Setembro Amarelo e Jogos MKBR

Reunimos textos, artes e vídeos feitos por membros do Clique para a campanha do Setembro Amarelo

por Kaline Linhares e Matheus Lopes


Este mês é chamado de Setembro Amarelo por instituições que trabalham pela conscientização das questões psicológicas que a mídia nem sempre coloca em destaque no nosso país. O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e pensando nisso pedimos para que os fãs que estão participando do nosso evento Jogos MKBR 2017 produzissem artes, textos e covers para uma publicação especial.

Desde que twenty one pilots começou a unir fãs no Skeleton Clique por todo o mundo, vimos que a ligação entre essas pessoas vai bem além de simplesmente ter um gosto em comum. Ficamos felizes em ver que pudemos fazer parte da construção disso no Brasil, oferecendo uma plataforma para as pessoas se conhecerem e se encontrarem em shows, piqueniques (ou cliqueniques, como chamamos) ou mantendo amizades a milhares de quilômetros de distância, às vezes até atravessando oceanos.

Nós sabemos que ouvir ou ler isso nem sempre parece suficiente. Mas se você está pensando no pior agora, só pedimos que você espere e reflita de novo amanhã. Ou no dia seguinte. Talvez algo bom esteja a seu caminho, pode ser em breve, pode levar um tempo, mas as coisas mudam. Se sua alma está pesada, converse com amigos, familiares, busque ajuda. Cada dia é uma nova chance de tentar fazer as coisas darem certo.

Em 2015, nós traduzimos um artigo de Emma Hoskins sobre a importância de twenty one pilots para jovens na batalha contra depressão e suicídio. Você pode ver as criações dos Jogos MKBR a seguir, começando com uma playlist de covers produzidos por fãs dos 4 times. Todas as artes feitas pelos times ficarão também na nossa galeria.

“Ei, eu sei que tem doído, que às vezes os dias nublados são mais do que os de sol, que persistem por muito tempo, que os trovões te assustam e fazem parecer que o sol não vai mais nascer. Eu sei que às vezes nossa existência pesa e nos sentimos pequenos, perdidos, assustados, que a ansiedade nos massacra e a depressão nos diz que isso não é nada e que não somos nada. Mas quero que foque aqui. Você não precisa ser forte o tempo todo, você tem sido até aqui e você tem se saído muito bem. Você sobreviveu ao seus piores dias e daqui nós assistimos a isso orgulhosos. Você não está sozinho e está tudo bem em mostrar como se sente, em buscar ajuda. Você é importante e sua voz deve ser escutada. Daqui assistimos você lutar e torcemos por você, enviamos apoio, e o lembramos, sua existência é magnífica. Você é um universo imenso, e daqui nos a admiramos. Você não está sozinho.”

“Sei que você se sente em guerra internamente, mas dê uma trégua, você merece. Sei que você teme a noite, mas o sol vai nascer de novo e nós vamos tentar novamente. Sei que você acha que é hora de partir, que tudo que você fez está morto e enterrado, mas vou te fazer renascer como uma fênix. Sei que às vezes pra você é difícil aceitar quem é, mas eu vou te fazer acreditar que você é amável.
Algumas garotas se sentem melhor em seus vestidos curtos. Algumas garotas em calças de moletom parecem princesas. Algumas garotas beijam novos lábios toda noite. Elas ficam até tarde porque estão comemorando a vida.
E você está pingando como uma luz do sol saturada, está derramando como uma pia transbordando, rasgada nas extremidades, mas você é uma obra-prima e isso é triste.
Mas há uma esperança esperando no escuro. Você não tem que mudar coisa alguma.
Mesmo que eu não o conheça, mesmo que eu não vá ser o ombro no qual você vai chorar quando tudo for demais para você, eu estou aqui por você, torcendo para que tudo isso não passe apenas de algo momentâneo. Pare, nem que for só por um segundo, pense, olhe ao redor, alguém te ama. Mesmo que não se sinta assim, você é o mundo de alguém. Alguém está disposto a te ajudar, te apoiar. Você é forte, você consegue, você venceu 100% dos seus momentos sombrios até agora.
O sol nascerá como uma chama inflama. Você não acabou até dizer que acabou, não vai desaparecer.
Tente o seu melhor para mudar seu destino.
O amanhã nunca morre.
Se isso ainda não for o bastante, pense que outros milhões de pessoas torcem por você, mesmo que vocês não se conheçam. Você não está sozinho, eu estou aqui por você, nós estamos aqui por você.
Por favor, fique vivo, amigo, fique vivo por mim.”

“Motivos para continuar:

1. As estrelas dão uma sensação de paz, então olhe pra elas mais uma vez
2. Quando criança um banho de chuva era tão divertido. Por que agora não seria?
3. Dançar e cantar aquela música que você tanto gosta sem se importa se estar certo ou errado
4. Aquela sensação boa que vem quando você vai a algum lugar que gosta. Então vá lá mais uma vez.
5. Já alimentou um animal abandonado e viu o olhar de agradecimento que eles te dão? Aquele olhar te faz querer viver.
6. O arco-íris é tão bonito, por que não espera mais um?

Qualquer problema que você estiver passando vai ser uma fase. Acredite, tudo passa e acaba. Eu não sei o que você está passando, mas sei que existem algumas coisas que não te deixaram desistir até agora. Não esqueça disso.
Eu sei que você tem medo. Você não quer fazer isso, mas sente que é a única saída. Você se sente sozinho, mas sempre está sorrindo para ninguém perceber o que está acontecendo com você e é difícil continuar. Mas acredite, você é mais forte do que imagina, pois você luta todos os dias contra o seu pior inimigo e todos os dias você vence. Mesmo saindo dessa batalha destruído, você dorme pedindo para não acordar, mas mesmo assim você acorda e luta de novo.”


O Brasil tem uma linha de apoio emocional no número 141 e no site http://www.cvv.org.br/. Se você sentir que precisa de terapia e não puder pagar o tratamento psicológico, algumas universidades de psicologia oferecem atendimento popular. Você pode entrar em contato com as mais próximas de você. Há também atendimento popular pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Acompanhe a MKBR:

Facebook
Twitter
Instagram
Canal no YouTube 
Galeria de fotos
Grupo de fãs no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *