Interpretação: “Car Radio”

Publicado por João Vitor Alves - Arquivada em 2019

Canção cuja letra deu origem ao nome da Quiet is Viølent World Tour em 2014, “Car Radio” tem um conceito muito profundo. Por destacar o uso da música como uma saída para os problemas, a maioria dos fãs se identifica com ela.

Apesar de ser repleta de significado, a música consiste no relato de um acontecimento na vida de um Tyler Joseph mais jovem. Em entrevista à Rock Sound, ele revelou que em certo dia chegou à universidade e se esqueceu de trancar a porta do carro. Isto resultou no furto de tudo que estava dentro dele — inclusive o seu rádio.

Os versos contam uma história verídica sobre eu estar atrasado para a aula. Eu estava na faculdade tentando fazer aquela coisa toda, porque é isso que você deveria fazer, eu acho. Eu larguei o curso depois disso… O ponto é que eu estava atrasado para a aula e eu me esqueci de trancar a minha porta; e, quando eu voltei para o lado de fora, tudo tinha sido pilhado e roubado do meu carro. Na época, eu não conseguia, financeiramente, repôr tudo que foi levado: o GPS, o rádio, todos os meus CDs.


Sobre a música

O videoclipe da música foi lançado no canal da Fueled By Ramen no Youtube em 19 de abril de 2013. A música foi originalmente gravada para o álbum Regional at Best, lançado em 2011. Com o contrato da banda com a gravadora FBR, o RaB foi descontinuado, então a música foi regravada e lançada no Vessel.

 

Quando Vessel foi lançado, Tyler fez, a pedido do Spotify, um comentário sobre cada uma das faixas no álbum. Esta é a transcrição do comentário sobre “Car Radio”:

A próxima música, ‘Car Radio’, é uma muito interessante. Eu realmente não me lembro de fazer decisões sobre a estrutura, apenas aconteceu, e eu não lembro de ter trabalhado tanto em que momento colocar ou pausar as batidas… Foi uma daquelas músicas que simplesmente aconteceram para mim enquanto eu criava demos — a estrutura pareceu muito natural para mim. E quando acabei e mostrei a outras pessoas, percebi que era uma música não natural… mas funcionou para mim, então por isso continuei com ela. É uma daquelas músicas que, quando mostramos para as pessoas pela primeira vez, elas não entendem muito bem, mas eu gosto disso. E ‘Car Radio’ é sobre quando eu estava indo para a faculdade e o rádio do meu carro foi roubado e, eu não sei se mais alguém é como eu, mas sempre que você entra no carro, a primeira coisa que você faz é ligar o som, e eu não pude fazer isso por um tempo. Claro, sou um cara emocional, então escrevi uma música sobre isso. Mas foi interessante ver, quando eu removi a distração das músicas da minha vida e do meu carro, onde meu cérebro iria, os pensamentos que passariam pela minha mente. Foi interessante e eu ainda encorajo as pessoas a reservarem um tempo para apenas sentar em silêncio de vez em quando, porque diversas coisas podem vir à tona. Diversas coisas que precisam vir à tona, vêm, então essa música me lembra deste momento na minha vida e dessa lição que aprendi.


Interpretação da letra

A letra da faixa narra os pensamentos que passam pela mente do vocalista por causa do silêncio em seu carro. Sem a sua válvula de escape, Tyler se encontra em uma situação de vulnerabilidade frente às emoções que já não consegue ignorar. Inquieto por conta da violência da quietude, ele é lembrado do ser depressivo que ele sonhou ter matado.

Eu tenho esses pensamentos tão frequentemente, eu deveria / Substituir aquele espaço com o que uma vez comprei / Porque alguém roubou o rádio do meu carro / E agora eu apenas sento em silêncio

Na estrofe posterior ao segundo refrão, é retratada intensamente a batalha que Tyler trava contra si próprio. Após concluir que todos lutam com o medo, ele percebe o quanto sua reflexão havia ido longe. Tyler se apega à sua fé para que não ceda aos pensamentos negativos com os quais está tentando lidar. Ele manifesta um desejo de conscientização do ouvinte por meio da mensagem que transmite.

Uma coisa consiste em consistência / E é que todos nós estamos lutando contra o medo / Ó Deus, não sei se sabemos por que estamos aqui / Meu Deus, muito profundo, por favor pare de pensar / Eu preferia quando o meu carro tinha som

Os gritos repetidos na ponte da canção expressam o desejo de Tyler desde o começo: acabar com o silêncio. Na estrofe seguinte, porém, a quietude se faz presente mais uma vez, e os gritos se mostram inúteis. Ainda é possível observar que as duas últimas estrofes são idênticas às primeiras, sugerindo um ciclo vicioso.

E agora eu apenas sento em silêncio

Além disso, há teorias que defendam um rádio metafórico, que represente qualquer tipo de distração para a negatividade. Essa significação abriria portas para uma adaptação ao olhar pessoal de cada um que ouvir a música. Faz todo o sentido, visto que twenty one pilots incentiva o processo criativo dos fãs.

Felizmente, sabe-se hoje que Tyler conseguiu recuperar o seu rádio — seja ele literal ou figurado. Em “Levitate”, faixa 2 do álbum Trench de 2018, Tyler alega ter conseguido de volta o que ocupava o espaço vazio de seu carro:

I got back, what I once bought back / In that slot I won’t need to replace
Tradução: Eu consegui de volta, o que uma vez comprei / Naquele espaço que não precisarei substituir

De fato, a música é um tanto enigmática. E quanto a você, qual é a sua interpretação/teoria? Conte para nós aqui nos comentários!


Acompanhe a MKBR

• Facebook
• Twitter
• Instagram
• Canal no YouTube 
• Galeria de fotos
• Grupo de fãs no Facebook

%d blogueiros gostam disto: