Processo de criação do vinil ‘Blurryface Live’ por Brandon Rike

Em novembro de 2016, twenty one pilots lançou o vinil ‘Blurryface Live’. Brandon Rike, diretor de arte, responsável também pelo design do álbum Blurryface e do EP TOPXMM, detalhou suas ideias por trás da criação dos 3 discos em vinil no Medium. Confira a tradução na íntegra:

Tradução: Rebeca Hikari
Revisão: Kaline Linhares


Após assistir os meus amigos do twenty one pilots levarem para casa o Grammy de Melhor Performance Pop em Duo/Grupo pela sua música “Stressed Out” enquanto humildemente (e sem calças) refletiam sobre a longa e esperançosa estrada que os levou até lá, eu não consegui evitar sentar com tremenda gratidão por poder ser o diretor de arte deles durante esta louca jornada.

A carga de trabalho tem sido constante e feroz. Desde a criação do design da turnê da banda até camisetas e acessórios, eu me desafiei a não apenas trabalhar como uma máquina, mas também a aplicar método e reflexão por trás de tudo — fazendo o meu melhor para que nada saia sem ser pensado.

Eu fui encarregado de criar a embalagem para o pacote de 3 discos em vinil do álbum ao vivo deles. A ideia de criar uma embalagem que pudesse se comparar à experiência que esses caras criam em seus shows era bastante assustadora. A performance deles é maior que a vida, e embalagem alguma poderia se comparar.

Então, eu tinha alguns critérios para o que eu queria fazer. Primeiro, eu queria chamar mais atenção para a incrível fotografia de Brad Heaton e Mark Eshleman. Esses caras capturam a banda tão lindamente que seria uma pena não deixar suas fotos tomarem o palco principal.

A outra regra era fazer com que a experiência de abertura do pacote fosse de construção e descoberta. Após vários conceitos de capa, em sua maior parte usando uma imagem forte para mostrar a experiência ao vivo, eu pensei que algo discreto e calmo poderia ser a escolha mais interessante.

“Opções de capa exploradas.”

Comece simples e deixe que os olhos do usuário se arregalem ao abrir o pacote. A capa foi propositalmente sutil e enganosa. Apenas dois caras em um palco simples tocando músicas simples. Nada demais. A contracapa: apenas um cara caído morto no palco. Então, alguma coisa deve ter acontecido entre o ponto A e B.

Em grande contraste com a capa, sua primeira abertura é cheia de confete, com os meninos performando sua legendária e épica acrobacia com a bateria sobre a plateia.

Uma das ideias que eu e Mark Eshleman tivemos ao discutir o layout foi ter uma pequena bomba atirando confete no rosto de quem abrisse o pacote. Acredite ou não, não fomos capazes de fazer isso acontecer, mas isso levou a nossa ideia de usar o áudio no estilo de cartão de saudação enquanto o painel é aberto.

Eu mudei do meu programa de design para o meu programa de edição de áudio. O Mark tem toneladas de filmagens antigas da banda. Uma das quais foi de quando o Tyler estava dirigindo a van, nos tempos antigos, falando sobre o baterista que tinha acabado de se juntar à banda (Josh) e a frustração de serem uma banda tão pequena.

“Nós temos um novo baterista, o nome dele é Josh. Nós precisamos explicar tudo para ele e nos certificar que está tudo certo. É meio frustrante — nós somos muito pequenos. Somos tão insignificantes como uma banda agora…”

Eu misturei esse áudio com um áudio novo de uma arena lotada cantando “T.O.P” e terminei com a despedida clássica do Tyler:

“Nós somos twenty one pilots e você também.”

Partindo de começos humildes e frustrados, esta banda se tornou a maior banda de 2016. Sempre que temos a chance, nós do Acampamento do TØP tentamos trazer à tona o ciclo completo — gratos por onde a banda está, lembrando de onde eles vieram, e o caminho que os trouxe até aqui.

Então as 3 painéis se abrem com “Nós somos o twenty one pilots e você também” escrito à mão sobre uma imagem cativante dos dois caras encarando o mar de fãs apaixonados. Extraordinário. Gratificante.

A descoberta adicional vem ao retirar os discos. Mais fotos cativantes dos meninos, divididas entre os 3 membros da banda — Tyler, Josh e os fãs, carinhosamente conhecidos como Skeletøn Clique e FPE (Few, Proud, Emotional / Poucos, Orgulhosos, Emocionais).

“Todos os 3 discos, frente e verso. Josh, fãs, Tyler.”

Eu escolhi fazer os discos com fotos também — simplesmente porque eu tinha centenas de fotos para usar e queria usar todas que pudesse. Em adição às fotos nos discos, o rótulo gráfico interno pôde ser parte do disco, ao contrário de um adesivo aplicado, o que foi mais um motivo para fazer tudo com fotos.

“Rótulo do disco.”
“Partes completas de todo o layout (com conceitos mais antigos para rótulos da gravadora).”

Se não isso, eu quero que o layout seja divertido na hora de abrir. Eu quero que seja algo sobre o qual os fãs possam ficar animados. Esses fãs são uma parte tão grande desse movimento que se eu pudesse fazê-los lembrar do show, mesmo que apenas um pouco, acredito que eles podem ser transportados e instantaneamente exaltados. Acredito que se o design é feito com cuidado, ele pode fazer as pessoas sentirem algo forte. Essa base de fãs merece isso.


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Todas as imagens do ‘Blurryface Live Vinyl’ estão na nossa galeria: mutantkids.com.br/galeria

Você pode assistir ao especial Blurryface Live em HD no YouTube. O show exibido na TV foi editado e tem 10 das 18 músicas. Nossa playlist de shows completos tem outros que você também pode querer assistir!


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