twenty one pilots conquista mais um VMA

A banda levou o prêmio de Melhor Vídeo de Rock com Heavydirtysoul

por Matheus Lopes


O Video Music Awards é a premiação da MTV que honra os vídeos favoritos do público no último ano. Na edição de 2017, twenty one pilots recebeu uma indicação na categoria Best Rock Video (Melhor Vídeo de Rock) com Heavydirtysoul e levou o prêmio no fim da noite. Os outros indicados eram Coldplay – A Head Full Of Dreams, Fall Out Boy – Young and Menace, Foo Figthers – Run e Green Day – Bang Bang.

Esse foi o segundo VMA do twenty one pilots, que ganhou na mesma categoria em 2016 com o vídeo de Heathens.

A cerimônia de entrega dos prêmios durou mais de 4 horas, mas a categoria de Rock simplesmente foi ignorada pela produção e não foi anunciada no programa ao vivo. Só soubemos do resultado momentos depois do fim da transmissão, quando a lista dos vencedores foi anunciada no site. Os perfis da MTV e do VMA nem sequer falaram sobre a categoria em suas redes sociais.

Como a banda e o diretor não estavam presentes, parece que receberam os troféus antes. Andrew Donoho postou uma foto de seu astronauta no Instagram com uma mensagem de agradecimento aos fãs por votarem. Mark Eshleman (diretor criativo) e Brad Heaton (fotógrafo) também comemoram a vitória nas redes sociais.

“Ganhei um VMA com twenty one pilots pelo segundo ano seguido! Meu astronauta ganhou um irmãozinho. Obrigado pelos votos e apoio e palavras gentis. Amo todos vocês. Muito orgulhoso da equipe!”
– Andrew Dohono.


Opinião: O silêncio da banda e o erro da indústria da música
Depois da declaração de Tyler sobre não se sentir bem em premiações e pelo fato de a banda estar em pausa até o próximo álbum, já era de se esperar que ele não iria ao VMA. Por um momento, achamos que Josh poderia estar lá, já que Michael Gibson (amigo e ex segurança da banda) postou um vídeo da performance de Kendrick Lamar da plateia e eles costumavam ir juntos a esses eventos.
Mas Josh estava em um pedido de casamento de um amigo, como vimos em uma postagem no Instagram. twenty one pilots continua na sua onda de silêncio e os garotos não falaram nada nas redes sociais sobre a vitória ou sobre os fãs.
Embora muitas pessoas fiquem chateadas com isso, é bom refletir um pouco e se colocar no lugar deles. Não apenas de Josh e Tyler, mas de todos os artistas categorizados como alternativos, punk, rock e até metal. Todos esses gêneros e suas diversas vertentes estão sendo reduzidos à categoria de “Rock”, que recentemente virou um termo genérico onde jogam tudo o que não é pop, dance ou hip hop.
Enquanto algumas pessoas discutem sobre uma banda ou outra “não ser rock de verdade”, o problema real é o descaso da indústria da música com todos os subgêneros do rock. No fim não importa se você acha que twenty one pilots não é rock porque não tem guitarras ou se Coldplay e Paramore estão usando batidas pop demais nos últimos álbuns. Se a mídia continuar sabotando tantos artistas desse jeito, logo não haverá espaço para bandas no mainstream. Vimos muitas mensagens de pessoas que assistiram ao VMA esperando algum destaque para as bandas da categoria ignorada.
Além da gafe de terem cortado o vídeo de tributo a Chester Bennington do Linkin Park, podemos pensar em todas as bandas que poderiam ter sido convidadas para tocar na premiação além das que foram indicadas à categoria de melhor vídeo ignorado de rock. Imagine Dragons, Paramore, The Killers, Arcade Fire, Royal Blood, Fall Out Boy (que estava na plateia!): todas elas lançaram músicas recentemente.
Pelo menos nem tudo no pop são sorrisos falsos e marketing sobre brigas entre cantoras: P!nk trouxe seu novo single “What About Us”, que é um apelo social por mudanças. Alessia Cara e seu hino de aceitação pessoal “Scars To Your Beautiful” e “1-800-273-8255” de Logic com a própria Alessia e Khalid foram muito importantes. O título da música é o número americano de apoio a pessoas que estão considerando cometer suicídio, correspondente ao 141 no Brasil.
A questão de trazer o rock de volta não é só pelo barulho da bateria. O rock costuma ir a lugares aonde o pop não vai e sua exclusão torna as coisas muito artificiais. Como Logic disse, essas músicas falam “de algo que a mídia mainstream não quer falar: saúde mental, ansiedade, depressão e muitas coisas, […] como discriminação, sexismo, racismo, violência doméstica e abuso sexual.”


Saiba mais sobre as conquistas e prêmios do twenty one pilots na nossa seção CHARTS.


Acompanhe a MKBR:

Facebook
Twitter
Instagram
Canal no YouTube 
Galeria de fotos
Grupo de fãs no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *