twenty one pilots entre os artistas mais bem pagos de 2016

Josh e Tyler foram os artistas que mais receberam com lucros de publicação na indústria da música no ano passado

por Matheus Lopes

Com três hits entre as músicas mais vendidas e reproduzidas (Stressed Out, Ride e Heathens), o sétimo álbum mais vendido do ano (Blurryface) e uma turnê mundial, twenty one pilots entrou no ranking de artistas que mais lucraram com música em 2016.

O ranking de 50 musicistas que fizeram mais dinheiro no ano passado só foi publicado pela Billboard agora em julho. Tyler e Josh ocupam a 13ª posição com 21,1 milhões de dólares (aproximadamente 67 milhões de reais na cotação atual).



Royalties

Você se perguntou o que são royalties e como um artista faz tanto dinheiro com música?

Compositores são pagos por meio de três processos:

  • Royalty mecânico – Um compositor/uma compositora recebe royalties mecânicos pela venda de uma canção ou um álbum ou um download digital legal. O valor é definido por um comitê de royalty de direitos autorais composto por três juízes que se encontram a cada 5 anos para definir valores. O royalty mecânico original foi concordado em 1909 e decidido em 2 cents. Hoje, a taxa atual é de 9,1 cents que são divididos com co-compositores/co-compositoras.
  • Royalty de performance – Recebido quando uma canção do compositor/da compositora é tocada em uma rádio, em um show ou em serviços de stream online. Nos Estados Unidos, esses royalties são pagos através de organizações de direitos de performance (ASCAP, BMI e SESAC).
  • Taxas de sincronização (synch fees) – Recebido quando a canção dele/dela é licenciada para uso em plataformas de vídeo (televisão, filme, um vídeo no YouTube…). Esse royalty é negociado no mercado e geralmente é dividido em 50% para compositores/compositoras e 50% para artista e gravadora.

Ou seja, além do dinheiro recebido com turnês, venda de merch, publicidade e vendas diretas das músicas/álbuns, os artistas recebem dinheiro toda vez que suas músicas são performadas por outras pessoas, tocadas na rádio, TV ou em serviços de stream. Por isso é importante apoiar os artistas que você admira comprando ou reproduzindo em plataformas oficiais. Mesmo que você use versões gratuitas desses apps, eles pagam os artistas por estarem reproduzindo suas canções.

Será que eles continuam na lista do ano que vem? O Spotify divulgou recentemente que twenty one pilots é a banda mais reproduzida nos Estados Unidos e a terceira mais reproduzida no mundo em 2017 até agora. Josh e Tyler fizeram shows até o mês de junho e só esse ano suas canções receberam novos certificados de 10 Discos de Ouro e 6 Discos de Platina. Também receberam o Disco de Platina Tripla com Blurryface, que após 116 semanas de lançamento continua no Top 50 dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos, sendo um dos álbuns com vendas mais estáveis dos últimos anos.


Fontes: Billboard e Nashville Songwriters.

Para mais informações sobre o desempenho de twenty one pilots visite a nossa seção CHARTS.


Acompanhe a MKBR:

Facebook
Twitter
Instagram
Canal no YouTube 
Galeria de fotos
Grupo de fãs no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *