Interpretação e teorias do vídeo de Jumpsuit

Escrevemos uma interpretação sobre os conceitos do clipe de Jumpsuit e reunimos teorias de outros fãs e curiosidades sobre o vídeo!

por Matheus Lopes
última atualização: 10 de agosto, 14:35


Nota: Levamos quase um mês para postar essa matéria, inicialmente por falta de tempo, já que estávamos muito ocupados com todas as novas informações e vida pessoal, mas acabou sendo melhor assim porque agora temos também o vídeo de Nico and The Niners que explicou bastante coisa, então essa interpretação está bem melhor do que teria sido se fosse postada na semana de lançamento de Jumpsuit 🙂 Logo, logo, a gente posta interpretação de Nico também, aproveitem essa primeiro e mandem pros amigos que não entenderam. Obrigado por lerem o site e pela paciência, espero que gostem.

Você também pode enviar teorias aqui nos comentários ou pelas nossas redes sociais para adicionarmos à matéria.


O que você precisa saber antes de ler a matéria

Apesar de terem ficado em silêncio oficial por pouco mais de 1 ano, twenty one pilots está lançando pistas e enigmas em uma página que estava escondida no site da banda. Você pode ler a história completa aqui pelo site, onde registramos, traduzimos e explicamos tudo. Como o conteúdo é extenso, dividimos em Parte 1 (atualizações de 21 abril a 11 de julho) e Parte 2 (atualizações a partir de 11 de julho). Se você já leu e ainda não entendeu ou prefere ler depois, o básico é o seguinte:

  • O que é Dema?
    É uma cidade habitada por uma sociedade controlada por 9 bispos que ditam as regras. A cidade é dividida em 9 distritos, cada um sob o controle de um bispo. Ela é cercada por um muro muito alto e por grandes portões que ficam trancados, impedindo que as pessoas saiam de lá. Se você já leu a saga/assistiu ao filme Jogos Vorazes, é algo parecido com isso.
    Metaforicamente, Dema representa o nosso próprio estilo de vida no mundo real, cercados por muros e fronteiras, seguindo líderes que dizem saber o que é melhor para nós e vivendo dia após dia fazendo o que esperam de nós. Esse tema lembra bastante a letra da música “Isle Of Flightless Birds” (assista a uma performance legendada aqui).
  • Quem é Nico?
    É um dos bispos, provavelmente o o líder deles. As cartas falam de um bispo sinistro sem mencionar seu nome, mas pela letra de “Nico and The Niners” supomos que seja ele. Outro bispo que foi diretamente citado na narrativa é Keons, que comanda o distrito onde Clancy vive. Keons parece ser mais bondoso, enquanto Nico parece ser o mais cruel.
  • O que é “vialismo”?
    É a ideologia seguida e ensinada pelos bispos. Metaforicamente, parece ser uma referência a religiões ou instituições políticas que influenciam a sociedade real. Com uma rápida pesquisa no Google é fácil ver que não há referências a esse conceito, criado para a narrativa de Dema. Existe algo parecido chamado “vitalismo”, um conceito discutido na Biologia nos séculos 18 e 19 que tentava explicar a diferença entre seres vivos e objetos inanimados estudando uma possível energia ou elemento presente apenas nos seres vivos, algo que lembra o conceito religioso de alma. Isso pode ou não ter a ver com a história.
  • O que é a Reunião Anual dos Glorificados?
    Esse evento é mencionado em uma das cartas de Clancy. Ele diz que se os rebeldes calcularem o momento certo durante a Reunião, poderão fazer a travessia (fugir). Acreditamos que seja a reunião dos 9 bispos mostrada no vídeo de “Nico and The Niners” na sala com as luzes.
  • Quem é Clancy?
    Clancy é o personagem que nos introduziu à narrativa de Dema. As cartas postadas no site estão todas assinadas por ele. Ainda não está claro quem ele é nessa história toda. Há teorias de que ele seja o personagem interpretado por Tyler, outros acreditam que ele seja o personagem de Josh, enquanto outros acham que ele é alguém que não apareceu nos vídeos ainda. Falaremos mais sobre isso nas interpretações.
  • Quem são os “watchers” e os “banditos”?
    “Watchers” ou observadores parecem ser os guardas de Dema, que garantem que a ordem seja mantida. “Banditos” são os rebeldes que querem acabar com o controle e ajudar as pessoas a fugirem de Dema. Eles usam roupas com tons de verde, marrom e fitas amarelas. Josh é um deles.
  • Os vídeos novos têm algo a ver com o Blurryface?
    Sim, mas não tão diretamente, como disse Josh em uma entrevista à BBC Radio 1. Ele disse que o álbum Trench é como uma continuação de Blurryface com um olhar mais afastado, e que apesar de manter alguns conceitos, Trench tem sua própria narrativa. Em “Jumpsuit” vemos um bispo marcando o pescoço de Tyler, algo parecido com a pintura preta da era Blurryface. Em “Nico and The Niners”, vemos alguns elementos dos vídeos da era Blurryface. Essas são referências, não significa que todos os vídeos são uma história só, até porque todos funcionam de forma independente e a representação artística é diferente de uma franquia de cinema, por exemplo. Falaremos mais ao longo dos textos.

Ordem cronológica

Mark Eshleman, que dirigiu outros vídeos da banda, dessa vez ajudou o diretor Andrew Donoho na edição. Como ele é amigo e diretor criativo de twenty one pilots, esclareceu as coisas através de um tweet: “alguns meses depois dos eventos de Heavydirtysoul, Tyler encontra a jaqueta no porta-malas, vai para Trench, nós o vemos semanas depois quando ele está na água, Jumpsuit acontece, ele é arrastado de volta para Dema, Josh começa uma missão de resgate [em Nico and The Niners].” Ele também disse que não sabe quais são os planos da banda além do próximo vídeo: “É Jumpsuit, NATN e a parte três ainda não lançada.”

Clique nos links a seguir para ler as nossas matérias sobre cada vídeo ou assisti-los.

Prológo: Heavydirtysoul 
Vídeo oficial • Performance legendada • Interpretação e teorias
Parte 1: Jumpsuit
Vídeo oficial • Letra e traduçãoInterpretação e teorias
Parte 2: Nico and The Niners
Vídeo oficial • Letra e tradução • Interpretação e teorias (em breve)
Parte 3: Levitate
Vídeo oficial • Conceito, letra e tradução • Interpretação e teorias (em breve)


Introdução

Em julho de 2017, twenty one pilots entrou em hiatus, termo usado no meio musical para se referir à pausa que artistas fazem entre o ciclo de divulgação de um álbum e outro. No dia 11 de julho de 2018, a banda voltou lançando duas novas músicas e um videoclipe para uma delas, “Jumpsuit”. O segundo vídeo, “Nico and The Niners”, foi lançado no dia 26.

Nesta matéria, reunimos informações sobre o vídeo de “Jumpsuit”, o primeiro single do novo álbum Trench. Logo também publicaremos uma matéria com interpretação do segundo vídeo, “Nico and The Niners”. Os dois foram dirigidos por Andrew Donoho, que também dirigiu “Heathens” e “Heavydirtysoul”.

Jumpsuit intercala cenas de momentos diferentes no tempo. As cenas em que Tyler está com o cabelo raspado e roupas pretas próximo ao carro queimado acontecem meses após o vídeo de Heavydirtysoul. As cenas em que ele está com o cabelo maior e vestindo a roupa com fitas amarelas acontecem algumas semanas mais tarde, depois que ele quebrou o ciclo e chegou aos arredores de Dema.

Vamos comentar todas as partes dos vídeos, então é claro que essa matéria tem spoilers. Se você ainda não assistiu, vai lá antes!


Não confirmado: ligação com Heathens

Como já falamos, a equipe da banda não confirmou que o vídeo de Heathens está conectado à narrativa de Dema. Por esse motivo, não oficializamos essas teorias aqui no site, mas achamos importante falar sobre elas porque são relevantes e muitos fãs acreditam nessa conexão.

A questão é que essa música foi feita para o filme Esquadrão Suicida (Suicide Squad, 2016) e o vídeo tem cenas do filme. Como muitos sabem, as grandes franquias de aventura do cinema levam seus universos e linhas do tempo a sério, mesmo que algumas estejam confusas, como a dos X-Men. Teoricamente, o vídeo de Heathens faz parte do universo da DC, e Tyler estaria na mesma prisão que os vilões do filme. Mas e se isso for uma ilusão?

Na letra de “Nico and The Niners”, Tyler canta que eles vão “forçar um patrocinador e criar uma distração”. De outra perspectiva, se ignorarmos o universo DC, essa prisão pode ser em Dema. A banda também já falou que se a canção fosse recusada para o filme, eles a usariam de qualquer forma porque também significava bastante para eles e para os fãs, não apenas para o filme. E se ser um “heathen” ou pagão significar que você não segue a doutrina dos bispos de Dema?

Uma das teorias foi enviada por @MeiMylena, que fez uma sequência de tweets com a explicação dela. Segundo ela, Tyler e Josh estavam tentando fugir dessa prisão em Dema e a relação com o álbum Trench pode ser vista até pelas cores do vídeo. O amarelo representa a esperança, como falaremos mais a seguir, e pode ser visto em várias cenas: na plataforma da bateria de Josh, no terno que Tyler usa quando canta para outros presos e no macacão de prisioneiro dele, que muda de amarelo para laranja quando os guardas (watchers/observadores, talvez?) chegam para rendê-lo no final, o que pode simbolizar o fracasso.

Na linha do tempo, Heathens viria antes de Heavydirtysoul e os vídeos do álbum Trench. A continuidade não é tão clara, entretanto. Mylena acha que os bispos podem ter colocado Tyler no carro como isca para atrair os banditos, afinal Josh apareceu para ajudá-lo a quebrar o ciclo do carro. Ele também pode ter fugido em algum momento entre os vídeos ou pode ser que não exista ligação mesmo. Fica o mistério.


Ligação com o vídeo de Heavydirtysoul

Essa ligação é inegável, já que o vídeo de Jumpsuit começa com o mesmo carro destruído e Tyler usando as mesmas roupas e o mesmo cabelo do vídeo anterior. Algumas pessoas se confundiram com a ordem das cenas, mas na verdade é bem simples. Todas as cenas de Jumpsuit em que Tyler está com o cabelo raspado aconteceram pouco depois do vídeo de Heavydirtysoul. Na última delas, ele pega a jaqueta com fitas amarelas do carro e caminha pela estrada. As cenas em que ele está andando com o cabelo maior vieram meses depois. No fim, ele é capturado pelo bispo e levado para Dema, onde começa o vídeo de Nico and The Niners.


Jumpsuit

O vídeo começa com Tyler pós-Heavydirtysoul sobre o carro destruído dizendo: “Nós estávamos aqui o tempo todo. Vocês estavam dormindo. É hora de acordar.” O “estávamos aqui o tempo todo” pode soar confuso, já que a banda ficou em silêncio nas redes sociais esse tempo todo. Mas é esse o ponto: nos acostumamos tanto com a presença virtual que não pensamos muito na presença física das pessoas. Quando Tyler diz que quem estava dormindo éramos nós, isso pode ser uma crítica. No dia 04 de agosto, Josh postou uma foto no Instagram com uma legenda que fazia piada com o fato de os fãs ficarem com os celulares apontados para o palco por muito tempo. Temos essa noção de que tudo precisa ser registrado ou que precisamos da troca de sinais virtuais o tempo inteiro, quando na verdade há muitas questões sendo esquecidas.

“É hora de acordar” pode ser um convite para fugirmos de Dema com eles. Como falamos lá em cima, esses conceitos lembram letras como “Slowtown” (legendado aqui) e “Isle Of Flightless Birds” dos primeiros álbuns da banda, nas quais eles falam sobre os problemas da vida urbana e o desejo de mais reflexão e fuga desse sufocamento social e industrial. As cartas de Clancy falam sobre isso: muitas pessoas em Dema aceitaram os seus papeis e não pensam no que estão fazendo, diferente dos banditos, que decidiram fugir. Isso explicaria até o nome da turnê, The Bandito Tour. É como se os rebeldes estivessem viajando pelo mundo para fazer as pessoas acordarem para a causa, recrutando todos com o poder da música.

Quando Tyler diz isso, o carro volta a pegar fogo, mesmo depois de já estar torrado. Para twenty one pilots, o fogo e o calor têm um simbolismo importante. A primeira associação que muitas pessoas fizeram foi com a música “A Car, A Torch, A Death” pela história que ela conta. Na era Blurryface também vimos o contraste comparando o início, com clipe de “Fairly Local”, cheio de neve, e o vídeo de “Heavydirtysoul”, último da era, com o carro em chamas. Em “Hometown”, Tyler também pede que levem o fogo para esquentar os ossos dele e em “The Judge” ele diz que sabe que a alma dele está congelando e que o “inferno é quente por um bom motivo”. O fogo simboliza, ao mesmo tempo, a destruição e a punição e também a paixão, a renovação e o renascimento. Em todos esses casos, o fogo tem o poder de começar um movimento, uma transformação. Mas também pode representar ansiedade e medo, destruição.

Depois dessa breve introdução, vemos Tyler acordando no vale e uma figura sinistra usando uma capa vermelha sobre um cavalo correndo pelo grande espaço nos arredores de Dema. Aos 0:48 é possível confirmar o local reparando lá no fundo, um detalhe que talvez tenha passado despercebido principalmente para quem viu o vídeo em uma tela pequena. A própria cidade de Dema já apareceu em Jumpsuit!

O homem de vermelho, portanto, é um bispo (confirmado no vídeo de Nico and The Niners). Só não podemos afirmar ainda se ele é Nico, embora pareça que sim. Por uma das cartas, o que temos certeza é apenas que ele não é Keons.

O local exato das gravações na Islândia é o cânion de Fjadrarglufur. Olhando o mapa da Google com imagens de satélite, é possível ver uma estrutura parecida, mas é provável que o vídeo tenha sido editado para destacar a construção melhor e representar Dema. Além disso, o local onde as cenas de Dema em Nico and The Niners foram gravadas fica na Ucrânia, longe da Islândia, então não acreditamos que Dema tenha um local físico definido no nosso mapa real.

A primeira estrofe da canção começa. Tyler fala sobre o quanto odeia as pressões de um novo lugar e pede que o macacão que ele veste o dê cobertura. Essa frase tem duplo sentido: “cover me” significa literalmente cobri-lo, no sentido de vestir, e também significa dar proteção. Talvez a tradução da música soe esquisita se você pensar no sentido literal, mas se você pensar um pouco no passado da banda e também no sentido figurado, tudo faz sentido.

A letra de Jumpsuit é pequena, e basicamente fala sobre tirar o macacão do armário e vesti-lo para encarar os novos lugares e os “espíritos” (sentimentos negativos). Em “Lane Boy”, Tyler fala sobre se sentir livre quando está fazendo shows ao vivo, e podemos atribuir parte disso ao figurino e ao prazer em espalhar a música. Tanto ele quanto Josh vestem máscaras e balaclavas (a touca ninja) em shows e vídeos. O vídeo de “Guns For Hands”, por exemplo, começa com Tyler dando uma dessas a Josh e dizendo que assim será mais fácil se apresentar ao mundo. “Limpar a poeira” é em relação ao hiatus, depois de tanto tempo sem lançar vídeos e fazer shows, as roupas estão empoeiradas, é preciso limpá-las para voltar a viajar e tocar ao vivo.

Tyler também já usou peças de roupa tradicionalmente atribuídas a mulheres, como o famoso kimono florido da Forever 21, também presente em “Lane Boy” e gargantilha. Uma vez, em um programa de TV na França, usou um sobretudo sem calças por baixo, o que o fez parecer que estava de vestido e que inclusive rendeu provocações de um dos apresentadores. Josh, por sua vez, já pintou as unhas, e os dois já usaram calças estampadas que eram vendidas na seção feminina. Por essas razões, já foram criticados, mas não deixaram de vestir o que queriam.

O macacão (jumpsuit) não é novidade. Em fotos de divulgação da era Vessel, víamos Tyler e Josh vestindo macacões azuis e vermelhos, que também apareceram nas turnês da era. Durante as turnês do Blurryface, não os vimos mais, apenas em uma ocasião especial: quando Blurryface desafiou Tyler a vestir azul em um show e ele vestiu o antigo macacão, simbolizando proteção. Você pode entender mais essa parte da história e ver fotos nesta nossa matéria da época. Agora é hora de analisar o clipe!

Aos 1:22, os primeiros banditos começam a aparecer no alto das pedras e veem Tyler lá embaixo, sozinho. Ele parece assustado e tenta correr, mas acaba tropeçando. As quedas e desmaios podem representar o mesmo sono ao qual eles se referem no começo do vídeo. Tyler não entendeu que os banditos são pessoas que querem romper com as tradições de Dema ou talvez tenha se recusado a pensar nisso, e por isso cai, fica para trás. É como negar ajuda de um amigo ou familiar, ou se recusar a pensar em um problema que está afetando a sua vida. Pode não parecer importante, mas o tombo vem.

Detalhe: em dois momentos do vídeo, algumas imagens são mostradas rapidamente com um filtro colorido as cobrindo. O primeiro momento é aproximadamente aos 1:43 com um filtro laranja. Imaginávamos que seriam uma prévia do interior de Dema para o próximo vídeo, e era isso mesmo: as imagens são de Nico and The Niners.

   

Em uma das cartas, Clancy diz que viu centenas de banditos. Realmente vemos muitos em cena, bem mais que os 21 que apareceram em uma das imagens postadas no site misterioso antes das músicas serem lançadas. A foto postada por Brad no Instagram e usada por sites de notícia para anunciarem o retorno da banda mostra Josh e Tyler sentados no meio do que parece um acampamento, o local onde todos esses banditos estão vivendo, mas que ainda não vimos no vídeo. Sabemos que é Trench porque Brad postou a foto com esse nome na localização.

Tyler levanta novamente e todos viram o rosto para a direção de onde o bispo vinha, para avisar Tyler do perigo. Mas aí já era tarde demais, Tyler apenas fechou os olhos e esperou o seu destino. Esse momento é cheio de simbolismo. Vemos o rosto do bispo bem de perto, coberto apenas por um fino véu transparente. Na era Blurryface, Tyler falava sobre a importância de dar um nome e uma imagem às suas inseguranças para poder enfrentá-las, e que era disso que o álbum se tratava. Mesmo assim, nunca vimos o rosto “real” de Blurryface, ele estava sempre nas sombras ou coberto com um capuz. Agora, mais maduros e mais seguros, a banda resolveu dar uma cara mais visível aos inimigos.

Outra coisa importante é a tinta preta com a qual o bispo pinta o pescoço de Tyler, ou melhor, mancha o pescoço. Em uma das cartas de Clancy, ele fala sobre as pessoas “manchadas”. Primeiro achamos que isso podia significar pessoas que morreram pela causa contra Dema e foram manchadas com sangue, mas essa cena mostra que ele falava desse ato realizado pelos bispos, que parece até um batismo reverso. O significado, porém, provavelmente é o mesmo que a tinta de Blurryface.

Tyler disse em uma entrevista que a tinta preta nas mãos simboliza a insegurança do que ele cria e escreve, e que a tinta preta no pescoço simboliza a insegurança com o que ele diz e canta e também a sensação de sufocamento que tudo isso causa. O trabalho dos bispos parece ser fazer as pessoas se sentirem mal consigo mesmas e se tornarem dependentes do vialismo, a ideologia deles. Essas pessoas são os “manchados”.

Detalhe II: o segundo momento com frames fora de contexto acontece aos 2:33, quando vemos um abutre sob um fitro azul. Pode ser que essa também seja uma prévia, dessa vez para o terceiro vídeo que ainda não foi lançado, mas também pode ser uma referência aos abutres da história de Dema e que também aparecem em Nico and The Niners. A capa do álbum tem um abutre e ainda não vimos o acampamento rebelde e nem aquela imagem com vários abutres sob as pedras que foi postada no site dos enigmas, então não ficaríamos surpresos se o terceiro vídeo mostrasse isso.

Nesse momento, Tyler começa a seguir o bispo e o cavalo em direção a Dema, o lugar ruim. Podemos comparar essa cena aos nossos momentos pessoais em que ouvimos os nossos medos e inseguranças e queremos desistir do caminho que estamos seguindo. Quando vemos Tyler mais de perto, dá para perceber que a tinta tomou todo o seu pescoço, não apenas os locais onde o bispo deslizou os dedos, uma referência completa à era Blurryface.

A letra acompanha a cena. Ele diz que estará lá, mas que alguém precisará erguê-lo no ar. Isso lembra aquela cena do vídeo de Tear In My Heart em que Jenna segura Tyler pelo pescoço e o levanta no ar. É meio que um “EI, ACORDA! LEVANTA!” que às vezes precisamos para despertar para a vida. Ele está lá, mas precisa de uma motivação para ser produtivo. E é isso que os banditos fazem.

Tyler vê flores amarelas no caminho e para. O bispo percebe que o local está cheio de banditos e olha ao redor. Todos jogam pétalas amarelas e deixam o bispo e seu cavalo aflitos. Em um dos arquivos postados no site de Dema, havíamos encontrado a mensagem “eles não veem amarelo”. Imagens de Tyler no cânion são intercaladas com imagens dele no carro em chamas, no passado. O Igor (@Copolilgor) mandou uma dica pra gente no Twitter: se você usar a função do YouTube de ver o vídeo em velocidade mais lenta, vai reparar que cada vez que o Tyler do presente aparece o pescoço dele está mais limpo, até que ele corre do bispo, sem tinta, livre da mancha. Isso mostra que o apoio da família e amigos fez com que ele se livrasse do lado sombrio.

O simbolismo do amarelo é bem forte aqui. A cor amarela simboliza alegria, otimismo e criatividade, e por isso foi escolhida como cor oficial do mês de conscientização sobre a depressão e prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo. Não é novidade para nenhum fã que twenty one pilots sempre escreveu sobre medos e esperança, e por isso tantas pessoas se sentem reconfortadas com as músicas. Em 2015 nós até traduzimos um artigo publicado em um jornal que mostra a importância da banda para a saúde mental da geração atual. Tudo indica que o amarelo tem a mesma importância no universo de Dema: é a cor que os banditos usam para enfrentar o sistema controlador e que perpetua os males psicológicos. É ao ver o amarelo que Tyler decide fugir do bispo.

Na tentativa, entretanto, Tyler cai, simbolizando que nem sempre essa é uma tarefa fácil. O bispo o amarra e carrega em direção a Dema, mas ele leva uma flor amarela (que será importante no vídeo de Nico and The Niners, não esqueça dela!). Josh, ainda no alto das pedras, encara o bispo, mostrando que não desistiu da missão. Depois nos encaminhamos à cena final, com Tyler tirando a jaqueta do porta-malas do carro, o que nos leva de volta ao começo do vídeo em uma espécie de novo ciclo/loop, como aconteceu com Heavydirtysoul.

A Anne (@heavydirtyanne) deu uma dica pra gente no Twitter: ela reparou que depois que Tyler levanta da água, em algumas cenas ele está com o cabelo molhado, em outras com cabelo seco, e que as fitas amarelas parecem mudar de lugar em momentos diferentes. Como a banda coloca detalhes cheios de significado nos vídeos, é possível que essa seja mais uma indicação de que Jumpsuit mostra cenas de várias tentativas de fuga, e não apenas uma.


Teorias

Nós do site também somos fãs, claro, e por isso criamos nossas próprias teorias vendo os clipes. Também conversamos nos nossos grupos do WhatsApp e interagimos com outros fãs nos nossos perfis do Twitter, além de buscar mais teorias por lá, no Reddit e no YouTube. Reunimos aqui alguns pensamentos nossos e de outras pessoas, dando créditos quando a ideia tiver sido sugerida ou postada por outras pessoas.

  • A família toda de Tyler e Josh estavam no vídeo?
    Apesar de não terem confirmado isso, parece muito que a mulher ao lado de Josh no vídeo e Jenna e que os outros banditos próximos a ele são outros familiares. Essa seria uma referência ao vídeo de Stressed Out, em que as famílias dos dois os fazem levantar da cama. As pétalas também lembram o papel picado lançado pela banda durante as performances de Trees nos shows e podem representar o apoio emocional que eles são a Josh e Tyler.
  • Ligação com Doubt
    Em dezembro, meses antes do enigma começar, nós postamos uma teoria explicando nossa visão da letra de Doubt contando a história do Inferno de Dante. Ela continua fazendo sentido de for vista como fonte de inspiração separada dos conceitos de Dema, mas também pode ser aplicada com as novas ideias. Basicamente, o verso sobre estar mastigando/roendo bispos faz referência à história real do Conde Ugolino e aos versos escritos por Dante no século seguinte. O Conde traiu sua cidade ao se aliar com Ruggieri, um arquebispo. Mas Ruggieri também o traiu, condenando o conde a ficar preso em uma torre com dois filhos e dois netos onde todos morreram de fome. Na obra de Dante, tanto o Conde quanto o Arquebispo foram condenados ao nono círculo do Inferno, o lugar frio onde os traidores são punidos. O castigo do arquebispo foi ser devorado eternamente pelo conde, como forma de vingança por tê-lo matado de fome. Os bispos de Dema podem ser como Ruggieri, usando sua influência para conquistar interesses próprios e traindo a população. Será que eles também serão castigados no final?
  • Quem é Clancy mesmo?
    Tyler: Um dos assuntos mais debatidos pelos fãs é a identidade de Clancy. Primeiro, muitos presumiram que ele era Tyler simplesmente por ele ser o vocalista da banda e geralmente assumir o papel principal nas narrativas, já que ele é quem escreve as canções. Pâmela, da equipe, sugeriu que ele fosse um alter ego de Tyler no universo criado pela banda. Mas quando o vídeo de Jumpsuit saiu, isso pareceu improvável, já que Clancy escreve na carta que cresceu em Dema e o diretor criativo da banda disse que o vídeo se passa alguns meses depois de Heavydirtysoul. Se Tyler estivesse interpretando um novo personagem, ele poderia ser Clancy, mas não parece ser o caso.
    Josh: Uma das pistas disso é que a primeira carta de Clancy tem a data de nascimento de Josh. Uma das cartas fala que Clancy achava que estava sozinho do lado de fora, mas que depois encontrou centenas de banditos. Ele narra o que acontece no final e pouco depois do vídeo de Jumpsuit, quando o bispo olha para cima enquanto carrega Tyler, abrindo a possibilidade de que Clancy seja Josh. Mas como são muitos rebeldes, como ele mesmo diz, Clancy pode ser outra pessoa.
    Brad, Jenna, ou a equipe: Quando o clipe de Jumpsuit foi lançado, percebemos que a foto do corpo deitado que Clancy postou no site de Dema era uma foto de Tyler nas gravações que foi editada para ser publicada lá. Quem tirou a foto original foi Brad, o fotógrafo da banda, e quem postou foi Jenna, esposa de Tyler. E se Clancy representar a equipe da banda ou o amor? Todos estão supondo que Clancy é um homem, mas esse também é um nome feminino em alguns países. Parece que Jenna estava entre os banditos de Jumpsuit e uma das vozes distorcidas em Nico and The Niners parece a dela. Coincidência?
    Outro bandito: E se as datas não forem pistas, mas sim as datas em que as cartas “realmente” foram escritas?  Essa teoria foi levantada por @Naira____ e outras pessoas neste tweet. Se for esse o caso, Clancy não pode ser Tyler nem Josh. Primeiro porque ele já escrevia quando eles ainda eram bebês, e segundo porque algumas datas batem com acontecimentos da banda, como a noite do Grammy. Na primeira carta, de 1988, Clancy deixa claro que tem, no mínimo, mais de 9 anos. Digamos que ele era um adolescente de 15 anos (escrevendo bonito daquele jeito tiraria 1000 na redação do ENEM!). Isso faria Clancy ter 45 anos hoje, 30 anos depois.
    Nós, os fãs: Uma explicação mais metafórica e simbólica. Nós estamos assistindo a tudo que a banda faz, escrevendo teorias e comentários sobre o que vemos. Tyler pediu nossa ajuda para lutar contra Blurryface na letra de Goner, talvez o mesmo esteja acontecendo no álbum Trench para fugir de Dema.
    Nico: Uma reviravolta digna de cinema, pensamos na possibilidade de Clancy ser um dos bispos, talvez até o próprio Nico. É que nas cartas que ele escreve dentro de Dema e a carta postada após Jumpsuit, Clancy nunca diz o nome do bispo cruel que capturou Tyler, ele fala apenas do bispo Keons. Será que esse é mesmo o Nico? E se Clancy for alguém que acaba sendo corrompido e toma a posição de bispo? Mesmo se não acabar assim, o fato dele nunca mencionar o nome de Nico é curioso. Já que Nico and The Niners é o nome de uma das músicas, faria sentido nomear o personagem na história para que imergíssemos mais na narrativa, assim como aconteceu na era Blurryface, em que encaramos o vilão diretamente.
    Não importa: A teoria mais sem graça, mas e se não fizer diferença? Talvez o foco da história não seja descobrir quem é Clancy, mas apenas aprender com as mensagens dele e acompanhar o destino de Tyler e Josh. “Talvez Clancy seja os amigos que fizemos no caminho.”

Também recebemos tweets e DMs com teorias de vocês:

  • Algumas pessoas, como @therutherfrd, lembraram do Mito da Caverna, escrito pelo filósofo grego Platão. Na reflexão, Platão conta a história de um grupo de pessoas que cresceram dentro de uma caverna de costas para o lado de fora, e portanto só viam as sombras do mundo real sendo projetadas nas paredes. Platão discute sobre a ignorância dos seres humanos e a importância da razão para se atingir o mundo real, o que pode ser aplicado às pessoas que vivem em Dema.
  • O @_m4rx (beijo e abraço, Marcelo!) chamou nossa atenção para uma publicação do Reddit que mostra que o local das gravações não foi escolhido só pela beleza natural: lá perto existem ruínas que lembram uma Torre de Silêncio/o formato de Dema. As coordenadas são 63.7659, -18.1627 e podem ser vistas pela visão de satélite no Google Maps ou Google Earth.
  • Um garoto nos enviou tweets mostrando uma passagem do livro do Apocalipse na Bíblia em que se fala do Anticristo sobre o cavalo branco, trazendo a falsa promessa. Pode ter sido um dos motivos para que o cavalo do vídeo fosse branco, já que o bispo também traz uma falsa promessa de algo bom: Dema. Não podemos creditar porque os tweets foram apagados 🙁
  • O @iluvsadsongs acredita que o bispo que aparece no clipe é uma nova forma de Blurryface e que ele é Nico, o bispo mais poderoso.
  • Já a @grizirews aposta em uma reviravolta: e se Nico for Tyler? Já que na carta de Clancy ele não dá nomes às pessoas, talvez de alguma forma Tyler torne-se Nico no fim da saga, representando uma batalha contra si mesmo, semelhante à história de Blurryface.

Vídeos de YouTubers que fizeram sucesso com o fandom (alguns foram legendados em português):


Informações e Curiosidades

  • O vídeo foi dirigido por Andrew Donoho, mesmo diretor de Heathens e Heavydirtysoul.
  • Produtor: Ian Blair. Diretor de Fotografia: Nate Hurtsellers. Colorista: Ricky Gausis. Estilista: Amanda Valentine. Editado por Andrew Donoho e Mark Eshleman.
  • As gravações de Jumpsuit aconteceram na Islândia, no cânion de Fjadrarglufur.
  • A água em que Tyler deita no vídeo é de um rio de regime glacial, ou seja, aquela água está vindo do derretimento de uma geleira! Imaginem o frio! Jenna postou estas fotos mostrando a reação deles ao saberem que era ali que Tyler deitaria.
  • Apesar de muitos fãs criarem teorias sobre uma conexão da saga de Dema com Heathens, Mark Eshleman, que é diretor criativo da banda, não incluiu Heathens na ordem cronológica dos vídeos.
  • O clipe de Jumpsuit teve 5.2 milhões de visualizações em 24 horas, quebrando o recorde pessoal da banda, que era de 3.5 milhões de visualizações quando Heathens estreou.
  • Tyler usava fita adesiva vermelha nos dedos na era Blurryface como se fosse um anel. Agora ele está usando fita adesiva amarela da mesma forma. Referências!

Acompanhe a MKBR:

Facebook
Twitter
Instagram
Canal no YouTube 
Galeria de fotos
Grupo de fãs no Facebook

2 comments on “Interpretação e teorias do vídeo de Jumpsuit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *