banner-faq


Nessa página, reunimos as perguntas mais feitas pelos fãs de twenty one pilots. Estamos lançando o FAQ com vinte e uma perguntas respondidas, mas se você tiver alguma dúvida sobre algo que não falamos, comente nessa matéria ou mande uma mensagem direta no nosso Twitter ou Facebook.


1. Qual o nome do fandom do twenty one pilots?
Skeleton Clique. A palavra “clique” em inglês é usada para se referir a algum grupo exclusivo. O fato de a banda ter chamado os fãs de “Skeleton Clique” junto com o significado por trás do álbum Vessel (de que os nossos corpos são apenas recipientes de quem nós somos e de tudo que sentimos) nos diz que esse é um grupo para qualquer pessoa que se sinta parte dele. Com o tempo, alguns fãs começaram a chamar o fandom apenas de Clique para economizar caracteres e ser mais fácil de falar, mas o significado é o mesmo.

Em um dos interlúdios usados nos shows da turnê na era Vessel, uma voz recitava um poema que mencionava isso:

Time stands still, time stands still,
there’s a metaphor at hand,
a metaphoric blast
which only few will understand.
Under clothes, under skin
underneath we’re all the same.
For when you remove the tricky tricks,
only skeleton bones remain.

O tempo para, o tempo para,
há uma metáfora em mãos,
uma explosão metafórica
que poucos entenderão.
Sob roupas, sob pele
por dentro somos todos iguais.
Porque quando você remove as regalias gananciosas,
restam apenas os ossos do esqueleto.


Twitter: @twentyonepilots

2. O que significa |-/?
|-/ é a logo da banda e significa twenty one pilots. A primeira aparição do símbolo foi na capa do álbum Regional At Best, em 2011. A logo foi criada por Mark Eshleman, diretor criativo da banda, quando ele ainda morava com o Tyler. O Tyler também diz que a logo é um incentivo para as pessoas criarem, leia aqui a declaração completa traduzida do Tyler sobre o significado da logo.


3. De onde veio o nome da banda?
Tyler estudou uma peça no colégio chamada All My Sons, escrita por Arthur Miller nos anos 40, que foi de onde tirou o nome da banda. A peça é sobre um homem chamado Joe Keller que administra uma empresa que envia peças para aviões usados na Segunda Guerra Mundial. Joe descobre que suas peças estavam danificadas, então se vê diante de uma questão moral:

  1.  ele pode pegar as peças e não enviá-las, mas perderá muito dinheiro levando em conta que está numa situação financeiramente difícil. Ele também mancharia o seu negócio e ficaria conhecido como “não confiável” no comércio. Mas essa seria, por fim, a coisa “certa” a se fazer, ou;
  2.  ele envia as peças, ganhando o dinheiro necessário para fornecer a sua família, sem manchar o seu nome, etc.

Ele acaba enviando as peças e vinte e um pilotos morrem por causa disso. O filho dele era um dos pilotos que morreram na guerra. Apesar de não existirem evidências que provem que isso foi diretamente relacionado, mas a filha dele o culpa pela morte do irmão. Por conta disso, ele acaba cometendo suicídio no final da peça.



Na bio antiga do site oficial da banda, eles disseram “Aqui está como fazemos isso relevante: eu sinto que nós estamos constantemente encontrando encruzilhadas morais onde as decisões que beneficiam o ‘agora’ terão consequências logo adiante; mas a decisão que parece ser difícil acabará por ser mais gratificante. Qual é o nosso propósito ao tocar música? Estamos constantemente nos fazendo essa pergunta. A resposta pode mudar o tempo todo, mas por agora vamos apenas ficar com algo simples como ‘nós queremos fazer as pessoas pensarem’.”

Leia mais sobre a história por trás do nome da banda na nossa matéria especial e faça download do script da peça aqui.


4. Tyler tem namorada? E o Josh?
Tyler casou com Jenna Black no dia 28 de março de 2015. Josh está solteiro.


5. Como Tyler e Josh se conheceram?
Num show do twenty one pilots! Por volta de 2010, Josh foi convidado pelo Chris, antigo baterista da banda, para um show em Columbus, onde ele conheceu o Tyler. Josh diz que sentiu “uma conexão musical antes mesmo de eu falar com ele [Tyler]”. Você pode ler mais sobre como os dois se conheceram aqui.



Eles costumam contar várias histórias diferentes em entrevistas por estarem cansados de responder essa pergunta.


6. O que significam esses símbolos? 

O símbolo do alienígena representa o Josh e do esqueleto representa o Tyler, mas também pode representar o Clique. Eles estão gravados nos ternos que Josh e Tyler estão usando na Emotional Roadshow Tour. O do Josh está gravado em sua manga direita e o do Tyler em sua manga esquerda, como é possível ver nas fotos abaixo.


   l


7. Por que o Josh é relacionado a um alien?

A conexão entre Josh e alienígenas vem desde antes do design de promoção do Blurryface e a criação do ícone de alien. Tyler e Josh vestem máscaras de ski no começo do vídeo de Guns For Hands, quando Tyler diz a Josh que ele pode tirá-la quando se sentir confortável. Nos shows, Josh usa outras máscaras, como a máscara de alienígena que ele usou em turnês passadas, e a máscara mais assustadora que ele usa nas apresentações de Heavydirtysoul durante a Blurryface Tour e Emotional Roadshow Tour.

Além de ser uma das máscaras usadas durante os shows, Josh é fã de The X-Files (Arquivo X), série símbolo da cultura pop que envolve alienígenas. A série, que foi exibida de 1993 a 2002 e voltou ao ar em 2016, conta a história de Fox Mulder e Dana Scully, dois agentes do FBI que tentam desvendar uma conspiração do governo sobre a existência de alienígenas. O Tumblr dele tem o título “I want to believe” (eu quero acreditar), frase lema da série. Ele tem várias postagens sobre a série na conta dele, como essa. Ele também usa uma camisa estampada com o pôster da série que carrega essa frase em alguns shows e tem uma jaqueta temática.


Josh durante o show do twenty one pilots do festival Vive Latino 2014.
Josh durante o show do twenty one pilots do festival Vive Latino 2014.

 


Josh também realizou um dos seus sonhos quando conheceu David Duchovny, ator que interpreta Fox Mulder.


8. Quem é Blurryface?

Blurryface é um personagem que representa inseguranças e medos. Foi o nome escolhido para o quarto álbum da banda, lançado em maio de 2015, e também usado na turnê de divulgação do álbum, a Blurryface Tour. Tyler explicou um pouco sobre o Blurryface em um vídeo para a MTV:



9. Por que Tyler usa tinta preta nas mãos e pescoço e Josh usa maquiagem vermelha nos olhos? E as braçadeiras vermelhas?
A tinta e maquiagem é a forma que os meninos encontraram de representar o personagem Blurryface. O Tyler também fala sobre sua pintura no vídeo da questão acima. Num AMA (Ask Me Anything/Pergunte-me Qualquer Coisa) do Reddit, Tyler explica que quanto mais ia conhecendo o personagem Blurryface, mais percebia que a cor azul não era uma parte de quem ele era e, por causa disso, a cor vermelha o representa nesse álbum. Falamos sobre a dualidade entre azul e vermelho em nosso especial sobre teorias da banda e no especial sobre a Teoria Azul.

Em outro AMA, Josh explica que sua maquiagem vermelha é sua pintura de guerra: “eu falo através da minha bateria, então a minha voz é um pouco diferente da voz do Tyler, mas todos nós temos inseguranças e demônios com o qual lutamos. A maquiagem é minha pintura de guerra.”.

Ou seja, a tinta preta e maquiagem vermelha fazem parte da caracterização do Blurryface e a luta contra ele, assim como as braçadeiras/faixas vermelhas usadas nos clipes e shows.


10. Por que Tyler usa um microfone pendurado no teto?
Tyler explicou que observava o Josh tocando bateria e percebeu que, mesmo tocando piano, ukulele e, às vezes, baixo, muitas vezes é difícil para um vocalista fazer algo interessante durante um clipe de música, se ele não está tocando um instrumento, que não seja “apenas agitar os braços em volta como um idiota”, como ele disse. Então ele teve essa ideia de pôr um microfone pendurado acima deles, e também fazer com que isso viva. Ele diz saber que não é a primeira vez que isso é feito. Ele é fã de muitas bandas e, quando era mais novo, ficava online e procurava tudo sobre essas bandas e quando percebia qualquer tipo de correlação entre um clipe e uma performance ao vivo, gostava de notar que a banda usava coisas no palco que também foram usadas em seus clipes, e sentiu que isso era uma coisa legal de se ver.


11. Quem são as pessoas nas capas dos álbuns Regional At Best e Vessel?
O menino em destaque na capa do RaB é o Zachary “Zack” Joseph, irmão do Tyler.

Os dois senhores na capa do álbum Vessel são os avôs de Tyler (no lado direito) e Josh (no lado esquerdo). Eles decidiram colocar os avôs para ver qual seria a reação da gravadora e, quando a FBR aceitou, eles pensaram “ok, talvez isto funcione!” se referindo não só à capa do álbum, mas também a relação deles com a gravadora.

Você pode encontrar mais informações sobre esses e outros álbuns na nossa página de curiosidades.


12. twenty one pilots é uma banda cristã?
Não, apesar de Tyler e Josh serem ambos cristãos e algumas (muitas) músicas falarem sobre Deus, eles não falam da religião em si e já deixaram claro que não é uma banda cristã. Eles não querem pôr a música deles numa categoria só e apenas falar sobre aquilo.


13. Qual gênero musical da banda?
“Eu descreveria nossa música como um burrito que tem todas as coisas que você gosta dentro, até chocolate, o que algumas pessoas não gostam.” – Tyler Joseph, 2014.

A página oficial da banda no Facebook categoriza o gênero deles como “Schizoid Pop”. Muitas pessoas confundem o termo e escrevem “Schizophrenic Pop”. Schizoid Pop é uma referência a algo sem forma definida, já que a banda muda seu estilo de uma música pra outra e combina elementos como sintetizadores e ukulele. As letras deles focam no conflito mental e são carregadas de simbolismo.


14. Por que existem duas versões do clipe de House of Gold?

A primeira versão de House of Gold foi lançada durante a era Regional at Best (a música é faixa bônus do álbum) antes da banda assinar com a gravadora Fueled By Ramen. Na verdade, o vídeo não era para ser divulgado ou estar no YouTube.

Em Janeiro de 2014, Mark Eshleman (diretor do vídeo) entrou em contato com o usuário Stephen Shutters, que postou o vídeo no Youtube, pedindo para que retirasse o vídeo do ar, pois tinha sido gravado há anos e simplesmente não era mais o clipe oficial, e que se eles quisessem continuar exibindo-o, não teriam deletado da lista de vídeos. Apesar do pedido do Mark, Stephen não tirou o vídeo do ar, alegando que os fãs, novos e antigos, mereciam ter a oportunidade de assistir ao vídeo e, além de apreciar o material, ver o crescimento histórico da banda com propósito de educação e até mesmo criticismo.

A Warner Music Group tentou várias vezes que o YouTube removesse permanentemente o vídeo devido à violação dos direitos autorais, mas falhou todas as vezes.

Depois do ocorrido, Mark postou em seu Tumblr: “Eu sinto que se um pintor não quer sua pintura exibida, um fã não pegaria uma fotocópia da pintura e divulgaria para todo o mundo”.


15. De onde vem a frase “Stay street” que eles costumam dizer em vídeos e no Twitter?
Os meninos falaram isso pela primeira vez em um vídeo para o Street Team da Fueled By Ramen. É uma referência ao Street Team da gravadora, que tem como objetivo divulgar o trabalho de suas bandas.


16. Por que o clipe de Migraine não foi postado no canal da banda ou sua gravadora no Youtube?
Tyler e Josh filmaram o clipe especialmente para seus fãs do Reino Unido, um dia antes do lançamento oficial do mesmo, e por isso é apenas oficialmente disponível e público para eles e não podemos ver no canal da gravadora.


17. De onde surgiu o termo “smol bean”?
O Tyler postou a frase “i am a bean” (eu sou um feijão) no Twitter. Fãs começaram a chamá-lo de “smol bean” (feijãozinho) como um apelido carinhoso.


18. De onde vem a frase “Stay alive”?

Stay alive é a frase mais icônica da letra de Truce, última faixa do álbum Vessel. Tyler está literalmente pedindo para quem está ouvindo essa frase que continue vivo, que continue lutando. Ele diz “fiquem vivos, fiquem vivos por mim”. Em Guns For Hands ele também fala sobre esse grupo de pessoas ao dizer “estou tentando dormir, mas não consigo enquanto vocês tiverem armas no lugar das mãos”. A banda constantemente posta essa frase em suas redes sociais oficiais e Tyler costuma dizê-la durante os shows, principalmente ao fim deles. “Stay alive, it’s worth it, I promise” (Fiquem vivos, vale a pena, eu prometo).


19. Que tipo de mensagem eles tentam passar?

A mensagem por trás de “Stay alive” já diz bastante sobre isso. O site antigo deles dizia “Basicamente, somos todos responsáveis pela preservação da nossa alegria pessoal; mas felicidade é diferente. Alegria não é circunstancial, felicidade é.” A banda apresenta o comportamento humano e os conflitos mentais como seu principal tema e espera poder ajudar seus fãs a superarem problemas emocionais (falaremos mais no item 21).


20. Onde encontrar produtos personalizados da banda no Brasil?
Nas lojas virtuais: Fan NationStart ConfecçõesMoonPunkstein. (+ loja oficial da banda e Hot Topic)


21. Por que “Mutant Kids Brasil”?

Quando a página foi criada, queríamos um nome novo e que tivesse um significado importante para a equipe e todos os que poderiam vir a acompanhar o nosso trabalho. “Mutant kids”, assim como “twenty one pilots”, é uma citação. Durante a transição de Guns For Hands para a parte de reggae durante os “da da da da da”, uma estrofe muito importante é cantada:

We’ve turned our hands to guns, traded our thumbs for ammunition
I must forewarn you, of my disorder, or my condition
Cause when the sun sets, it upsets what’s left of my invested interest
Interested in putting my fingers to my head
The solution is, I see a whole room of these mutant kids
Fused at the wrist, I simply tell them they should shoot at this
Simply suggest my chest and this confused music, it’s
Obviously best for them to turn their guns to a fist

Nós transformamos nossas mãos em armas, trocamos os nossos dedos por munição
Eu preciso te avisar sobre a minha desordem, ou a minha condição
Porque quando o sol se põe, isso irrita o que resta do meu interesse investido
Interessado em colocar os meus dedos contra a minha cabeça
A solução é, eu vejo um lugar cheio dessas crianças mutantes
Com defeito no pulso, eu simplesmente digo a elas para atirarem
Simplesmente sugiro com o meu peito e essa música confusa,
É obviamente melhor para elas transformarem as suas armas em um punho

Essa passagem diz muitas coisas que estão na filosofia da banda e na nossa como fan page. Tyler escreve sobre como nossas mãos, ferramentas de criação, podem ser transformadas em ferramentas de destruição. Essa música, assim como várias outras, falam diretamente sobre problemas como depressão e sobre como essas condições pioram com a chegada da noite. Ele então sugere que essas crianças mutantes, que são qualquer pessoa que se identificarem com os versos, direcionem essa desordem para a música, para que de alguma forma ela ajude as pessoas a terem suas armas transformadas em mãos novamente.

Nós apostamos na aproximação com os fãs desde o começo, e por isso temos tantos grupos e interagimos o máximo possível nas nossas redes sociais. Nosso objetivo é atualizar os fãs com uma fonte interativa em português e divulgar o trabalho da banda para os brasileiros que ainda não conhecem twenty one pilots. Sempre incentivamos as pessoas a falarem e criarem, conversamos com vários fãs que acompanham a página e cada vez promovemos encontros além das telas. Vamos continuar com a nossa missão de transformar mais armas em punhos e aproximar os fãs.


Novas perguntas adicionadas em 23/04


22. Qual a relação entre a banda e o símbolo do coelho?

A referência mais direta ao símbolo do coelho é na letra de Heavydirtysoul, no verso “death inspires me like a dog inspires a rabbit.” Ao dizer que a morte o inspira como um cão inspira um coelho, Tyler está se referindo à energia dos coelhos. Coelhos são animais que estão sempre alertas. Tyler tem medo da morte e usa isso como inspiração para escrever canções, da mesma forma que o medo da morte (ser atacado por um cão) faz um coelho correr para tentar ficar vivo.

Além disso, um dos filmes favoritos de Tyler é Donnie Darko, com Jake Gyllenhaal. Um dos personagens principais é Frank, um coelho assustador de 2 metros de altura que influencia Donnie a tomar decisões perigosas. Isso pode ter sido uma influência.

A imagem do coelho foi usada no telão em alguns momentos dos shows da Blurryface Tour e da Emotional Roadshow Tour. Coincidência ou não, o coelho tem olhos vermelhos, assim como Tyler nos vídeos de Fairly Local e Stressed Out quando interpreta a voz de Blurryface.



23. Qual o Snapchat deles?

O Snap do Josh é joshuadun, mesmo nome de usuário que ele usa no Twitter e Instagram. Durante a passagem da banda pelo Brasil, Josh postou uma foto de Tyler com a legenda “vejam quem está aqui” e o nome de usuário tylerrjoseph, mas Tyler nunca usou o Snapchat.


24. Por que o Vessel tem algumas músicas que também são do Regional at Best?

Vessel foi o primeiro álbum que twenty one pilots lançou sob o contrato de uma gravadora. Todo o material anterior foi produzido e lançado independentemente pela banda. Quando eles assinaram com a Fueled By Ramen, concederam os direitos de publicação para a gravadora, que recomendou que algumas músicas fossem regravadas. Por isso existem duas versões de várias músicas muito conhecidas pelos fãs e por isso a versão do Vessel soa mais profissional. Greg Wells é o produtor responsável pelo projeto. Ele já produziu músicas de Adele, Aerosmith, Katy Perry, entre outros.


25. Por que o Regional at Best não está à venda e não está no Spotify?

Por questões legais relacionadas à resposta anterior. Acreditamos que a FBR não queira ter versões duplicadas online porque a primeira versão não é a final, é como se a gravadora as considerasse demos (versões cruas). Josh confirmou isso quando encontrou um fã que perguntou por que o álbum não estava à venda. Os direitos de publicação e venda são todos da FBR, que não tem interesse no momento de relançar o álbum. Talvez isso nunca aconteça.


26. Como salvar foto da nossa galeria

Quando clicar na miniatura de uma foto, você chegará a uma página onde ela está maior e centralizada. Mas essa ainda não é a versão em alta qualidade. Para a melhor qualidade disponível, clique de novo na foto e ela será aberta na maior qualidade possível em uma janela popup. Depois de salvar é só fechar.


27. O que é Cliquenique?

Cliquenique é uma mistura das palavras Clique e piquenique. É como chamamos os nossos encontros de fãs tradicionais. Esses encontros são divulgados no Twitter e no Facebook e são abertos a todos os fãs, amigos e familiares que queiram ir. Você ler mais sobre os encontros que já aconteceram aqui.


28. É verdade que uma parte dos fãs não gosta de Stressed Out? Se sim, por quê?

Não exatamente. Uma parte dos fãs não gostou da música ter ficado tão popular e tocar tanto nas rádios etc. Os meninos mudaram a letra da música num show (veja aqui), porque ficaram inseguros sobre a música ter virado um hit e acharam que os fãs não gostavam mais dela, foi uma espécie de desabafo. Tyler explicou em um vídeo que nós legendamos.


29. Que história é essa de que o Josh não existe?

É uma referência à fanfic mais famosa sobre twenty one pilots, Forest Fic. Alguns fãs gostam da história, outros nem tanto. De qualquer forma, isso rende muitos memes e teorias malucas.


30. De onde vem a expressão “fren(s)” que todo mundo fala?

Frens é uma forma de se falar friend, amigo em inglês. Tyler e Josh já usaram a expressão diversas vezes para se referir um ao outro ou aos fãs. Tyler começou a chamar os fãs assim no Twitter em 2015. A palavra colou e eles até ganharam roupas personalizadas com as frases “Josh best fren” e “Tyler best fren.” O nome do baixo de Tyler é “my fren.” (meu fren)

 


31. Quem é David The Dad?

Apesar do nome, ele não é pai de ninguém. É um fã mais velho do que a maioria e por isso ganhou fama entre os mais jovens. Ele é conhecido por sempre compartilhar artes dos fãs e entregar artes e presentes à banda em nome do Clique. O Twitter dele é @thedavidthedad.


32. Quais são as alturas deles?

A verdade se perde porque eles brincam muito sobre isso. Alguns sites de celebridades até afirmam que Josh tem 1,65m de tanto que algumas pessoas espalham isso. Josh tem aproximadamente 1,73m de altura e Tyler 1,75m. Tyler sempre inventa que Josh tem 1,65m e ele 1,80m, mas é tudo brincadeira. De vez em quando eles tiram foto com Josh abaixado pra parecer mais baixo. Mark, Brad e até Hoppus do blink-182 já entraram na brincadeira pra confundir os fãs.


 

23 comments on “

  1. Gostaria de saber mais sobre a Forest Fic, tipo, eu ja li ela, mas fiquei curiosa em relação a quem escreveu, de onde essa pessoa é, quando ela escreveu ( ou foi publicada ) e gostaria de saber também se tem algum site em que eu possa ver as teorias que rolam dessa fic, porque eu procurei e não achei nada

  2. Muito bom, obrigada… Aprendi muita coisa nesse post. Mas ainda tem uma coisa que eu não entendi: porque o Tyler pinta o PESCOÇO e as MÃOS de preto?

        1. Acho que ele disse Stressed Out porque aparentemente no final da música o Tyler canta “We used to play pretend, used to play pretend, bunny” mas é “money” mesmo. Em breve atualizaremos a página falando mais sobre isso 🙂

          1. Na real, cês tão precisando prestar atenção na letra. Ele realmente diz “bunny” no último trecho de Stressed Out. Bunny e money – mas ainda assim, é só uma citação rápida, pode ser visto só como uma expressão que o Tyler usou pela rima mesmo (e por ele se referir a algo de infância).
            Se a dúvida é pelo trecho “death inspires me like a dog inspires a rabbit” de HDS, well, é só pensar: como um cão de caça “inspira” um coelho? Deixando com medo, criando a necessidade de fugir (ou no caso de um humano, viver mais intensamente)?
            Se tu estás falando da antiga profile pic do TyJo no twitter, o coelho, acredito que tenha relação tanto com esse mesmo trecho da música quanto com o Blurryface (o personagem, não o disco).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *