Inscrição: de 02 de dezembro a 08 de dezembro
Sorteio: 09 de dezembro
Escolha dos presentes: 10 a 21 de dezembro
Amigo Oculto: 22 e 23 de dezembro


Como funciona

Quem está no grupo há algum tempo deve lembrar da nossa atividade de Dia dos Namorados em que enviamos mensagens/textões anônimos carinhosos pra alguém e o grupo tenta adivinhar quem mandou. Inspirados nisso e nos pedidos do grupo, estamos organizando um amigo oculto virtual da MKBR. Acontecerá somente entre os membros do grupo nacional do WhatsApp.

O sorteio foi feito no dia 9 de dezembro.

Assim como nas cartas de junho, a atividade é virtual. Você precisa criar algo que seja possível enviar pela internet, como um texto, um poema, um desenho, uma playlist, uma lista de sugestão de filmes, séries ou livros, edições de imagens, de vídeo, de áudio, uma lista de sites úteis, download de jogos, enfim… Use a criatividade pensando no que a pessoa poderia gostar de receber e/ou em algo sobre você que você gostaria de compartilhar com a pessoa.

Se você não conhecer muito bem a pessoa que tirou, pode disfarçar e fazer perguntas no grupo no meio de algum assunto que tenha a ver ou pedir que a gente pergunte sem revelar quem você é. Guarde segredo e não revele quem você tirou até o dia da troca de presentes! Assim como em carne e osso, você até pode pedir opinião para alguém que a conhece melhor ou para seus amigos, mas sempre pedindo segredo para não estragar a brincadeira. Se você sabe quem tirou seu amigo não dê spoiler!

A dinâmica será como a tradicional: uma pessoa descreve quem tirou e os outros tentam adivinhar. A pessoa então revela quem tirou e entrega o presente. Pode enviar o resultado no grupo, no chat privado ou por e-mail (basta pedir para a pessoa no momento do envio).

Mas posso enviar algo por correio se quiser?

Se você tirou alguém que mora perto e quiser entregar algo pessoalmente ou se você gosta bastante da pessoa e quer enviar algo físico por correio, pergunte antes. Você avisará aos adms que pretende enviar algo e nós perguntaremos se a pessoa pode passar o endereço. Tenha em mente que muitas pessoas do grupo são menores de idade e talvez os pais não gostem de receber correspondência de “estranhos”. Não fique chateado/chateada se a pessoa não puder receber.

Cartas, fotos e desenhos são bem baratos de serem enviados. Mas lembre que a ideia inicial é fazer algo prático e sem gastos, a opção de comprar algo e/ou enviar por correio é sua e da pessoa que vai receber. Além disso, se você comprar ou enviar algo talvez não receba algo do mesmo valor.

Posso enviar pra mais de uma pessoa?

Você não é obrigado/obrigada, mas se quiser enviar para mais alguém deve deixar para depois do amigo oculto ou por chat privado para não atrapalhar a dinâmica. Se o espírito natalino te possuir e você quiser espalhar presentes virtuais pra todo mundo fique à vontade.


Sugestões e dúvidas

  • Textos e mensagens não precisam ser emocionais/pessoais se vocês não forem próximos. Pense nos interesses do grupo e da pessoa que você tirou; talvez vocês tenham algo em comum que valha a pena explorar. Dividir algo sobre você, como histórias inspiradoras ou poemas que não tenham tanto a ver com o Natal, também pode ser um bom presente.
  • Se você não sabe o que a pessoa gostaria de receber, tem bastante tempo para pensar/descobrir/perguntar a pessoas que a conhecem em segredo. Talvez ela goste de receber uma pasta com vários papeis de parede em alta qualidade, uma pasta com livros em PDF, uma coleção de playlists para diferentes situações, uma coleção de HQs digitais para ler no computador ou no celular, enfim… São inúmeras opções, você chega lá!
  • Se você quiser comprar um presente físico mas não pode enviar ou quer agilizar o processo, pode comprar algo pela internet e preencher o endereço de entrega com o da pessoa que você tirou caso os dois estejam de acordo (fale com a gente antes e perguntaremos à pessoa!). É mais rápido do que você comprar, receber e enviar de novo.

Boa troca de presentes e que dezembro seja um leve final de ano para todos nós!