Tudo sobre twenty one pilots nos charts musicais, vendas, certificados, curiosidades, prêmios e recordes conquistados pela banda

por Matheus Lopes

Essa é uma página atualizada frequentemente tendo como base os principais sites de vendas e streams de música.
Última atualização: 18 de julho de 2017


Introdução :: Histórico de Charts :: Certificados :: Premiações ::
Conquistas (Recordes e Curiosidades) :: Notícias Imporantes

Josh e Tyler admirando seus certificados de ouro pelo álbum Blurryface no Reino Unido.
Josh e Tyler admirando seus certificados de ouro pelo álbum Blurryface no Reino Unido.

Antes de mergulhar no mundo dos números e dos tapetes vermelhos, vamos falar um pouco sobre como o twenty one pilots se posiciona em relação a isso. Em algumas entrevistas antes da sequência de hits, Tyler e Josh já deram a opinião deles sobre fama e charts, como quando Tyler falou mal sobre a experiência de estar chegando em uma premiação da MTV. Mas mesmo se não tivéssemos essas declarações, poderíamos analisar apenas as letras da banda, já que algumas músicas falam sobre isso. Screen, Fairly Local e Lane Boy são exemplos. Todas elas são uma forma de crítica à indústria da música e também um desabafo sobre a insegurança e o medo de que as músicas deles nunca ganhassem reconhecimento popular.

Meses depois de ser lançada como single de trabalho, para a surpresa de todos, Stressed Out começou a sua subida nas paradas musicais no fim de 2015. Já falamos sobre isso aqui no site em algumas matérias especiais ( 1 ). O sucesso da banda com seus fãs, esgotando shows e vendendo CDs, já era inegável, mas foi aí que a banda ganhou apelo popular geral. No Brasil, o estouro aconteceu principalmente depois dos shows no Brasil em março de 2016. Desde então, a banda não saiu mais dos lugares mais cobiçados das paradas musicais.

Durante a passagem da Blurryface Tour em Cleveland, Ohio, a banda cantou Stressed Out com versos alterados, criticando o próprio sucesso:


“Eu queria ter escrito uma canção diferente que ninguém ouviu. Eu queria que minha mãe admitisse que ela está enjoada de cada palavra. Tocada demais, elogiada demais, foi um smash hit. Engraçado como canções que são tocadas demais soam como uma porcaria. Disseram que nossos fãs verdadeiros não gostam dessa canção. Mas eu espero que eles cantem junto. Eu espero que eles cantem junto.”

Após receberem 5 prêmios no Billboard Music Awards 2017, Tyler fez uma live no Instagram dizendo que ficava orgulhoso dos fãs por levarem a banda tão longe, mas que o objetivo deles nunca foi ser uma banda grande ou pop.

O motivo de fazermos esta página no site, então, é mais um passo para apoiar o trabalho da banda. Nosso objetivo não é engrandecer esses números a fim de expô-los como argumentos de discussões entre fandoms, tão comuns hoje em dia, e sim de celebrar o reconhecimento que twenty one pilots está recebendo nos últimos tempos e continuar acompanhando o crescimento deles.


banner-introdução


A palavra chart em português, literalmente, significa tabela, lista ou gráfico. Os charts musicais são tabelas que mostram os desempenhos dos artistas na indústria. Nos Estados Unidos, país de origem do twenty one pilots, a parada musical mais reconhecida é a lista Hot 100, da revista musical Billboard. Ela é a base para as classificações no país pois reúne dados das principais fontes em uma só lista.

Billboard

A Hot 100 é publicada semanalmente desde 1955 e é uma lista das 100 músicas mais populares da semana. Se você acessar a página oficial da lista, talvez não entenda por que a lista é publicada nas quartas e a semana indicada no topo da página tem a data do próximo fim de semana. É que a Hot 100 agora funciona da seguinte maneira:

hot 100

A lista final é uma soma das reproduções das músicas na rádio + vendas da música + reproduções da música em plataformas de stream (como Spotify e YouTube). A Nielsen é o órgão responsável pelo monitoramento de vendas e popularidade das músicas e conta as vendas e os streams em um ciclo de sexta-feira a quinta-feira. O Mediabase é a plataforma que contabiliza as reproduções dos singles nas rádios e faz isso em um ciclo de segunda-feira a domingo. A Billboard compila esses dados e lança a sua lista oficialmente na próxima quinta-feira após o fim do ciclo do Mediabase com a data do sábado do fim de semana seguinte. Achou confuso? Veja como foi montada a lista publicada na última quinta-feira (15 de setembro):

  • Sexta, 2 de setembro – semana de monitoramento de vendas começa, semana de monitoramento de streams começa
  • Segunda, 5 de setembro – semana de monitoramento de airplay começa
  • Quinta, 8 de setembro – semana de monitoramento de vendas acaba, semana de monitoramento de streams acaba
  • Domingo, 11 de setembro – semana de monitoramento de airplay acaba
  • Quarta, 14 de setembro – a Hot 100 foi atualizada no site, com a data da edição de 24 de setembro

Já a Billboard 200 é a lista que monitora a venda de álbuns. No final de 2014, eles mudaram a metodologia de contagem: ao invés de contar apenas o número de vendas de cada álbum, eles passaram a contar também a venda de faixas individuais e stream. Com isso, além das cópias dos álbuns, eles criaram o termo “unit”, algo como “unidade de álbum”. As marcas são as seguintes: cada 10 faixas do álbum vendidas digitalmente equivalem a 1 álbum vendido (1 unit) e 1500 streams de uma canção equivalem a 1 álbum vendido (1 unit). As maiores plataformas de vendas e stream foram adicionadas à fórmula, como Spotify, Beats Music, Google Play e Xbox Music. Isso significa que um artista pode receber um certificado de ouro, equivalente a 500 mil cópias vendidas, sem ter necessariamente vendido 500 mil cópias daquele álbum, mas sim tendo alcançado 500 mil units vendidas. Por conta disso, a Billboard criou um outro chart chamado Top Album Sales com a venda pura dos álbuns, sem contar os dados de consumo digitais por faixa/stream.

Rádios/Airplay

O Mediabase é um serviço fechado destinado aos empresários da indústria da música para terem estatísticas sobre o desempenho dos singles enviados para a rádio. O sistema monitora mais de 1800 estações de rádio nos Estados Unidos e Canadá nos mais diversos formatos. A classificação usada pelas rádios define o gênero de uma música e é a partir daí que a Billboard conta pontos para formar seus charts. Por exemplo, “Ride” começou tocando apenas nas rádios Alternative Rock, e com o tempo foi incluída nas rádios Pop. Ao pensar em pop talvez você logo relacione isso a artistas como Katy Perry ou The Weeknd, mas quando uma canção fica muito popular ela é levada para esse formato mesmo que não se encaixe no padrão sonoro pop, digamos assim. Pop significa, simplesmente, popular.

As canções do twenty one pilots são tocadas em vários formatos devido à sua pluralidade musical, estando entre as estações Pop, Alternative e Rock, por exemplo. Cada vez que uma música é tocada em uma estação, essa música ganha 1 ponto de spin. Spin significa literalmente giro, é como se alguém estivesse colocando o disco do single na estação e tocando a música. Outra medida importante é a audiência. A audiência indica quantas pessoas ouviram a música ser tocada no total.

Dependendo do formato, o Mediabase classifica seu ranking de acordo com a quantidade de spins ou audiência que um single tem. Quando Ride e Heathens ocuparam o topo dos charts Pop e Rock, por exemplo, isso significa que as canções eram as mais tocadas no momento nas estações dos dois formatos. (Falamos mais disso na seção de Recordes).

Vendas

Os dados de vendas contabilizados para os charts, como já mencionamos, vêm da Nielsen, que monitora a quantidade de cópias físicas vendidas pelo país, e de plataformas de venda digitais, como o iTunes da Apple ou o Google Play.

Streaming

Antes de dezembro de 2014, as reproduções nas plataformas como Spotify e YouTube não eram levadas em conta na hora de preparar os charts. Agora, esses serviços são mais influentes, criando seus próprios ranking. Ao clicar em Descobrir no Spotify você pode ver diversos charts dentro do próprio aplicativo, que faz tabelas por cada país onde o serviço está disponível e também uma tabela mundial. No momento, twenty one pilots é o 5º artista mais ouvido no Spotify em todo o mundo. As visualizações dos vídeos no YouTube também são importantes para que as músicas subam nos charts da Billboard. Cada stream/visualização conta para a subida do single na Hot 100 e cada 1500 streams/visualizações equivalem a 1 álbum vendido para a Billboard 200 e certificados oficiais da RIAA.


banner-histórico de charts


Billboard

As posições mais altas alcançadas pelos singles na Hot 100 foram: Stressed Out em #2, Heathens em #2, Ride em #5, Tear In My Heart em #82, Fairly Local em #84.

Nos charts de fim de ano de 2015, que contabilizam o sucesso acumulado de todo o ano, twenty one pilots marcou forte presença. A banda se firmou na posição #4 na lista de artistas de rock, #6 na lista de artistas alternativos e #7 na lista de artistas de rock mais tocados nas rádios. Blurryface acabou na posição #31 da Billboard 200 de 2015 e na posição #7 de álbuns de rock mais vendidos no ano.

Na Hot Rock Songs, fizeram a festa, com Stressed Out em #12, Tear In My Heart em #14, Ride em #30, Fairly Local em #49, Lane Boy em #61, Heavydirtysoul em #63, The Judge em #68, Doubt em #73 e Polarize em #96. Já nas músicas de rock mais tocadas nas rádios, Tear In My Heart #9 e Stressed Out em #45. Foram também a oitava banda de rock mais tocada via streaming.

Nos charts de fim de ano de 2016, a diferença para o ano anterior é notável. twenty one pilots ficou em 5º lugar na lista Top Artists e em #1 na lista de Duos/Grupos. Com vários hits na Hot 100 em 2016, os maiores sucessos ficaram na lista final da Hot 100 Songs do ano: Stressed Out em #5, Ride em #20 e Heathens em #21. Na Hot 100 Artists, ficaram em #3. Dois de seus álbuns ficaram na lista Top 200 Billboard Albums: Blurryface em #6 e Vessel em #38, além da trilha sonora de Esquadrão Suicida da qual fizeram parte, que ficou em #20.

Nas rádios, Stressed Out foi a #3 mais tocada, enquanto Ride ficou em #12 e Heathens em #32 na lista Radio Songs, o que fez deles #2 na lista Radio Song Artists: o único artista que tocou mais que eles foi Justin Bieber. Com as vendas digitais, Stressed Out ficou em #8, Heathens em #12 e Ride em #29 em Digital Songs, tornando twenty one pilots #3 na lista Digital Songs Artists, Blurryface #6 e Suicide Squad: The Album #14 na lista Digital Albums. Nos canais de streaming, Stressed Out ficou em #8, Heathens em #17 e Ride em #18 em Streaming Songs, dando à banda a posição #4 em Streaming Songs Artists.

Na lista de Catalog Albums, que contabiliza vendas de álbuns lançados há mais de 18 meses, Vessel ficou em #5. twenty one pilots ficou em #8 na lista Catalog Artists entre grandes nomes da música como Prince, Adele, David Bowie, Metallica, Journey, The Beatles e Michael Jackson.


Mediabase

– Pop

  • Stressed Out:
    • Posição mais alta alcançada: #1
    • Pico de spins (reproduções em uma mesma semana): 19.140
    • Pico de audiência semanal: 124.646.000
  • Ride:
    • Posição mais alta alcançada: #1
    • Pico de spins (reproduções em uma mesma semana): 17.688
    • Pico de audiência semanal: 108.874.000
  • Heathens:
    • Posição mais alta alcançada: #2
    • Pico de spins (reproduções em uma mesma semana): 17845
    • Pico de audiência semanal: 118.972.000

– YouTube

9 vídeos da banda já bateram a marca de 100 milhões de visualizações.

Stressed Out alcançou 100 milhões de visualizações no dia 24 de fevereiro de 2016. O vídeo alcançou 1 bilhão de visualizações no dia 22 de junho de 2016, sendo o primeiro clipe da banda a atingir esse marco.

Ride alcançou 100 milhões de visualizações no dia 25 de julho de 2016. Atualmente, o vídeo já tem mais de 400 milhões de visualizações.

Heathens alcançou 100 milhões de visualizações no dia 14 de agosto de 2016. Atualmente, o vídeo já tem mais de 800 milhões de visualizações.

Car Radio alcançou 100 milhões de visualizações no dia 29 de setembro de 2016.

Lane Boy alcançou 100 milhões de visualizações no dia 23 de dezembro de 2016.

Tear In My Heart alcançou 100 milhões de visualizações no dia 13 de janeiro de 2017.

House of Gold alcançou 100 milhões de visualizações no dia 7 de junho de 2017.

Fairly Local alcançou 100 milhões de visualizações no dia 17 de junho de 2017.

Holding On To You alcançou 100 milhões de visualizações no dia 15 de julho de 2017.

O lyric video de Cancer alcançou 1 milhão de visualizações depois de 19 horas de lançamento.

Em 2016, no seu canal The Year In Review, o YouTube revelou que o vídeo de Heathens foi o 10º clipe mais assistido no site durante o ano. Stressed Out está entre os 100 clipes mais assistidos da história.


– Spotify

No fim de setembro de 2015, twenty one pilots tornou-se o 4º artista mais reproduzido no Spotify com cerca de 29,7 milhões de ouvintes mensais. Foi a posição mais alta alcançada pela banda.

Em sua retrospectiva Wrapped 2016 (veja os rankings completos clicando no link), o aplicativo revelou que twenty one pilots foi o 5º grupo mais ouvido no Brasil durante o ano e teve a 13ª música mais ouvida no país com Stressed Out. Nos ranking globais, Josh e Tyler figuraram em diversas categorias. Na lista de Artistas Mais Ouvidos, eles ficaram em na 4ª posição, e em 3º na lista de artistas masculinos, além de terem emplacado Blurryface como o 4º álbum mais reproduzido do ano. Também marcaram presença no Melhor do Rock com Heathens (#1), Ride (#29) e Stressed Out (#56); Faixas Mais Ouvidas com Stressed Out (#11), Heathens (#29) e Ride (#30).


– Tumblr

No fim de ano, o site faz o seu “Year In Review”, mostrando músicas, álbuns e artistas mais reblogados, dentre várias outras categorias, como séries, filmes, animes, etc.

Em 2015, twenty one pilots foi a 3ª banda mais reblogada, Blurryface foi o 1º álbum mais reblogado, e Stressed Out a 8ª música mais reblogada.

Em 2016, twenty one pilots foi a 2ª banda mais reblogada, passando One Direction e ficando atrás apenas de 5 Seconds Of Summer. Os garotos foram também o 5º ato musical mais reblogado. Blurryface caiu para o 2º álbum mais reblogado, atrás apenas de Lemonade da Beyoncé. Vessel também apareceu na lista como 9º álbum mais reblogado.


banner-certificados2


A RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América) é a organização responsável por defender direitos autorais e manter dados de vendas totais de singles e álbuns e conceder aos artistas os famosos Discos de Ouro, Discos de Platina e Discos de Diamante. Eles registram a soma de álbuns vendidos física e digitalmente, assim como a Billboard, e desde 2013 também contabilizam streams. Na fórmula deles, 100 streams equivalem a 1 venda.

Os requisitos para a entrega dos certificados são simples: um single ou álbum recebe o Disco de Ouro quando alcança a marca de 500 mil cópias vendidas. O Disco de Platina é dado quando o single ou álbum vende 1 milhão de unidades. Entre 2 e 9 milhões, os certificados são de multi platina. Ou seja, Platina Dupla para 2 milhões de unidades, Platina Tripla para 3 milhões de unidades, etc. O Disco de Diamante é entregue quando o single ou álbum vende 10 milhões de cópias. A associação geralmente leva um tempo para entregar os certificados físicos aos artistas e às vezes o faz em ocasiões especiais.

Singles

  • Discos de Ouro: 14 acumulados

icon-gold

Fairly Local foi oficialmente lançada como single no dia 10 de março de 2015 e recebeu o certificado de ouro no dia 6 de janeiro de 2017 ao alcançar a marca de 500 mil cópias vendidas.

Lane Boy foi oficialmente lançada como single no dia 28 de abril de 2015 e recebeu o certificado de ouro no dia 6 de janeiro de 2017 ao alcançar a marca de 500 mil cópias vendidas.

Heavydirtysoul foi oficialmente lançada no dia 19 de maio de 2015 com o Blurryface e recebeu o certificado de ouro no dia 6 de janeiro de 2017 ao alcançar a marca de 500 mil cópias vendidas.

The Judge foi oficialmente lançada no dia 19 de maio de 2015 com o Blurryface e recebeu o certificado de ouro no dia 6 de janeiro de 2017 ao alcançar a marca de 500 mil cópias vendidas.

Polarize foi oficialmente lançada no dia 19 de maio de 2015 com o Blurryface e recebeu o certificado de ouro no dia 6 de janeiro de 2017 ao alcançar a marca de 500 mil cópias vendidas.

Doubt foi oficialmente lançada no dia 19 de maio de 2015 com o Blurryface e recebeu o certificado de ouro no dia 6 de janeiro de 2017 ao alcançar a marca de 500 mil cópias vendidas.

Message Man foi oficialmente lançada no dia 19 de maio de 2015 com o Blurryface e recebeu o certificado de ouro no dia 23 de junho de 2017 ao alcançar a marca de 500 mil cópias vendidas.


  • Discos de Platina: 19 acumulados

icon-platinum

Stressed Out foi oficialmente lançada como single no dia 28 de abril de 2015 e recebeu o certificado de Platina Sêxtupla no dia 7 de julho de 2017 ao alcançar a marca de 6 milhões de cópias vendidas. Antes, a canção tinha recebido o disco de ouro em 24 de novembro de 2015, Disco de Platina em 8 de janeiro de 2016, Disco de Platina Dupla em 26 de fevereiro de 2016, Disco de Platina Tripla em 12 de maio de 2016 e Disco de Platina Quádrupla em em 28 de julho de 2016 e Platina Quíntupla em 23 de novembro de 2016.

Heathens foi oficialmente lançada como single no dia 17 de junho de 2016 e recebeu o certificado de Platina Quíntupla no dia 7 de julho de 2017 ao alcançar a marca de 5 milhões de cópias vendidas. Antes, a canção tinha recebido o Disco de Ouro em 22 de setembro de 2016, Disco de Platina em 20 de outubro de 2016, Disco de Platina Dupla em 22 de novembro de 2016, Disco de Platina Tripla em 22 de novembro de 2016 e Disco de Platina Quádrupla  17 de janeiro de 2017.

Ride foi oficialmente lançada como single no dia 12 de maio de 2015 e recebeu o certificado de Platina Quádrupla no 7 de julho de 2017 ao alcançar a marca de 4 milhões de cópias vendidas. Antes, a canção tinha recebido o Disco de Ouro em 13 de maio de 2016, Disco de Platina em 1 de julho de 2016 e Disco de Platina Dupla em 21 de setembro de 2016 e Disco de Platina Tripla dia 28 de novembro de 2016.

Car Radio foi oficialmente lançada como single no dia 4 de janeiro de 2015 e recebeu o certificado de Platina no dia 1 de julho de 2016 ao alcançar a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Antes, a canção tinha recebido o disco de ouro em 16 de outubro de 2015.

Tear In My Heart foi oficialmente lançada como single no dia 6 de abril de 2015 e recebeu o certificado de Platina no dia 28 de julho de 2016 ao alcançar a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Antes, a canção tinha recebido o disco de ouro em 23 de novembro de 2015.

Holding On To You foi oficialmente lançada como single no dia 4 de janeiro de 2013 e recebeu o certificado de Platina no dia 7 de julho de 2017. Antes, a canção tinha recebido o Disco de Ouro em 15 de outubro de 2015.

House of Gold foi oficialmente lançada como single no dia 4 de janeiro de 2013 e recebeu o certificado de Platina no dia 7 de julho de 2017. Antes, a canção tinha recebido o Disco de Ouro em 30 de novembro de 2015.


Álbuns

icon-platinum

O álbum Vessel foi oficialmente lançado no dia 8 de janeiro de 2013 e recebeu o certificado de Platina em 18 de julho de 2016 ao alcançar a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Antes, o álbum tinha recebido o disco de ouro em 9 de março de 2016.

O álbum Blurryface foi oficialmente lançado no dia 18 de maio de 2015 e recebeu o certificado de Platina Tripla em 03 de março de 2017. Antes, o álbum tinha recebido o Disco de Ouro em 11 de janeiro de 2016, o Disco de Platina em 26 de fevereiro de 2016 e o Disco de Platina Dupla em 10 de agosto de 2016.


Tyler e Josh com o presidente da Fueled By Ramen. Os garotos seguram os Discos de Ouro para Holding On To You, House of Gold, Car Radio, Tear In My Heart e um certificado da Billboard por terem alcançado o #1 na Billboard 200.
Os garotos seguram os Discos de Ouro para Holding On To You, House of Gold, Car Radio, Tear In My Heart e um certificado da Billboard por terem alcançado o #1 na Billboard 200.

Josh e Tyler com o Disco de Platina do Blurryface e o Disco de Platina Tripla de Stressed Out.
Josh e Tyler com o Disco de Platina do Blurryface e o Disco de Platina Tripla de Stressed Out.

Josh, Michael Gibson e Tyler com o Disco de Ouro do Vessel e o Disco de Platina do Blurryface.
Josh, Michael Gibson e Tyler com o Disco de Ouro do Vessel e o Disco de Platina do Blurryface.

Outras organizações ao redor do mundo premiaram a banda com seus certificados internacionais. Falaremos sobre outros certificados ao redor do mundo em uma atualização futura!


Grammy Awards: 1 prêmio

Josh e Tyler foram indicados em um total de 5 categorias na premiação mais importante do mundo da música pela primeira vez na 59ª Edição que aconteceu no dia 12 de fevereiro de 2017. Leia mais aqui.
A banda conquistou o Grammy de Melhor Performance Pop em Duo/Grupo com Stressed Out (Best Pop Duo/Group Performance) e teve um dos momentos mais icônicos da noite ao receber o prêmio de cueca. Leia mais aqui.

Como banda, receberam 3 nomeações:
Stressed Out – Record Of The Year (Gravação do Ano)
Stressed Out – Best Pop Duo/Group Performance (Melhor Performance Pop em Duo/Grupo)
Heathens – Best Rock Performance (Melhor Performance Rock)

Tyler Joseph, como compositor, recebeu mais 2 nomeações:
Heathens – Best Rock Song (Melhor Canção de Rock)
Heathens – Best Song Written For Visual Media (Melhor Canção Escrita Para Mídia Visual; Heathens foi trilha sonora do filme Esquadrão Suicida)

Billboard Music Awards: 7 prêmios

Abreviada como BBMA, a premiação elege seus vencedores por meio da contagem de vendas e posições nos charts ao longo do ano. A banda foi nomeada pela primeira vez em 2016 em 4 categorias, ganhando 2. Em 2017, recebeu 17 indicações, sendo 3 delas em uma mesma categoria. Heathens, Ride e Stressed Out concorreram a Melhor Canção de Rock. A cerimônia aconteceu no dia 21 de maio.

  • 2016

Categorias conquistadas:
Top Rock Artist (Melhor Artista Rock)
Top Rock Album (Melhor Álbum Rock) – Blurryface

Outras indicações:
Top Duo/Group (Melhor Duo/Grupo)
Top Rock Song (Melhor música de Rock) – Stressed Out

  • 2017

Categorias conquistadas:
Top Rock Artist (Melhor Artista de Rock)
Top Duo/Group (Melhor Duo/Grupo)
Top Rock Song (Melhor Canção de Rock): Heathens
Top Radio Songs Artist (Melhor Artista com Canções na Rádio)
Billboard Chart Achievement Award presented by XFINITY (Prêmio de Conquista nos Charts da Billboard)

Outras indicações:
Top Hot 100 Song (Melhor Música na Hot 100) – Heathens
Top Billboard 200 Album (Melhor Álbum na Billboard 200) – Blurryface
Top Artist (Melhor Artista)
Top Song Sales Artist (Melhor Artista em Vendas)
Top Streaming Songs Artist (Melhor Artista em Streaming)
Top Rock Song (Melhor Canção de Rock): Ride
Top Rock Song (Melhor Canção de Rock): Stressed Out
Top Rock Album (Melhor Álbum de Rock)
Top Selling Song (Melhor Canção em Vendas) – Heathens
Top Streaming Song (Video) / (Melhor Vídeo de Canção em Streaming) – Heathens
Top Billboard 200 Artist (Melhor Artista na Billboard 200)
Top Hot 100 Artist (Melhor Artista na Hot 100)

Billboard Touring Awards

A premiação, também da Billboard, acontece no fim de ano tendo como base os números divulgados pelas empresas que administram as contas das turnês de artistas ao redor do mundo. Em 2016, twenty one pilots foi indicado na categoria Breakthrough (Revelação) por seus shows de arena com a Emotional Roadshow Tour, mas perdeu.

MTV Video Music Awards: 1 prêmio

Em 2013, a banda foi indicada na categoria Artist to Watch, que premia vídeo de novos artistas com potencial de ascensão, mas perdeu para Austin Mahone.

Em 2014, a banda não foi indicada, mas performou Car Radio no MTV Movie Awards. Leia mais sobre essas edições aqui.

Em 2015, Josh e Tyler performaram com o rapper A$AP Rocky. Assista aqui.

Em 2016, twenty one pilots recebeu o VMA de Best Video Rock pelo vídeo de Heathens. Leia mais aqui.

American Music Awards: 2 prêmios

A banda participou do AMA 2016, onde recebeu os prêmios de Favorite Duo or Group – Pop/Rock e Favorite Artist – Alternative Rock. Foi também indicada a Artist Of The Year, mas não venceu. Na mesma noite também performaram um mashup de Heathens e Stressed Out. Leia mais aqui.

MTV European Mmusic Awards: 2 prêmios

twenty one pilots foi indicado ao EMA em 2013 na categoria Best Push Act, mas perdeu.

Em 2016 foram novamente indicados, dessa vez em 3 categorias: Best Alternative, Best Live e Best US Act. Levaram as duas primeiras, perdendo a terceira para Ariana Grande. Leia mais aqui.

NRJ Music: 1 prêmio

A banda foi indicada na premiação francesa em 2016, onde receberam o prêmio de Revelação Internacional do Ano e performaram Ride. Leia mais aqui.

"obrigado ao clique francês por esse prêmio da NRJ. |-/"

People’s Choice Awards

Os garotos foram indicados ao PCA pela primeira vez na edição de 2017 na categoria Favorite Group. A votação era aberta ao público e quem ganhou foi a girlband Fifth Harmony. Leia mais aqui.

iHeart Radio Music Awards: 6 prêmios

Em 2016, twenty one pilots foi indicado e venceu em duas categorias: Artista Alternativo do Ano e Música Alternativa do Ano com Stressed Out.

Em 2017, foi indicado em 9 categorias e venceu em 4: Álbum Alternativo do Ano, Artista de Rock Alternativo do Ano, Música de Rock Alternativo do Ano (com Heathens) e Melhor Duo/Grupo do Ano.

Alternative Press Music Awards: 3 prêmios

Desde 2014, a banda já foi indicada 10 vezes, tendo vencido duas categorias em 2016: Artista do Ano e Álbum do Ano (com Blurryface) e uma categoria em 2017: Fanbase Mais Dedicada (Most Dedicated Fanbase). Leia mais e veja vídeos e fotos das edições de 2014 e 2016 aqui e da edição de 2017 aqui.

Kids Choice Awards: 2 prêmios

twenty one pilots recebeu 4 indicações na edição de 2017 do KCA: Favorite Music Group, Favorite Song, Favorite Video (com Stressed Out) e Favorite New Artist. A votação era aberta ao público que deu os dois primeiros prêmios à girlband Fifth Harmony. twenty one pilots levou os prêmios nas duas últimas categorias categorias. A premiação foi criticada pelos fãs por indicar twenty one pilots como “novo artista” em 2017, sendo que a banda se lançou em 2009.

Teen Choice Awards

twenty one pilots foi indicado a Choice Rock Song em 2015, com Tear In My Heart e em 2016, com Stressed Out, mas não venceu.

Kerrang! Awards: 1 prêmio

Em 2016, Josh e Tyler foram indicados nas categorias Best Live Band e Best Fanbase. Os fãs votaram e eles venceram na segunda.

Rock Sound Readers’ Poll: 2 prêmios

A revista britânica Rock Sound fez sua votação anual entre os leitores e twenty one pilots foi eleita a melhor banda internacional de 2016, além de terem sido escolhidos também como melhor turnê do ano. O resultado está no site deles.

Rhytm Magazine

Além de Tyler ser reconhecido como compositor pelo Grammy, Josh também teve seus talentos como baterista reconhecidos por revistas especializadas no assunto. Ele foi indicada na premiação Best In Drums 2016 da Rhytm Magazine. Leia mais aqui.

Modern Drummer

Depois da Rhytm, a revista Modern Drummer também indicou Josh na categoria Melhor Baterista Pop/R&B. Leia mais aqui.


banner-conquistas


2017

Blurryface estreou em #1 na Billboard 200 e nunca saiu do Top 40 nas primeiras 100 semanas de vendas. A posição mais baixa tinha sido #36, na semana de 12 de dezembro de 2015.
Atualmente o álbum está em #37 na Billboard 200 há 112 semanas consecutivas e nunca saiu do Top 50.

O álbum Vessel está na Billboard 200 há 151 semanas.

Com a banda twenty one pilots, Tyler e Josh entraram na lista 30 Under 30 da Forbes desse ano. A lista elenca as 30 pessoas mais bem sucedidas abaixo de 30 anos em diversas categorias, e os garotos de Ohio ficaram em #29 na lista de música.

2016

Em janeiro de 2016, “Stressed Out” foi a primeira música escrita por uma pessoa só a entrar no Top 10 desde a música “Take Me To Church” do cantor Hozier em março de 2015.

“Ride” e “Heathens” também entraram no Top 10. Sendo assim, as únicas 3 músicas a entrarem no Top 10 da Billboard escritas por uma pessoa só desde “Take Me To Church” são todas do twenty one pilots.

Também com “Ride” na e “Heathens”, twenty one pilots foi o primeiro ato alternativo da história a ter dois singles no Top 10 ao mesmo tempo. Na semana seguinte, “Heathens” subiu para a quinta posição, o que fez com que eles fossem o primeiro ato alternativo a ter dois singles no Top 5 ao mesmo tempo.

Além disso, tendo Ride em #4 e Heathens em #5 na semana de 10 de setembro, twenty one pilots está entre os 3 únicos artistas de rock que conseguiram emplacar duas músicas no Top 5 ao mesmo tempo, posto que dividem com Elvis Presley e The Beatles. Elvis conseguiu o marco em 20 de abril de 1959 com os singles “I Need Your Love Tonight” e “(Now and Then There’s) A Fool Such as I”, também em #4 e #5. Depois, The Beatles repetiram o feito diversas vezes entre 1964-1966 e de novo em 1969. Ou seja, twenty one pilots fez algo que não era feito há 47 anos.

No dia 28 de agosto, “Ride” alcançou a primeira posição na lista de músicas mais tocadas nas estações Pop com 17590 spins, ultrapassando “Cheap Thrills”, da Sia, que tinha 17554 spins. “Heathens” fez o mesmo nas rádios Alternative/Rock com 3052 spins contra 3012 spins da música “Trouble”, da banda Cage The Elephant. Com isso, twenty one pilots foi o primeiro artista a ficar no topo das listas Pop e Alternative/Rock dos Estados Unidos com duas músicas diferentes simultaneamente.

Estão também entre os seis artistas que ficaram no topo das duas listas no geral, já que antes deles outros artistas conseguiram o mesmo feito com uma mesma música nas rádios Pop e Alternative: Green Day, em 2005, com “Boulevard of Broken Dreams”, Sugar Ray em 1999 com “Every Morning”, Goo Goo Dolls em 1998 com “Iris”, Chumbawamba em 1997 com “Tubthumping” e Alanis Morissette em 1996 com “Ironic”. Eles quebraram a pausa deixada por Green Day depois de onze anos sem artista algum conseguir repetir o feito.

twenty one pilots atingiu o seu primeiro pico na Hot 100 quando “Stressed Out” ficou em #2 na lista de 27 de fevereiro de 2016, atrás apenas de Love Yourself, do Justin Bieber. A banda voltou ao seu pico na lista de 24 de fevereiro de 2016, com Heathens subindo de #4 para #2, atrás apenas de Closer, do duo The Chainsmokers com a cantora Halsey.


 


Billboard: “Blurryface” de twenty one pilots bate 100 semanas consecutivas na Billboard 200

Billboard: twenty one pilots traz de volta mais um hit escrito por um homem só

Billboard: twenty one pilots faz história

Inquistr: twenty one pilots faz história ao lado de The Beatles e Elvis

Inquistr: twenty one pilots: Maiores que The Beatles? O duo não é mais “Fairly Local”

Forbes: twenty one pilots alcança um feito que só The Beatles e Elvis conseguiram

Billboard: twenty one pilots conquista primeiro álbum em #1 na Billboard 200


Acompanhe as nossas atualizações em tempo real no Twitter, no Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube para vídeos legendados e playlists com shows e outros vídeos da banda.

Leia mais fatos sobre a banda no nosso FAQ e na nossa página de Curiosidades.

Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco através das nossas páginas oficiais ou nos comentários dessa matéria.

Um comentário em “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *