez a Atlantic tenha entrado em um acordo com o Reddit, já que, apesar de o vazamento ter acontecido na plataforma, o site não tinha culpa; e talvez a pessoa seja algum fã que não tinha noção do que estava fazendo, algum funcionário ou até mesmo alguém mais próximo da banda.


Tradução adaptada de Law.com.

A declaração mencionada no penúltimo parágrafo foi postada pela Billboard em seu site.


O álbum Blurryface está à venda no Brasil nas lojas Saraiva, Americanas, Livraria CulturaSubmarino e Regards.

Suicide Squad: The Album está à venda no Brasil nas lojas Saraiva, Americanas, Livraria Cultura, Submarino e Regards.


Acompanhe a MKBR

Facebook
Twitter
Instagram
Canal no YouTube 
Galeria de fotos
Grupo de fãs no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *