#TBT: Tour de Columbus

Relembre como foi a Tour de Columbus e confira fotos oficiais e assista aos shows completos!

por Kaline Linhares
e Matheus Lopes


Para comemorar um ano do início da Tour de Columbus, resolvemos relembrar como foram os cinco shows. Como sempre, colocamos vários links ao longo da matéria para você ver fotos, vídeos e publicações da equipe, é só clicar que eles abrirão em outra aba!

A Tour de Columbus foi uma pequena turnê de encerramento da era Blurryface realizada por twenty one pilots em sua cidade natal, Columbus, no estado de Ohio. O anúncio foi feito no final de março, apresentando um sistema de compras de ingresso diferente do normal para evitar que uma única pessoa comprasse ingressos demais e para impedir a ação de cambistas, já que alguns desses shows aconteceram em locais bem pequenos.

A TDC aconteceu de 20 a 25 de junho de 2017. No dia 23, entre o terceiro e o quarto show, aconteceu a ARTOPIA na arena Nationwide. Você pode ler sobre o evento promovido pela banda aqui (teve até Meet & Greet surpresa!).

Antes dos shows, alguns sons e imagens foram exibidos nos locais dos eventos. Os fãs interpretaram como pistas, mas até hoje não sabemos se realmente eram enigmas ou simplesmente algo para criar o clima. Os últimos três shows começaram com um vídeo mostrando momentos da história da banda.


Noite Um: The Basement
Capacidade: 300 pessoas
Fotos oficiaisShow completo

Durante a entrada do público no The Basement, fãs ouviram sons que lembravam sons de um voo, com a apresentação de um capitão e conversa entre pilotos.

O primeiro show da Tour de Columbus começou com uma intro de “Trees” e “Fake You Out”. Essa mesma abertura foi feita em alguns show da turnê tripførconcerts em 2013 e 2014. Tyler começou o show tocando sua keytar, um teclado em forma de guitarra. O instrumento não foi tão usado na era Blurryface.

“Fake You Out” e “Truce” foram performadas pela primeira vez desde 2014. A última vez tinha sido durante a Quiet is Viølent World Tour, tunê da era Vessel. Josh não fez seu famoso backflip durante “Holding On To You” e não fez Drum Island em “Ride” porque o espaço era muito pequeno.

Tyler e Josh fizeram duelo de bateria depois de “Guns For Hands”. Eles costumavam fazer isso durante a era Vessel.


Noite Dois: Newport Music Hall
Capacidade: 1600 pessoas
Fotos oficiaisShow completo

Antes do show, Tyler e Josh compraram 3 caixas enormes da Chipotle e pediram para a segurança entregar a comida aos fãs que estavam na fila. Uma imagem foi projetada na entrada do Newport Music Hall com a mensagem “WAIT_” (ESPEREM_).

Dessa vez a abertura foi com intro de “Fairly Local” e “Heavydirtysoul”, como aconteceu durante a Emotional Roadshow. “Fake You Out” não foi tocada dessa vez e Tyler dedicou “House of Gold” à mãe dele. Todos cantaram parabéns para Josh.

Josh voltou a fazer batalha de bateria (com ele mesmo), backflip durante “Holding On To You” e drum island.

Curiosidade: Foi nesse mesmo local que o videoclipe de “Car Radio” foi filmado.


Noite Três: Express Live!
Capacidade: 5500 pessoas
Fotos oficiaisShow completo

A banda de abertura da noite foi MUTEMATH. Além de terem viajado por vários meses em turnê com Tyler e Josh, foram eles que participaram do EP “TOPxMM”, com versões reinventadas de músicas do twenty one pilots. (Se você não ouviu ainda, assista ao vídeo do projeto no YouTube ou ouça no Spotify ou Deezer.)

Antes do show, uma imagem enigmática apareceu nos telões ao lado do palco. Fãs disseram que uma mensagem dizia “carregando instrumentos de voo”.

Dessa vez, o show começou com um vídeo nos telões, exibindo momentos da banda e uma narração sobre a carreira deles. Você pode assistir à intro aqui ou ler a transcrição a seguir:

         Quantos dias são necessários para começar uma banda?
         Quantos dias são necessários para criar o show?
         Quantos dias até as pessoas começarem a aparecer?
         Quantos dias até você poder tocar no maior local?
         Quantos dias até você tocar em todos os maiores locais?
         Quantos dias até você poder voltar para casa?
         Bem-vindos a Tour de Columbus.

Alguns fãs deixaram o Express bem sujo. Tyler disse: “Eu trabalhava aqui e era o cara que limpava o lixo, então não joguem coisas no chão.”

Mutemath voltou ao palco para as performances de “Tear In My Heart” e “Lane Boy” nas versões do EP TOPXMM. Foi a segunda apresentação ao vivo da colaboração, já que eles também tocaram juntos no Hangout Festival.

Tyler parou o show porque alguém estava passando mal na pista e depois falou sobre a marca de 1 bilhão antes de recomeçar “Stressed Out”. Confira no vídeo abaixo:

Esse show foi mais curto. Não teve medley das músicas antigas.

Tyler estava muito emocionado durante o show e chorou quando agradeceu aos fãs por terem acreditado neles, dizendo: “Acreditar é algo poderoso. Nossos pais e famílias acreditaram em nós. Obrigado por acreditarem em nós.”


Noite Quatro: Nationwide Arena
Capacidade: 12900 pessoas
Fotos oficiaisShow completo
Fotos do Meet & Greet

Os fãs elogiaram a organização do Nationwide Arena. A segurança deu senhas aos que chegaram primeiro e os companhou para garantir que ninguém correria ou se machucaria até chegar na grade.

As bandas de abertura dessa vez foram Judah & the Lion, que também já tinha feito turnê com os garotos, e Public, uma banda menor que está sendo gerenciada por Michael Bradley, ex-gerente de turnê e segurança de twenty one pilots. (Muito boa, inclusive. Você pode ouvir ao EP Sweet Lemonade no YouTube, Spotify ou Deezer).

A TDC teve suas primeiras performances de “Hometown” e “Cancer”.

Também foi o primeiro show da TDC com Palco B. “Ode to Sleep”, o medley de canções antigas e “Cancer” foram tocadas lá.

Judah & the Lion voltou ao palco durante o show principal para os covers de “Tubthumping” e “Jump Around”.

Os fãs fizeram uma fila para dançar conga e Tyler não só notou como também disse que amou. (Vídeo aqui.)

No discurso de “Trees”, Tyler agradeceu aos fãs e disse que estava muito orgulhoso porque o mundo inteiro estava acompanhando a Tour de Columbus se tornando realidade. link discurso legendado


Noite Cinco: The Schottenstein Center
Capacidade: 12200 pessoas
Fotos oficiaisShow completo

Esse foi o último show da Tour de Columbus e da era Blurryface. Por conta disso, foi a última vez que vimos ao vivo algumas canções do Blurryface que deixarão a setlist para as novas da próxima era. As bandas de abertura da noite foram Vesperteen e MisterWives, banda do Dr. Blum que você deve lembrar daquela performance icônica de “Fall Away”.

Antes do show, Mark Eshleman e Brad Heaton, diretor criativo e fotógrafo da banda (também conhecidos como trolls da equipe), postaram uma suposta setlist do show que tinha algumas das favoritas dos fãs, como Ruby, Anathema e Taxi Cab. Mais tarde, Brad postou uma foto mostrando que a calça dele rasgou e também disse que Tyler pisou na cabeça dele quando corria sobre a plateia na hamster ball, “isso é karma!”.

Debby Ryan, namorada de Josh, e as irmãs de Jenna também estavam no show, família completa!

Uma fã mostrou no Twitter que uma senhorinha que trabalha no elevador da arena escreveu “Scott” em vez de Josh na ficha com o nome dos artistas da noite.

Era aniversario da Maddy, irmã do Tyler. Ele deu parabéns para ela antes de tocar “We Don’t Believe What’s On TV”. Confira à performance legendada a seguir:

Brutus Buckeye, a mascote da Universidade Estadual de Ohio, subiu no palco para comemorar o sucesso com os garotos.

MisterWives voltou ao palco para as performances de “No Woman No Cry” (cover de Bob Marley) e “Ride”. O cover não era performado desde 2015.

Tyler entrou na Hamster Ball em “Guns For Hands” e depois dedicou “Tear In My Heart” a todas as pessoas que já ficaram na fila de um dos shows da banda. Ele também falou “goodbye” (tchau) em “Trees” no lugar de “hello” (olá). Veja aqui.

Após o show, Tyler postou uma foto de uma pia suja de tinta preta. Ele estava se limpando da tinta que representa o Blurryface pela última vez.


Confira também

Playlist com vídeos legendados de todos os discursos e vários momentos da Tour de Columbus.
Playlist com todos os 5 shows completos (gravados por fãs).

Jornal Columbus Dispatch em português: twenty one pilots mostra o amor à cidade natal
Entrevista na DuJour em português: Judah & The Lion fala sobre twenty one pilots

Chris Shoenman, que trabalha com a direção de arte e animações para a banda, compartilhou modelos 3D de Tyler e Josh que foram usados para a edição do vídeo de introdução da TDC neste tweet.

O capítulo 5 da websérie Sleepers teve imagens da Tour de Columbus. Você pode assistir a todos os episódios e outras séries legendadas na nossa página WEBSÉRIES dedicada a elas.

Em uma edição especial da revista Rock Sound (que nós postamos traduzida aqui), Tyler e Josh disseram que se inspiram nos fãs e levam a troca que acontece entre nós e a banda em consideração ao criar novas músicas.


Acompanhe a MKBR

Facebook
Twitter
Instagram
Canal no YouTube 
Galeria de fotos
Grupo de fãs no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *