Trench estreia em #2 na Billboard 200

O novo álbum de twenty one pilots não conquistou o topo da lista, mas rendeu a maior semana de vendas da banda

por Matheus Lopes


O dia 5 de outubro foi marcado pelo lançamento de dois dos álbuns mais esperados do ano: Trench de twenty one pilots e a trilha sonora do filme A Star Is Born, com músicas cantadas por Lady Gaga e Bradley Cooper. Josh e Tyler até brincaram com a “disputa” tão comentada pela mídia e por fãs e postaram uma foto recriando o pôster do filme no Twitter.

A previsão inicial era de Trench no topo da lista devido aos números de pré-venda e os primeiros dias de venda superiores ao CD de A Star Is Born, mas o sucesso da música “Shallow” e a grande bilheteria nos cinemas impulsionaram as vendas de Gaga, que acabou tomando o topo. Apesar disso, Trench vendeu mais cópias do que Blurryface na primeira semana de cada álbum.

Por conta da atenção voltada a twenty one pilots na semana de lançamento, a banda subiu da posição #62 para #2 no Top 100 Artists Chart, que representa o desempenho dos artistas acumulado por todas as listas da Billboard. O álbum Blurryface subiu 14 posições, pulando de #109 para #95. Blurryface está há 178 semanas consecutivas na Billboard 200, sem nunca ter saído da lista desde que estreou em #1 na lista do dia 6 de junho de 2015.

Trench também teve uma boa estreia nos dois maiores mercados depois dos Estados Unidos: o álbum estreou em #1 na Austrália e em #2 no Reino Unido, onde também só ficou atrás de A Star Is Born. Foram as posições mais altas alcançadas por twenty one pilots nos dois charts.

O ranking da Billboard 200 foi atualizado na terça-feira (16), mas alguns dias antes a revista já tinha confirmado em uma matéria que o #1 seria de A Star Is Born com Trench vindo logo em seguida.

A Billboard 200 ranqueia álbuns baseada em um sistema de consumo dividido em três categorias: vendas puras, vendas de músicas e streams. Segundo eles, ASIB deu partida com o equivalente a 231.000 unidades vendidas, sendo 162.000 cópias de álbuns vendidas, 37.000 de músicas vendidas e 32.000 de streams.

Trench estreou com 175.000 unidades, sendo 135.000 cópias de álbuns vendidas (Blurryface estreou com 134.000). Hoje, Blurryface já acumula o equivalente a 3.740.000 unidades, sendo 1.700.000 (1.7 milhão) de álbuns vendidos. O álbum fez história ao se tornar o primeiro da era digital a ter todas as suas faixas certificadas com, no mínimo, o Disco de Ouro. “Stressed Out” é 7x Platina, “Ride” é 4x Platina e “Tear In My Heart” 2x Platina. Leia mais aqui.

Singles

O single “Jumpsuit” passou 3 semanas em #1 nos charts alternativos. Nesta semana, “My Blood” subiu de #8 para #7 no ranking.

Na Billboard Hot 100, “Jumpsuit” e “Nico and The Niners” voltaram à lista em #79 e #95 respectivamente. “My Blood” teve um vídeo oficial lançado também no dia 5 e a música foi adicionada às rádios mainstream. A música estreou em #81 na Hot 100 e tem ganhado audiência nas rádios pop e alternativas. Já são mais de 9 milhões de visualizações no YouTube e mais de 14 milhões de reproduções no Spotify.


Acompanhe a MKBR

• Facebook
• Twitter
• Instagram
• Canal no YouTube 
• Galeria de fotos
• Grupo de fãs no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *