Novo mistério no site do twenty one pilots

_última atualização: 18 de julho de 2018, 17:54

por Matheus Lopes e Kaline Linhares
traduções de Carol Rupps, Brunna Lemos
e Juan Cuela


ATENÇÃO: Devido ao grande número de informações, resolvemos dividir a matéria de atualizações do site de Dema. Esta é apenas a primeira parte. Clique aqui para ler a continuação.

Nós atualizamos esta matéria sempre que o site do enigma foi atuzalido e avisamos nas redes sociais, então dê uma olhada até o final para conferir se escrevemos algo que você ainda não leu! Se quiser saber assim que postamos, ative as nossas notificações no Twitter ou no Facebook ou fique de olho nas stories do nosso Instagram!


Resumo de atualizações

21 de abril: a página Top Today no Twitter (@top__today) e o usuário DJNakpin no fórum do twenty one pilots na Reddit postaram uma série de descobertas feitas no site oficial do twenty one pilots que levavam a um novo site.
30 de abril: as pistas que levavam ao novo site foram retiradas do site da banda.
09 de maio: uma nova carta de Clancy foi adicionada ao site misterioso.
30 de maio: um gif foi adicionado ao site.
28 de junho: foram encontrados registros de novas músicas de twenty one pilots.
29 de junho:
um áudio de Tyler cantando e uma foto foram adicionados ao site.
01 de julho: um gif e duas imagens foram adicionadas ao site, uma delas com um novo texto.
05 de julho: mais duas imagens foram adicionadas, sendo a última uma carta. Essa foi a última atualização do site antes dele ser deletado.
06 de julho: um e-mail foi enviado aos fãs inscritos no site da banda, e o site de Dema voltou ao ar com um novo gif.
08 de julho: foi adicionada uma nova carta (dessa vez manuscrita) e outra imagem, onde podemos ver um corpo caído.
09 de julho: twenty one pilots volta a postar em suas redes sociais. A banda postou um vídeo de um olho com imagens passando.
10 de julho: a banda posta outro vídeo, agora com o olho um pouco mais aberto, sendo assim possível ver uma pedaço da nova logo amarela (||-//).
11 de julho: é lançado no YouTube o clipe da música “Jumpsuit” e a música “Nico And The Niners”.

Todas as imagens postadas no site de Dema estão disponíveis na nossa galeria.

Primeiro organizamos os fatos, e no fim da matéria escreveremos nossas interpretações e teorias de fãs. Acompanhe o site e nossa página no Twitter para não perder novidades em tempo real (@mutantkidsbr).


[ATUALIZAÇÕES 21/04/2018]: quando a banda entrou em hiatus, o site foi atualizado para uma versão bem mais básica, apenas com uma página inicial e a loja, dividida em três seções de produtos: twenty one pilots, Vessel e Blurryface. Cada página tinha um vídeo de introdução com imagens da banda e trechos de vídeos oficiais. O que mudou hoje é que os vídeos foram substituídos e o da página Vessel tem um link escondido na TV do trecho de Car Radio.

tradução:

“ER_RO 404

você está em violação. Eles não podem saber que você esteve aqui. ninguém nuncA pode descobrir sobre isso. você não pode falar sobre isSo com ninguém — pela proTeção da sobrevIvência dos outros, você deve manter iSto em silêncio. nós precisamos segUir em silêncio. ninguém Pode saber. ninguém pode saber. nin g uém p ode sab er_

(Código de Violação. 15398642_14)”

  • A fã Julia Torpie percebeu que se você adicionar este código de violação ao link, uma nova página aparece:

http://dmaorg.info/found/15398642_14/clancy.html

Esta página tem muitas informações que parecem aleatórias ou difíceis de entender, então vamos tentar analisá-las aqui. Os números colados na palavra “MOON” (lua) são datas importantes.

013 01MOON 08 = 08 de janeiro de 2013, data de lançamento do álbum Vessel
011 07MOON 08 = 08 de julho de 2011, data de lançamento do álbum Regional At Best
009 12MOON 29 = 29 de dezembro de 2009, data de lançamento do primeiro álbum da banda
988 12MOON 01 = 01 de dezembro de 1988, data de nascimento de Tyler Joseph
988 06MOON 18 = 18 de junho de 1988, data de nascimento de Josh Dun

A primeira imagem vem depois de “013 01MOON 08” e é um mapa. Logo depois dele há uma mensagem.

tradução:
“cor_tando__laçoz
vá embora. a bússola mente. eles não te controlam. vá embora. a bússola mente. eles não te controlam. vá embora. a bússola mente. eles não te controlam.vá embora. a bússola mente. eles não te controlam.”

No centro do mapa, cada círculo traz um nome: Keons, Andre, Lisden, Nico, Reisdro, Sacarver, Nills, Vetomo e Listo.

A segunda imagem é a foto de alguém cobrindo o rosto e vem depois de “011 07MOON 08

A terceira imagem vem depois e mostra um grupo de abutres observando o local. Como você verá mais abaixo, essa pode ser uma referência às “torres de silêncio”, onde essas aves se alimentam de restos mortais. Depois da foto, a frase “d_e_ath__eat_E_rz” (comedores de morte).

A quarta imagem vem depois do código “988 12MOON 01″:

tradução:

“IDENTIFICADO COMO FUGA DO PERÍMETRO FRACASSADA
PELO CONSELHO DEMA
VIOLAÇÃO DA SEÇÃO 15398642 14
DO CÓDIGO DE CONDUTA VIALISTA”

A última imagem, uma página de um documento, vem depois do código “988 06MOON 18“:

tradução:

“Diário de Clancy

Eu não pensei nas perplexidades do horizonte de Dema até o meu nono ano. Foi aí que eu comecei a contemplar o existencial, e decidir que tipo de impressão eu queria fazer com a minha vida. Naturalmente, para abastecer minha esperança, eu observava a distância da terra que tinha me cultivado, mas dessa vez com uma nova consciência da obstrução que a minha jovem ignorância tinha me impedido de ver. Aquilo estava lá o tempo todo? Como não vi algo tão óbvio? Sou lembrado do momento diariamente, já que a percepção colide diretamente com uma esperança única por meu próprio futuro. Quando criança, eu olhava para Dema maravilhado, hoje, estou moldado com frustração, enquanto passo cada dia procurando por um vislumbre do topo da iminente parede que nos manteve aqui. Foi durante meu nono ano que descobri que Dema não era meu lar. Essa vila, depois de todo esse tempo, era minha prisão.
Antes de perceber, eu tinha uma profunda afeição por Dema. Tinha uma maravilhosa estrutura na cidade que colocava os meus problemas pra dormir. Ruas e localizações eram confiáveis, e as responsabilidades do dia pareciam ser cumpridas com um mínimo esforço. Uma vez que uma tarefa era ensinada e entendida, nos satisfazíamos nas nossa habilidade de completar nossas obrigações a tempo, e nos sentíamos seguros em saber que as tarefas de amanhã seriam cumpridas com a mesma eficiência. Todos nós trabalhávamos pra representar nosso bispo com honra, e sabíamos e cada habitante da nossa região tinha uma semelhante dedicação à consistência.
Keons incorporou o espírito dessa dedicação. Dos nove bispos de Dema, Keons foi reverenciado como inabalável e franco, possuindo a habilidade de conseguir foco que era raro para a maioria em nossa região. Todos nós o admirávamos, e nos sentíamos honrados de sermos habitantes de sua região. Enquanto ouvíamos a lenda da crueldade dos outros bispos, Keons possuía um estoico comportamento, diferente de qualquer um que já conheci, e todos tínhamos orgulho de servir.
— Clancy”

A anotação na direita significa “O MURO DO OESTE ESTÁ BLOQUEADO”


[ATUALIZAÇÃO 09/05/2018]: Uma nova carta de Clancy foi adicionada ao site. Repare que algumas letras estão apagadas, como se a máquina de escrever tivesse dado defeito na hora da digitação. As letras que faltam formam a frase “you are still sleeping”, que significa “vocês ainda estão dormindo.”

Além disso, antes da carta estava a sequência 017_06MOON_07, uma referência ao dia 06 de julho de 2017, quando twenty one pilots publicou em suas redes sociais que a pausa estava começando. Pouco depois, a sequência foi alterada para 017_07MOON_07, o primeiro dia de silêncio definitivo.

tradução:

“Referir-se à Dema como minha casa nunca foi correto. Dema, para mim, simplesmente tem sido o lugar em que eu existi, ou o espaço em que me colocaram. Ouvi histórias sobre a ideia de ‘casa’, e sua representação sempre pareceu calorosa, pela descrição do narrador. Havia uma posse romântica da paz em que eles viviam que eu admirava, mas com a qual eu nunca pude me identificar. Esse lugar, minha paz, no entanto, parece desprovido do romance e da beleza que as histórias antigas contam. Mas em algum lugar entre a ordem de ferro e a precisão infalível de Dema, um sussurro de beleza existe. É nessa beleza quieta na qual minha mente tende a se perder. Essa esperança de descoberta por si só deu à luz uma nova versão de mim; Uma versão melhor, eu espero, que irá encontrar uma maneira de experimentar o que está além dessas paredes colossais.
— Clancy”


[ATUALIZAÇÃO 30/05/2018]: Um gif foi adicionado ao site. O gif é um pequeno trecho de um vídeo que mostra um guepardo correndo, com as letras UNSTILLIDONTCKNOWOHISNREALINAMECDOOU? sendo exibidas bem rápido no topo. Organizadas, as letras formam a frase “U STILL DONT KNOW HIS REAL NAME DO U?”, que em português é: “Você ainda não sabe o nome real dele, sabe?” e as letras extras formam o nome NICO duas vezes. Além disso, o gif veio acompanhado do código 017 07MOON 16, referência a 16 de julho de 2017, véspera do Alternative Press Music Awards onde Josh fez a primeira referência ao enigma de Dema (e ninguém esperava que fosse dar nisso)

Ainda não se sabe o significado por trás disso. Talvez isso seja a correção de uma teoria dos fãs, que acharam que um dos círculos no mapa dizia “NIGO”, e a banda esteja nos dizendo que na verdade é NICO.

Parece que agora faltam mais 4 atualizações para algo acontecer. Explicamos melhor na seção de interpretações abaixo!


[ATUALIZAÇÃO 28/06/2018]: Duas novas músicas no nome da banda foram registradas em uma companhia de direitos autorais chamada PPL. As canções se chamam “Nico and The Niners” e “Jumpsuit“. Leia mais aqui.


[ATUALIZAÇÃO 29/06/2018]: Essa atualização trouxe várias pistas. Uma nova foto foi adicionada no site de Dema, junto com o código 017 07MOON 17 e a legenda “__n_ot_myo_nly_fri_en d” (não meu único amigo). Ao salvar a foto, você percebe que o nome do arquivo é “2018_514_3_8”. Analisando os números como a posição das letras no alfabeto, fãs do grupo de Discord americano do twenty one pilots viram que é possível converter esses números na palavra “Trench” (20 = T, 18 = R,  5= E, 14 = N, 3 = C e 8 = H). Em português, essa palavra significa “trincheira”, que é como chamam os buracos feitos no chão em guerras para que os soldados se escondam e atirem nos inimigos protegidos. Será que esse também é um título de música nova ou só uma referência? Também vale notar que na foto há exatamente 21 pessoas.

Tem mais: colocando o nome do arquivo (a foto) no link do site, como fizeram com os números lá no dia 21 de abril, chega-se a um áudio distorcido. Você pode ouvir aqui: https://dmaorg.info/found/2018_514_3_8/clancy.html

Não demorou muito para que editassem o áudio para remover parte da distorção, e assim podemos ouvir a voz do Tyler! Ainda não está claro o que exatamente ele diz, mas o importante é que estamos ouvindo um possível trecho de uma música nova.


[ATUALIZAÇÃO 01/07/2018]: Primeiro, um gif foi adicionado ao site. O código que o acompanha, 018 07MOON 01, indica a data de hoje. O nome do arquivo é “i”, talvez “eu” em inglês. A ave é um abutre, como os que vimos antes.

Duas imagens também foram adicionadas, uma com um texto (com a mesma data do gif) e outra com faixas amarelas (com a data 017 02MOON 12, a noite em que twenty one pilots ganhou o Grammy) que podem ser sobrepostas no texto, revelando a frase “we are banditos”, ou “nós somos bandidos”, em uma mistura de inglês com espanhol.  Leia a tradução em português após a imagem:

tradução:

“Uma luz sem vida nos cerca a cada noite. Nunca poderia eu imaginar que algo tão luminoso pudesse parecer tão escuro. É esse brilho que nos lembra dessa existência sem sonhos a qual fomos sentenciados. Mas o que eu chamo de sentença, outros aceitam como normal. Como eles tão eficientemente erradicaram os sonhos dentro de nós? Quando os bispos instituíram o “Vialismo” como obrigatório, eles efetivamente reverteram a esperança com que muitos chegaram. Sou o único que percebe que mentiram para nós? Sou o único sem medo da noção de que os nove sequestraram nossa confiança e extinguiram a esperança que uma vez motivou nossa existência? Costumávamos fechar nossos olhos e imaginar uma vida melhor, agora essa cidade está cheia de olhos secos presos num transe de obediência, destituídos de qualquer traço de uma identidade. A única luz significativa que vi foi aquela nos olhos dos manchados — uma visão tão curiosa, ver olhos brilhantes estrangulados pela escuridão das mãos dos bispos. Enquanto sua penitência desaparece, também escurece sua memória de algo mais. Minha esperança de algo mais é tudo que tenho nesse túmulo rígido, e não deixarei ela morrer.
— Clancy”

O nome dessa nova carta é “_e_sr__eve_r_”, que é “reverse” (contrário) ao contrário (pois é, risos). Esse nome tem 6 traços, o que pode indicar uma contagem regressiva, já que a atualização anterior tinha 7 traços. Lembram do áudio da atualização do dia 29 de junho? Tendo essa atualização em mente, percebemos que o áudio de trás pra frente parecia cantar “we are banditos”, conectando todas essas pistas. Talvez a intenção da banda fosse fazem os fãs reverterem o áudio, e fizemos isso.

Uma última coisa percebida pelos fãs é que há pequenos números em amarelo na imagem próximos a algumas letras. As letras, juntas, formam a palavra Trench, que também já falamos anteriormente. Esse pode ser mais um indício de que esse será o título de uma música nova, o primeiro single do novo álbum, talvez?


[ATUALIZAÇÃO 05/07/2018]: O site foi atualizado com duas imagens com a data de hoje 018 07MOON 05, uma delas sendo a última carta de Clancy. Os nomes dos arquivos eram “_o__ut_” (fora) e “_he_a_vy_” (pesado).

tradução:

“Eles estão dormindo. A noite demorou uma eternidade para chegar, e agora estamos quase prontos. Nós estudamos os observadores, e sabemos que não há chance de atravessarmos despercebidos. Então, em vez de tentar nos esconder, vamos nos certificar de que todos nós sejamos notados. Passou um ano desde a última convocação, e a Reunião Anual do Glorificado de amanhã será o maior espetáculo que esse caixão de concreto de cidade verá no ano todo. Se cronometrarmos certo, desviaremos a atenção dos observadores e finalmente faremos a travessia. Nós não tivemos nenhum contato, mas estamos esperando que o outro lado seja capaz de encontrar uma entrada. Não temos certeza da localização da brecha, mas estamos dispostos a arriscar sermos manchados para encontrá-la. Sabemos que devemos descer mais, e esperar pelas tochas. Eles nunca viram nada parecido com isso e, pela manhã, tudo será diferente. Estou aterrorizado e ansioso, tudo ao mesmo tempo. Eles não nos controlam.
— Clancy”

Uma descoberta: seguindo os quadradinhos na imagem acima, é possível formar a frase “Wake up” (acorde). O número de quadradinhos corresponde ao número da linha que a letra está, basta seguir.

Logo após essas atualizações serem publicadas, o site foi deletado.


[ATUALIZAÇÃO 06/07/2018]: Fãs inscritos no site da banda receberam um e-mail com um gif e a mensagem “Você ainda está dormindo?” no idioma de seu país. Para se inscrever no site e receber e-mails sobre novidades da banda, basta ir na página inicial em twentyonepilots.com, digitar seu e-mail em “Email address” e clicar em “Sign Up”.

Quem se inscreveu depois desse e-mail recebeu uma outra mensagem de confirmação. Nela, podemos ver o que parece ser a logo da nova era, com uma nova fonte e em cor amarela.

Pouco depois de meia-noite, quando ainda era dia 6 em Columbus, o site de Dema voltou ao ar com um novo gif, mostrando pessoas carregando tochas em um túnel, o que nos lembrou a carta de Clancy sobre a fuga da cidade.


[ATUALIZAÇÃO 08/07/2018]: O site de Dema foi atualizado com duas imagens, ambas com a data de hoje 018 07MOON 08. O nome do primeiro arquivo, que é uma carta de Clancy, é “_note” (nota). Como um fã sugeriu antes, a carta dessa vez foi manuscrita (porque “quem diabos foge e leva uma máquina de escrever”, né?).


tradução:

“Eu consegui sair. Me sinto leve. Eu sei que aquele lugar sempre me prendeu, mas pela primeira vez, eu posso sentir a beleza que esperava. Já fazem 3 noites, e minha respiração mudou – está mais devagar e mais completa. É como se o ar aqui fora de fato valesse a pena inspirar. Eu consigo vê-la atrás, à distância, e estaria mentindo se eu dissesse que não ela estava constantemente em minha mente. Eu gostaria de poder tirar esse medo de mim, mas talvez quanto mais longe eu vá, menos esse medo me afetará. Eu me sinto traído pelo o que eu considerava minha casa, – se um dia eu acabar voltando para lá, eu não seria capaz de olhar da mesma maneira. Eles estão dormindo. Eles têm tanta certeza que sabem a verdade, e prosseguem durante o dia com as mesmas tarefas sem sentido. Eles se esqueceram de olhar pra cima, e olhar para fora, para entender que isso não é sobre ‘lá dentro’. Isso é sobre ‘lá fora’. Este novo mundo me cerca. Eu costumava pensar que os muros lá em casa eram enormes – esses penhascos verdes me engolem, e me colocam bem no meio – Trench é bem precária às vezes e canso com facilidade.
Mas é real, e é verdadeiro, e eu prefiro muito mais encarar a realidade do que irracionalmente ser obediente a uma vida que alguém criou pra mim. Eu fiquei obcecado por esse mundo há tanto tempo, que me sinto mais em casa aqui do que qualquer lugar que experimentei antes. De alguma maneira, nesta vasta abertura, eu me sinto mais protegido do que nunca. Parece que a paisagem é infinita, e eu me encontrei andando por horas sem nenhuma evidência verídica de estar realmente chegando mais embaixo. Mas eu vi plantas e cores aqui fora que eu não tenho certeza de ter testemunhado antes. Há uma beleza nos lugares mais estranhos, – e a curiosidade do que vem agora continua a me motivar.
Eu me pergunto quem mais está aqui fora. Se o que eu deduzi lá dentro é verdade, tem que haver outros como eu. Às vezes eu sinto uma presença, ou penso que eu vejo algo ao meu redor, só procuro por ela e vejo nada. É apenas outra coisa da qual eu tenho medo mas que também me empolga. Isso tudo apenas confirma todas as coisas que eu esperei que fossem verdade por todo esse tempo.
Eu estou livre e eu estou bem vivo. Às vezes, fico assustado, mas sempre descobrindo algo novo, e eu nunca vou parar. Me dê cobertura!
— Clancy”

O nome do arquivo da segunda imagem é “2_1_2”. Editando a imagem, podemos ver um corpo no chão. Também percebemos que a carta de Clancy parece ter sido escrita no verso dela.


[ATUALIZAÇÃO 09-10/07/2018]: A banda voltou a postar em suas redes sociais e mudou seu visual: agora tudo amarelo e preto. No dia 09, foi postado o vídeo de um olho um pouco aberto com imagens (que já vimos no site de Dema) passando. Já no dia 10 o olho estava mais aberto e podemos ver um pouco da nova logo.


[ATUALIZAÇÃO 11/07/2018] Por volta das 8h30 no horário de Brasília, foi lançado o clipe da música “Jumpsuit” e a música “Nico And The Niners”. Ouça as músicas e confira a letra original e tradução aqui.

– FIM DA PARTE UM –


AVISO: Devido ao grande número de informações, resolvemos dividir a matéria para facilitar a leitura (e edição!). Esta é apenas a primeira parte. Clique aqui para ler a continuação.


LEIA MAIS:

twenty one pilots volta com novo visual

Ouça as músicas novas “Jumpsuit” e “Nico and The Niners”

Josh Dun fala sobre Trench na BBC Radio 1


Explicações e Teorias

[21/04]: Primeiras impressões

Tanto na mensagem sob o mapa quanto na mensagem de violação anterior, algumas letras estão em destaque: E A S T I S U P, que parecem formar a frase “EAST IS UP”, que pode significar “o leste está para cima”, já que a frase “a bússola mente” foi repetida tantas vezes.

Tudo parece fazer parte de uma narrativa. Clancy parece ser alguém que cresceu preso em uma cidade chamada Dema e tentou fugir dela. Existem nove distritos, e cada um deles é comandado por um bispo. Tudo indica que é um regime de governo totalitarista e opressor, já que o poder está nas mãos dos bispos e a população não pode sair de lá. As mentiras que eles propagam pode ser o significado de “a bússola mente”.

FAILED PERIMETER ESCAPE parece ser uma referência à sigla FPE, que significa “few, proud, emotional”, que é como Tyler se refere a eles e aos fãs na música Fairly Local.

A frase “severing ties” é familiar: Josh usou essas mesmas palavras durante o discurso de agradecimento do APMAs 2017, quando recebeu o prêmio em nome do twenty one pilots. Tyler não estava presente, e Josh disse que ele estava “severing ties with DEMA” ou “cortando laços com DEMA”. Não sabíamos o que isso significava na época, mas no site misterioso esse nome apareceu diversas vezes, o que pode indicar que já estava tudo planejado.


[22/04]: Mais informações descobertas por fãs no Twitter, no fórum do twenty one pilots no Reddit e em outros grupos da banda. Reforçamos que essas são TEORIAS, não necessariamente são confirmações. Além disso, podem mostrar a inspiração por trás das peças já reveladas, mas não são a resposta. Devemos esperar por mais peças.

  • Números e mapa

Um fã percebeu que o número “15398642_14” pode ser convertido com o sistema de computação unix time, que indica datas contando quantos segundos se passaram desde o dia 1 de janeiro de 1970, resultando na data 18 de outubro de 2018. Uma data para lançamentos ou só coincidência? Além disso, o código de violação é igual no caso de Clancy que tentou fugir de Dema e no nosso caso ao tentar acessar o site.

A carta começa com “Eu não pensei nas perplexidades do horizonte de Dema até o meu nono ano”. Em 2018, a banda twenty one pilots completa nove anos de atividade. Clancy pode estar falando do ponto de vista de Tyler e/ou Josh.

Algumas pessoas analisaram o mapa de Dema em programas de edição e encontraram o pedaço rasgado. Veja aqui.

  • O significado de Dema

“Dema” é uma palavra iraniana que significa “torre de silêncio”. Esse conceito tem origem no Zoroastrismo, uma antiga religião que acreditava na escarnação, o ato de expor corpos para que fossem levados por aves que se alimentam de carne em decomposição, como abutres. Olhando a arquitetura desse tipo de estrutura, vemos que elas parecem ter inspirado o mapa da cidade na narrativa que a banda está construindo.

O conceito de morte não é novidade com twenty one pilots. A banda sempre discutiu os conceitos de vida, morte e propósito. Indo um pouco mais longe, alguns acham que o “corpo” que a banda está colocando na torre é o de Blurryface. Provavelmente entenderemos tudo isso melhor quando mais conteúdo for lançado.

Se você virou fã recentemente, recomendamos a leitura de matérias antigas em que explicamos alguns conceitos da banda ou converse com fãs mais antigos.

  • Os nove Bispos

Segundo a história de Clancy, cada nome em um dos círculos no centro do mapa é um bispo que controla um dos nove distritos de Dema. Fãs perceberam que esses nomes foram criados usando trechos de músicas da banda e que esses círculos correspondem aos círculos da capa do Blurryface quando o leste é colocado no norte (EAST IS UP). Créditos da imagem a @maga_pijamas.

Keons = Choke on smoke = Heavydirtysoul
Andre = And repeat yersterdays dance = Fairly Local
Lisden = All I feel is denial = Polarize
Nico ou Nigo* = When I got older all my fears would shrink = Stressed Out
Reisdro = Temperature is dropping = Doubt
Sacarver = She’s a carver = Tear In My Heart
Nills = Beaten down I’ll slip away = Goner
Vetomo = Will they be alive tomorrow = Lane Boy
Listo = List of people = Ride

*Com o gif do guepardo aparentemente dizendo que “o nome dele” é NICO, isso corrige o nome do distrito e quebra o padrão, já que os fãs não encontraram a sequência nico em música alguma da banda.

Na discussão do nosso grupo do WhatsApp, lembramos da nossa matéria sobre a letra de Doubt e as referências à Divina Comédia, um clássico da literatura que fala sobre a viagem de um poeta através do Inferno, Purgatório e Paraíso. Curiosamente, na história o inferno tem 9 círculos/regiões, assim como o mapa de Dema no site.

Talvez o conceito por trás dessa história e do projeto que será lançado é a fuga desse local, que pode simbolizar muitas coisas, como as regras que a nossa sociedade atual impõe sobre a população ou as fórmulas repetidas na indústria da música, principalmente no meio pop no qual twenty one pilots ganhou muito destaque nos últimos anos. Vale lembrar que em uma entrevista, Tyler disse que o quinto álbum talvez volte às raízes do primeiro álbum da banda.

  • A origem das fotos

Fazendo uma busca reversa, descobriram que a foto da criança no site estava cortada, e que a original a mostrava ao lado de André Weil, um matemático que viveu no século XX. Em sua autobiografia, André alega ter sido o responsável por definir o caractere norueguês Ø como o símbolo para representar algo nulo. twenty one pilots já estilizou o nome da banda diversas vezes trocando a letra “O” por “Ø” e fãs sempre discutiram se isso significava algo. André também fez parte de um grupo de 9 estudiosos que tentaram provar a existência de Deus com métodos matemáticos, o que pode ter inspirado os 9 bispos de Dema.

A foto original dos abutres está aqui.

A foto que fala sobre a fuga fracassada (FPE) tem a parte de baixo da placa com a sigla FPE original, que significava “few, proud, emotional”.

A estética das fotos lembra impressões antigas que usavam pouca tinta, como a da capa da autobiografia de André.

O gif do guepardo vem de um documentário sobre animais na Savana africana.

Ainda não se sabe de onde foi tirada a foto do dia 29/06.


Mais teorias e especulações

Um fã postou uma observação interessante no Reddit. As atualizações no site de Dema parecem estar relacionadas às postagens da banda no dia em que o hiatus começou, estão até na mesma ordem. Caso você não lembre, eles postaram alguns trechos de músicas que pareciam aleatórios no momento. Olha só:

Polarize: You’ll have to come and find me. // Vocês vão ter que vir me encontrar.
Primeira atualização: Nós literalmente encontramos o site.

Oh, Ms. Believer: My pretty sleeper. // Minha linda dorminhoca.
Segunda atualização: A carta de Clancy com a mensagem “you are still sleeping”, “vocês ainda estão dormindo.”

Slowtown: Wouldn’t it be great if we could just lay down? // A música fala sobre a vontade de viver em uma cidade onde o tempo passe mais devagar.
Terceira atualização: Nós tivemos que diminuir a velocidade do gif do guepardo para conseguir ler a mensagem.

Truce: I will fear the night again // Temerei a noite novamente.
Quarta atualização: Apesar de não parecer haver uma relação direta entre esse verso e a foto e o áudio postados, a legenda da foto é “not my only friend”, outro pedaço da letra da canção, o que deixa óbvia a relação com Truce.

Kitchen Sink: Nobody dreams when they blink // Ninguém sonha quando pisca.
Quinta atualização: O abutre do gif não pisca. A câmera focou no olho dele e nesse movimento, o que parece dar importância a isso. Essa atualização também veio junto com a carta, criando uma ligação entre elas. A letra de Kitchen Sink fala sobre sonhos, criatividade e originalidade, tudo o que os bispos de Dema parecem condenar como lemos na carta de Clancy.

Message Man: Remember the morning is when night is dead // Lembre-se que é manhã quando a noite morre.
Sexta atualização: Também não parece haver uma relação tão óbvia, assim como foi com Truce. Mas essa atualização trouxe uma nova carta com linhas tortas, e para encontrar a frase escondida (we are banditos) precisamos, literalmente, mexer com a mensagem (como diz a letra de Message Man) sobrepondo as faixas amarelas e os números da outra imagem.

Car Radio: And now I just sit in silence // Agora eu só sento em silêncio,
Últimas atualizações: o link para o site de Dema, que tinha sido retirado da loja oficial da banda, voltou a aparecer por lá. Talvez essa tenha sido a relação com Car Radio, já que o link aparecia no vídeo quando chegava em um trecho de Car Radio. Além disso, a mensagem escondida no dia 05 diz “acorde”, em oposição ao olho se fechando no ano passado, e como o site foi deletado, agora só podemos esperar pelo single.

Atualização 07/07: Ao contrário do que esperávamos, o site voltou e as atualizações continuaram, mas dessa vez com coisas não relacionadas a músicas antigas, mas aparentemente à música nova que será lançada em breve. A expectativa para lançamento no dia 6 não se concretizou. Como a carta fala sobre “a manhã seguinte”, agora esperamos que a música seja lançada hoje. Mas continuamos sem confirmação.


Rumores nas rádios

Fãs como a Zoe (@zaonen) estão comentando que a rádio alternativa ALT106.7 anunciou material novo de twenty one pilots para o mês de julho. Há algum tempo nós publicamos que algumas estações americanas já estavam falando sobre a banda durante a programação, dizendo que eles viriam “em breve” e “no verão americano” (que começa no fim de junho). Por conta das férias, realmente é uma boa época para lançar música nova na rádio, já que mais pessoas ouvem no verão, em casa, em passeios ou viagens e em festas com amigos. Vamos torcer!

No dia 28 de junho, a mesma rádio voltou a afirmar que a banda volta “MUITO, MUITO em breve”. No mesmo dia, um usuário não identificado postou no Reddit que trabalha em uma estação de rádio e que os representantes de twenty one pilots levaram o novo single em um iPod sem conexão com a internet para mostrar o novo som aos radialistas pela primeira vez. Ele disse que a segurança está reforçada e que provavelmente não haverá vazamentos. Essa informação deveria ser confidencial, portanto, se for verdade, ninguém confirmará ainda.

No dia 05 de julho, a rádio i99 também anunciou no Twitter que teríamos música nova muito em breve. Poucos minutos depois, eles deletaram o tweet, dizendo que a gravadora pediu para que não divulgassem ainda. Veja os tweets aqui.

A rádio i99 se aproveitou da situação ao longo do dia 06, incitando fãs que esperavam por novidades a ouvir a rádio deles. Uma radialista de outra estação falou para fãs ouvirem a rádio dela na segunda de manhã. Todos continuam com o jogo de dizer que algo chegará em breve sem falar nada com nada, portanto avisamos que vocês não caiam nessa ladainha, muitos só querem audiência e lucro. Tudo indica que a música nova será lançada primeiro na internet, já que toda a campanha da banda está acontecendo por aqui.


A história está ficando cada vez mais clara e o lançamento mais próximo, enquanto vários fãs pelo mundo estão criando interpretações, teorias e descobrindo novas peças. Traremos novas informações sempre que possível! Deixe seu comentário ou sugestão aqui ou nas nossas redes sociais.


Acompanhe a MKBR para mais novidades!

Facebook
Twitter
Instagram
Canal no YouTube 
Galeria de fotos
Grupo de fãs no Facebook

41 comments on “Novo mistério no site do twenty one pilots

  1. To achando que NICO e NIGO são dois diferentes bispos, só que o NICO é alguem que esta acima na hierarquia ou sla, Porque se são ele e mais nove então não faz sentido eles serem em nove…

    Ah sla eu TO PENSANDO LOUCAMENTE NO DEMA FAZ UNS DOIS DIAS, tomara que dia 05/Outubro chegue logo, perguntas prescisam ser RESPONDIDAS o_O

    ~||-//

  2. Nova imagem no site, parece que eles estão tentando explicar a frase East is up, eu também pensei que era Leste é acima aheuaheuaeh, mas parece que não. “West wall blocked, east is up”

  3. Gente!! Pulei de paraquedas aqui. To no dia 12 de julho e sou fã da banda, mas não tinha noção dessas referências ao dema. Caraca, parece ser coisa grande!! Alguma novidade desde o dia 10??

    1. Quais as chances do verdadeiro nome do Clancy ser Nigo?? Pela teoria de que a gente não sabe o nome dele…
      Eu quero participar do grupo de whatsapp!! Como faz?

  4. e sobre as( plural pq foram texto e imagem, e no meu pensamento que tipo, ao salvar a imagem ela vem 2_1_2 o que acho referencia a nova logo, e a imagem lembrou o site que agora usa algo amarelo tamapando) 018 07moon 08, voces ficaram sabendo de algo??

  5. Aaa eu acho que se em algum momento depois que tøp voltar e vcs nao estiverem tão ocupado com atualizações e teorias sobre essa nova era, vcs poderiam pensar em um prejeto de um app pros fãs uma apo da mutantkids acho que seria legal e bem pratico, adoro o site de vcs e vcs sao incriveis o conteudo é ótimo ✨✨ abraço |-/

  6. Exatamente hoje dia 6 de julho de 2018, último quarto da lua, que parece com a ultima imagem do TOP que está circulando nas redes social de um olho se abrindo, sei lá

    1. Aos 11 segundos o Josh fala que o Tyler não foi na premiação porque ele tava “cortando laços com o DEMA”. Na legenda aparece alguma coisa relacionada a guarda costas, mas tá errado, mas dá pra entender porque na época a gente não tinha a menor ideia do que era DEMA e a pessoa que traduziu provavelmente pesquisou e colocou o que ela achava que dava mais contexto.

  7. vcs não acham que o insta @tylerrjoseph não tem algo a ver com as teorias não??? Tem um monte de enigmas lá com legendas que não fazem muito sentido. Uma nova foto foi postada um dia depois da ultima atualização (30/05/2018)

  8. Boa noite! Essa teoria é incrivel… Sou um grande fã de TOP, fãs podem entrarno grupo do WhatsApp? Agradeço! Curto demais essa página.

    1. Já atualizamos! Essa nova data é o dia seguinte ao que estava antes. Pode ser simplesmente o primeiro dia de silêncio absoluto, já que no dia 6 eles ainda estavam postando que ficariam em silêncio. Não sabemos ainda por que a data foi alterada, talvez eles tenham se enganado com as datas na hora de postar ou talvez no fim das contas eles precisem que esse número seja o 7 e não o 6. Vamos ver em breve!

  9. Também tenho minha teoria. Pelo que Clancy fala de Dema pode estar relacionado à fama e sucesso, pois ele olhava admirado e viu que é mais uma prisão do que uma “vista”. E que tinha obrigações a cumprir em um tempo, como os meninos têm que estar em lugares em determinado tempo para fazer seus shows e tem que continuar a gravar discos também. E ele exprime essa admiração por Keons, o qual ele sente prazer em obedecer, esse Keons pode ser o clique, apesar do sucesso da banda não ser como eles imaginavam antes, vale a pena continuar pelos fãs, os quais eles obedecem porque gostam.

  10. Galera, li que se você colocar o lado leste do blurry pra cima, tear in my heart fica em cima da parte de “sacarver” e mt gente tava dizendo que esses nomes são as letras de músicas que estão na capa do blurryface. Mas eu fiquei um pouco confusa, porque na carta de Clancy fala que são os bispos e etc. Outra coisa que achei interessante é que esses abutres fazem parte da tower of silence, até se você entrar na página da wiki em inglês, conta que eles colocavam os corpos mortos pros abutres comerem e etc. Eu tô ficando doidaaa

    1. É isso mesmo! Nós atualizamos a matéria com a lista de bispos e dos trechos das músicas de onde os nomes saíram. Por enquanto pode ser só uma referência, ou easter egg como os gringos chamam. A gente vai saber melhor a história dos bispos e se existe relação com as músicas do Blurryface (além de terem inspirado os nomes) quando saírem mais informações.

  11. Alô alô mutant, o código “de violação” da penúltima imagem é “15398642_14”, tal como aparece no primeiro link, na mensagem de erro; a penúltima imagem parece aquelas plaquinhas de identificação de pessoas presas, e isso pode significar que o Clancy tentou sair de Dema e foi preso, e que quando nós tentamos entrar no site que dá erro, nós também estamos tentando sair de Dema

  12. Eu fui pesquisar o quw era Dema, e é uma palavra em iraniano pra torres dp silêncio, um monumento que parece ser da foto com os abutres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *