twenty one pilots recebe 5 indicações ao Grammy 2017

A banda twenty one pilots foi indicada a 5 prêmios na 59ª edição do Grammy Awards! Entenda como funciona a premiação e veja os concorrentes de cada categoria

por Matheus Lopes
publicado em 6 de dezembro de 2016 | última atualização: 11 de fevereiro de 2017

5-indicacoes
Foto por Jabari Jacobs. Logos da The Recording Academy. Edição feita pela equipe Mutant Kids Brasil.

2016 foi um ano e tanto para o twenty one pilots em termos de reconhecimento: nas vendas a banda alcançou Platina Tripla (3 milhões de cópias vendidas) com Ride e Heathens e Platina Quintúpla (5 milhões de cópias) com Stressed Out, recebeu prêmios no VMA, EMA, AMA, NRJ Awards e agora a banda foi indicada ao maior prêmio da música: o Grammy Awards.

Chamado por muitos de “o Oscar da música”, o Grammy é reconhecido dessa forma porque quem escolhe os vencedores é a Academia da Indústria Radiofônica (The Recording Industry), diferente da maioria das votações que são decididas por voto popular. O Grammy é uma das 4 premiações mais importantes do mundo do entretenimento, abreviados como EGOT: Emmy (TV), Grammy (música), Oscar (cinema) e Tony (teatro), que são o sonho de muitos artistas que fazem parte dessas áreas.

A Academia anunciou as principais categorias pela TV e pelo Twitter na manhã dessa terça-feira (06) e depois liberou a lista completa no site oficial da premiação. Já começamos a manhã caindo da cama porque a primeira categoria anunciada foi Gravação do Ano, na qual a banda foi indicada. No total, twenty one pilots recebeu nada menos que 5 (cinco!) indicações.

O período de inscrição das gravadoras para a consideração da Academia foi do dia 01 de outubro de 2015 a 30 de setembro de 2016. O álbum Blurryface como um todo não foi indicado no ano passado, quando era elegível, portanto ficou de fora nesse ano. Como Stressed Out foi um smash hit dentro do período de eligibilidade, embora tenha sido lançada oficialmente em maio de 2015, a Academia considerou a canção.

Heathens foi lançada em junho de 2016 para a trilha sonora do filme Esquadrão Suicida e também foi muito bem recebida pelo público e pela crítica. As duas músicas chegaram ao Top 2 na Billboard Hot 100 e foram as únicas músicas escritas por uma pessoa só a alcançarem o Top 10 no ano inteiro.


indicacoes-por-categoria
Foto por Jabari Jacobs. Logos da The Recording Academy. Edição feita pela equipe Mutant Kids Brasil.

Eles vão à cerimônia?

A cerimônia do Grammy acontece em 12 de fevereiro de 2017 no Staples Center, em Los Angeles, no estado da Califórnia, e será apresentada por James Corden. No Brasil será televisionada pelo canal TNT do mesmo dia.

Do dia 10 ao dia 16 de fevereiro de 2017, Tyler e Josh passarão com a Emotional Roadshow pela Califórnia e os únicos dias livres desse período são os dias 12 e 13. Ou seja, provavelmente a banda deve comparecer ao evento e sendo um dos artistas mais indicados devem ser uma das performances da noite.

ATUALIZAÇÃO (11/02): A banda vai sim! Começamos a desconfiar depois que Tyler foi visto em um aeroporto segurando um terno de grife no dia 7. No dia 8, a Circa News liberou uma entrevista (legendamos aqui) em que os garotos falaram sobre ir ao Grammy de cueca, que era como eles assistiam à premiação no passado, em tom de piada. Mais tarde, no show do mesmo dia, Tyler tirou qualquer dúvida afirmando que estaria no Staples Center no domingo e disse que Josh vestiria uma gravata borboleta. Se a última parte foi verdade ou mais uma brincadeira ainda vamos descobrir.


No dia 10, a produção do Grammy começou a liberar fotos de onde os artistas se sentarão. twenty one pilots tem 4 assentos reservados. Os garotos estão próximos de Jay Z, Beyoncé e Solange, Ariana Grande e ao lado de Metallica. Essa formação pode mudar no dia, o que geralmente acontece em premiações desse tipo.


As categorias

Gravação do Ano (Record Of The Year) 

Muitas pessoas não sabem a diferença entre as categorias “Record Of The Year” e “Song Of The Year”. A diferença é que “Song of The Year” premia os compositores da canção, analisando sua letra, enquanto “Record Of The Year” premia a gravação como um todo, ou seja, a performance do artista e a produção envolvida (produtores, engenheiros de som, mixadores). Os indicados são:

Hello – Adele

Formation – Beyoncé

7 Years – Lukas Graham

Work – Rihanna featuring Drake

Stressed Out – twenty one pilots

 


Melhor Performance de Duo/Grupo Pop (Best Pop Duo/Group Performance)

Essa categoria indica colaborações em geral, não exclusivamente de artistas que já sejam um duo ou um grupo. Por isso canções como Work (colaboração de Rihanna e Drake) e Cheap Thrills (Sia com Sean Paul) foram indicadas. Para quem não sabe, Lukas Graham é uma banda, não um artista solo como parece! Essa categoria leva em consideração como a letra, a produção e a performance dos artistas se une para formar uma faixa que mereça o prêmio. Os indicados são:

Closer – The Chainsmokers featuring Halsey

7 Years – Lukas Graham

Work – Rihanna featuring Drake

Cheap Thrills – Sia featuring Sean Paul

Stressed Out – twenty one pilots

 


Melhor Performance de Rock (Best Rock Performance)

A maior surpresa dessa categoria é Beyoncé com Don’t Hurt Yourself. Em seu álbum mais recente, Lemonade, a cantora explorou diversos gêneros musicais diferentes. Essa canção teve bastante influência do rock, assim como Daddy Lessons teve do country, entre outras. Um dos produtores defendeu a indicação de Beyoncé dizendo que a canção “tem a participação de Jack White e samples de Led Zeppelin.” twenty one pilots concorre também com a aclamada banda Alabama Shakes e o ícone David Bowie, que lançou seu último álbum e faleceu pouco depois no começo do ano.

Joe (Live From Austin City Limits) – Alabama Shakes

Don’t Hurt Yourself – Beyoncé featuring Jack White

Blackstar – David Bowie

The Sound Of Silence (Live On Conan) – Disturbed

Heathens – twenty one pilots


Melhor Canção de Rock (Best Rock Song)

Assim como a categoria “Song of The Year”, “Best Rock Song” premia os compositores da canção, e não a gravação em si. Nesse caso, caso Heathens vença quem leva o Grammy é Tyler. Ele concorre com lendas da música como David Bowie e os membros do Radiohead e do Metallica.

Blackstar – David Bowie (David Bowie)

Burn The Witch – Radiohead (Radiohead)

Hardwired – James Hetfield & Lars Ulrich (Metallica)

Heathens – Tyler Joseph (twenty one pilots)

My Name Is Human – Rich Meyer, Ryan Meyer & Johnny Stevens (Highly Suspect)


Melhor Canção Escrita Para Mídia Visual (Best Song Written For Visual Media)

Essa categoria premia composições escritas para mídias visuais. Todos os indicados estão em trilhas sonoras de filmes lançados no período de eligibilidade. Esquadrão Suicida é o único filme que emplacou mais de uma faixa indicada. Mais uma vez, essa categoria premia apenas os compositores das faixas.

Can’t Stop The Feeling! – Max Martin, Shellback & Justin Timberlake (de “Trolls”)

Heathens – Tyler Joseph (de “Esquadrão Suicida”)

Just Like Fire – Oscar Holter, Max Martin, P!nk & Shellback (de “Alice Através do Espelho”)

Purple Lamborghini – Shamann Cooke, Sonny Moore & William Roberts (de “Esquadrão Suicida”)

Try Everything – Mikkel S. Eriksen, Sia Furler & Tor Erik Hermansen (de “Zootopia”)

The Veil – Peter Gabriel (de “Snowden”)


Suicide Squad: The Album também recebeu indicações!

Além das indicações principais, Heathens contribuiu com a trilha sonora de Esquadrão Suicida, “Suicide Squad: The Album”, que também foi indicada a um Grammy na categoria “Melhor Compilação de Trilha Sonora para Mídia Visual” (Best Compilation Soundtrack For Visual Media).

 


Todo ano, a produção do Grammy vende um álbum com uma compilação dos principais indicados no ano. O álbum da edição de 2017 já está em pré-venda. Além disso, residentes dos Estados Unidos que comprarem o álbum durante a pré-venda concorrem a uma viagem para a cerimônia! As inscrições acontecem no site oficial.

Continuem acompanhando a MKBR para atualizações até a cerimônia. E com certeza estaremos fazendo cobertura ao vivo no nosso Twitter como sempre fizemos. Vamos torcer juntos até fevereiro pelos Grammys e para que Tyler e Josh recebam mais indicações em outras premiações!

A premiação é exibida ao vivo no Brasil pelo canal TNT às 23h. Postaremos links de transmissão ao vivo nas nossas redes sociais no dia do evento.

As fotos originais usadas nas nossas edições para essa matéria foram tiradas por Jabari Jacobs para o ensaio da banda para o álbum Blurryface em maio de 2015 e estão na nossa galeria em HD.


O álbum Blurryface está à venda no Brasil nas lojas Saraiva, Americanas, Livraria Cultura e Submarino.

Acompanhe-nos também nas redes sociais:

• Facebook: facebook.com/mutantkidsbr
• Grupo de fãs no Facebook: facebook.com/groups/mutantkidsbrasil
• Twitter: twitter.com/mutantkidsbr
• Instagram: instagram.com/mutantkidsbrasil
• Canal no YouTube: youtube.com/c/mutantkidsbrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *