twenty one pilots conquista marco histórico com Blurryface

Blurryface é o primeiro álbum da era digital a ter todas as canções certificadas com discos de ouro e platina

por Matheus Lopes


Essa é a matéria de número #200 do nosso site! Agradecemos o apoio de vocês ao longo desta jornada e seguimos com orgulho e dedicação para compartilhar notícias, teorias e artigos especiais a todos que vieram em busca de uma fonte na língua portuguesa <3


Não é novidade que twenty one pilots tem um ótimo desempenho em vendas de singles, álbuns, ingressos de shows e streams nas plataformas digitais. Esses números aumentaram bastante após a projeção do álbum Blurryface, que tornou a banda conhecida mundialmente. Foi justamente com esse álbum que Josh e Tyler conquistaram algo inédito: Blurryface é o primeiro álbum da era digital a receber certificações por todas as suas faixas.

Desde que a indústria da música começou a mudar com o meio digital, o número de vendas de álbuns e singles de artistas e bandas de todos os gêneros caiu drasticamente. O principal motivo para isso é a pirataria, já que muitas pessoas baixam os arquivos ilegalmente ou compram CDs falsos. A solução foi montar um catálogo gigantesco em lojas virtuais, como o iTunes, e criar plataformas de stream gratuitas, como Spotify e Deezer. Pensando nisso, a RIAA, Associação da Indústria de Gravação da América, que só contabilizava vendas físicas para distribuir certificados, começou a levar em conta os streams e vendas digitais.

Se você acha que isso facilitou as conquistas para todos, errou. Muitos artistas com alcance gigantesco lançaram álbuns nessa nova realidade, mas twenty one pilots foi o primeiro ato musical da era digital a ter todas as faixas de um único disco com certificados de Ouro (500 mil unidades) ou Platina (1 milhão de unidades).

A RIAA fez o anúncio da conquista pelas redes sociais, acompanhado por uma imagem listando todos os certificados. No total, são mais de 3 milhões de vendas do álbum e mais de 20 milhões de vendas dos singles.

As faixas com mais vendas são Stressed Out com 7 milhões, Ride com 4 milhões e Tear In My Heart com 2 milhões. Todos os 6 singles oficiais, que foram levados às rádios e tiveram clipes postados no YouTube e veiculados na TV, conquistaram o disco de Platina. As outras 8 faixas conquistaram Ouro sem divulgação, com exceção de We Don’t Believe What’s On TV que estava na trilha sonora do filme Power Rangers (2017).

Com o marco, Josh e Tyler foram destaque nas notícias de vários países, como no brasileiro G1, a americana Forbes, o francês Le Huffpost e a espanhola La Prensa.

Blurryface já completou mais de 150 semanas na lista de álbuns mais vendidos dos Estados Unidos, a Billboard 200.

Para ler mais sobre o desempenho da banda, confira as nossas páginas HISTÓRICOCERTIFICADOS, PREMIAÇÕES e RECORDES.


Leia também

twenty one pilots volta a fazer mistério em 2018: álbum novo em breve?

Matéria #100: a história por trás do nome da banda


Acompanhe a MKBR

Facebook
Twitter
Instagram
Canal no YouTube 
Galeria de fotos
Grupo de fãs no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *